Chrome para Android vai abraçar a arquitetura de 64 bits e torna-se ainda melhor
Tal como os sistemas operativos para desktop, também o Android e o iOS tomaram a decisão de mudar para os 64 bits há alguns anos. Assim, as apps criadas têm de se adaptar e sem querer tornar-se mais eficientes e com melhor desempenho.
A Google tem tomado este caminho e agora decidiu mudar uma das suas mais usadas propostas do Android. Falamos do Chrome, que neste sistema móvel tem finalmente uma versão de 64 bits e com melhorias certamente bem visíveis de imediato.
Uma melhoria substancial para o Android
Sendo o browser que acompanha o Android, o Chrome tem uma visibilidade e uma utilização muito grande. Esta proposta tem evoluído e acompanhado o que a gigante das pesquisas traz para as restantes plataformas.
Ao decidir criar uma versão de 64 bits, a Google consegue integrar ainda mais este browser com o que o Android oferece e aumentar de imediato o seu desempenho. Esta melhoria vai ser visível na forma como o browser apresenta as páginas, sendo inegavelmente mais rápido.
Chrome tem finalmente uma versão de 64 bits
Esta versão de 64 bits está já a ser testada e vai em breve tornar-se o padrão para todos. Por agora está presente nas versões Dev e Canary do Chrome, para assim poder ser avaliada pelos utilizadores e por que desenvolve sites para a Internet.
Os testes que podem ser já feitos nestas versões mostra que a melhoria é acima de tudo imediata e sem qualquer alteração. Ao comparar a atual versão 83, a de produção, com a Dev (85) ou a Canary (86), os resultados mostram principalmente um aumento no desempenho geral.
Um desempenho melhor visível de imediato
A Google vai continuar a desenvolver estas versões e a melhorar ainda mais este browser. Todos os trabalhos serão apenas feito nas versões de 64 bits, abandonando de vez a proposta anterior, de 32 bits.
Com esta mudança a Google dá certamente um passo importante no Chrome e até no Android. Este browser torna-se assim mais eficiente e com uma muito melhor capacidade de resposta neste sistema operativo móvel.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda dizem que ios 14 copia android. A apple ja tem tudo 64 bits desde 2017 e android ainda nada, airdrop ainda não tem, spotlight não tem, dicionario integrado também não. Ios esta muito a frente.
também não querias que a IOS estivesse atrasada em tudo.
Isso é porque o iOS já há algum tempo que obriga que seja tudo x64, ou seja, não há hipótese de lançar uma aplicação x86 para a store. A ditadura sempre teve algumas vantagens. No caso do android dão a liberdade e compatibilidade com dispositivos antigos, a culpa não é do sistema mas sim de quem faz as aplicações, a verdade é que é sempre mais fácil fazer para x86 e tem mais abrangência do que para x64 bem feito. E muitas das vezes não há consumo nem ganho para justificar x64 na maior parte dos casos, noutros casos fazem um port mal feito a consumir mais recursos e pior que x86, por isso é tudo relativo.
Quer seja android, windows, linux ou ios, o responsável pelas apps são os programadores, por isso no máximo faz um comentário nessa direcão, se eu te der um martelo e uma marreta que culpa tenho eu de teres optado pelo martelo para partir parede, quando tinhas algo melhor com mais desempenho? Obviamente a culpa não era minha…
obrigar a ter uma versão de 64bits não significa não poder ser compatível com dispositivos antigos. As aplicações nos sistemas da Apple são universais, isto é, os programadores, se o desejarem, podem no mesmo pacote incluir código compatível com diferentes arquitecturas (ex: 32 e 64bits).
de qualquer das formas o último iPhone de 32bits da Apple já desapareceu há muito tempo, já serão poucos os programadores que se preocuparão em manter aplicações compatíveis com esses modelos.
A partir do momento que o sistema e muitas das aplicações são 64bit, correr aplicações de 32bits leva a perdas de eficiência na gestão de recursos…
A noticia fala de android, porque insistem em mudar o tema? Quando falam de iphone comentam android, quando é android comentam iphone…
Em android há muitos utilizadores com dispositivos antigos que apenas correm 32bits, claramente uma app de 64bits não funciona lá, mas ao contrário irá dar… ARM irá correr em ARM64, logo estão a garantir mais utilizadores com menos esforço. Basicamente as empresas querem é lucro com o menor investimento, logo nada melhor do que abranger o máximo de dispositivos com o menor tempo investido.
No caso do chrome e comentando realmente o artigo, inicialmente foi todo feito em volta do ARM, converter uma aplicação com bons milhares de linhas de código para o fazer bem feito não deve ser tarefa simples que se faz num dia ou dois. A google até pode ter uma equipa grande por trás, mas imaginem centenas de mudanças e pedidos a chegarem dia a dia e estar outra ou a mesma equipa paralelamente a converter tudo para funcionar tudo perfeitamente em ARM64.
Aos poucos as coisas vão lá e cada vez mais o ARM vai desaparecendo à medida que é substituído por dispositivos mais recentes com ARM64, isto nunca pode acontecer de um segundo para o outro, mas para quem reclama muito sempre ouvi dizer: Se querem uma coisa bem feita, façam vocês mesmos
No teu comentário falavas em iPhone, sendo que respondi ao que disseste sobre o sistema do iPhone, por isso não faz sentido vires reclamar de alguém responder ao que disseste.
Quanto a converter aplicações para ARMv8 não é assim tão complicado como imaginas, isso é fundamentalmente feito no compilador, os programadores apenas têm de verificar as optimizações necessárias.
Tiago, o Android é feito para ser acessível a muita gente, logo tens hardware ainda 32-bit e a mayoría atual 64-bit. Como a Apple só vende gama média-alta e alta e não se importa de obrigar os clientes a comprar dispositivos novos, pode forçar mais cedo os 64-bit. No caso do Android tens para todas as gamas.
“Ai o iOS tem X e Y….” pois mas não tem muito mais coisas que já são standard nos Android (em especial da Samsung e Huawei) há muitos anos. Nem comento widgets ou suporte para teclado e rato, que demoraram, modo desktop, etc etc
A Apple já não vende hardware com processador a 32 bits há 5 anos (sendo que o último aparelho foi lançado há 7 anos ), não tem nada a ver com forçar os clientes a comprar aparelhos novos, até porque sempre deu suporte mais longo aos seus aparelhos.
Eu gostaria era de um sistema operativo que fosse totalmente compatível e permitisse total integração e sincronização com tudo. Caso o ecossistema do utilizador seja Android e Windows, Android e Mac, IPhone e Windows ou os três. No fundo para quem gosta de total liberdade, só consegue ter uma grande produtividade em Android. Gosto muito de IOS, mas depois existem muitos constrangimentos, se quiser fazer vida com Google e Windows.
Então o linux que é o mais aberto de todos?
Torna-se ainda melhor? Mas ele não tem nada de bom. Pode ficar bom (o que duvido muito).
Finalmente !! Venha de lá o Google Chrome na sua versão estável de 64 bits. 🙂
É esta a atitude!