Foobar2000 1.1.7 Beta 5 – Um player leve e funcional
Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player. Depois o desenvolvimento desta ferramenta faz com que o sistema se sinta leve sem picos de esforço para os processos do sistema operativo. A versão que descarregamos vem sem aquela "tralha" que vemos noutros, isso torna o Foobar numa ferramenta limpa, pesando, como já referi, muito pouco.
Este player suporta:
- Formatos de áudio suportados: MP1, MP2, MP3, MP4, MPC, AAC, Ogg Vorbis, FLAC / Ogg FLAC, WavPack, WAV, AIFF, AU, SND, CDDA.
- Suporte completo a unicode.
- Editor de Tags Avançado. Actualização de tags online via Freedb2.
- Opção de transcodificação dos formatos de áudio compatíveis usando um componente conversor externo (encoder).
- Suporte a ReplayGain.
- Personalização dos atalhos do teclado.
- Arquitectura aberta de componentes, permitindo que colaboradores externos ampliem a funcionalidade do player. (por meio de Plugins).
- Outros recursos: comparação ABX, descodificador AC3 e ALAC, leitura de ficheiros comprimidos (7-Zip, ZIP, RAR e GZIP), gravação de CDs de Áudio, autoplaylist, descodificador de CD de Áudio, Crossfeed DSP, base de dados com pesquisa, descodificador de módulo DUMB, host para sintetizador DXi MIDI, festalon, game emu player, OGGPreview, sidplay2, etc.
Alterações desta nova versão:
- Capacidade de remover imagens embebidas em ficheiros multimédia
- Melhorada a performance ao reproduzir ficheiros pequenos
- Melhorada a compatibilidade de tags com outros softwares
- Adicionada a opção de verificar actualizações do Foobar e dos seus componentes
Podem ver aqui o changelog completo desta nova versão.
Artigos relacionados
- VLC Media Player 1.1.4 – Um Player de excelência
- Winamp Beta já disponível para Android
- Winamp 5.58 com suporte para VP8/WebM
- AIMP 2.61.570 – Provavelmente o melhor player
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/7 Download: Foobar2000 1.1.7 Beta 5 [3.11MB] Homepage: Foobar2000
Este artigo tem mais de um ano
Eu cá sou um foobareiro :D.
O único extra que tenho é um chamado Columns UI para poder escolher músicas por artistas e posso dizer já que nem soluça com os meus 13000 mp3 e FLACs.
Ainda vou nos 7000 mp3… 🙂 mas continua tão rápido como se tivesse apenas uma dúzia.
E de plugin tb só tenho o Columns UI e o MiniLyrics.
Foobareiro! Mto bom… 😉
Acho que é um nome à altura!
Só lhe falta ser open source. Seria a cereja no topo do bolo.
Boas..
concordo que veveria estar disponivel para outras plataformas, este player, é bombastico, mesmo emulado no wine, marca a diferença…o poder do c/c++ no seu explendor…
cmps
Para mim o melhor! Só uso isto em todos os meus pc’s.
Uso simples, sem nenhuma plugin.
Já agora, como se chama a plugin que aparece a capa da banda e assim..
Uso o AIMP2 e é muito bom. mas vim cá para dizer que Linda Martini é muito bom! 🙂
ia dizer isto! haha.
Bem..já usei o foobar antes e não gostei. Para o configurar (com skins etc…) não é nada intuitivo (pelo menos para quem está costumado a usar o winamp).
Já agora partilho aqui…quem quiser um player de música bastante leve (média de 3mb de ram) existe o XMPlay.
Confirmo que em termos visuais não é nada atractivo mas é possível instalar facilmente umas skins e muito simples de usar! Experimentem.
Uma dúvida. Tem como importar as listas de reprodução do WMP para o Foobar200?
A ideia não é teres skins. Para isso tens o winamp e afins. Carrega lá o XMPlay com playlists grandes e aí vês a diferença.
O foobar é um palyer minimalista que “server para estar minimizado” (passo a expressão).
Quando estou em windows no netbook, é o player que utilizo.
Em mac/linux, uso o vlc que não sendo tão leve, é bastante leve. Ambos são desenvolvidos em C++.
As linguagens “managed” como java/c# são muito boas, pois o programador não faz a gestão da memória, logo é menos uma preocupação. O problema é que o processo de recolha/limpeza automática de memória não utilizada (Gargabe collector) não é tão eficaz como uma gestão de memória manual bem feita, numa linguagem unmanaged como o c++.
Boas..
actualmente é muito mais eficaz a gestão de memoria feita no java do que no c++…no C ja exitirão imensos casos em que isso não acontece….o java tem o compilador dinamico desde a versão 1.2 que vai optimizando o codigo e o java possui uma funcionalidade brutal…que o c# também copiou, é que ao destruires um objecto com o garbaje colector, na pratica…não o destruis-te… e esta??!!Quando criares outro igual, ele usa o anterior…muito mais rapido.
Mas isto so vai acontecer em aplicação que arrancam uma vez e estão sempre a bombar…num player é infernal o tempo que a aplicação demora a arancar…
Mas se fosse um servidor por exemplo…ai Java podia ser bem mais rapido…
cmps
Eu conheço bem os ciclos do garbage collector.
E por isso mesmo é que digo que a gestão de memória manual bem feita em C++ é melhor que a gestão automática do Java e do C#.
Algo que é automático nunca será tão bom como uma situação manual feita com cuidado, rigor e análise.
Esses objectos que ficam “cached” podem ou não ser utilizados, e apenas o programador tem a certeza dessa probabilidade. O garbage collector usa heuristicas para “adivinhar”. Não digo que seja mau (e tem vindo a melhorar significatigvamente), mas gestão manual bem feita ganha em eficiencia e performance.
Não é por nada que aplicações com grandes necessidades de performance são feitas em C++ e outras linguagens unmanaged.
Verifica no sector da banca, telecomunicações, entre outros. O core é C++ (e também muita coisa a correr em Cobol na mainframe, mas isso é outra história 😉 ).
Boas..
concordo contigo em muita coisa, mas ja existem coisas em que o java ja bate o c++…e quase ja bate o C.
Imagina por exemplo a indexaçºao de um array de 1 milhão de posições, em java ja é mais rapido, reutilizar objectos, em java é mais rapido, visto que usas objectos do mesmo tipo anteriormente criados…não estou a dizer que java é melhor que c++, c++ de uma forma geral é mais rapido, mas podem haver aplicações em java, mais rapidas que em c++, devido a constante optimização de codigo, usando tecnologias como JIT, etc, combinandoas, podemos obter coisas muito interessantes, infelizmente este tipo de vantagens acontecem numa aplicação servidora, visto que esta esta sempre a correr, ja um cliente, arranca e fica conectado a espera de instruções nossas, também pode ser optimizado, mas não é a mesma coisa.
Mas neste momento a nivel de performance, tirando C, o java ja está proximo, em poucas coisas superior, e noutras inferior, tendo em conta que podes compilar o codigo para determinada arquitectura, optimizando-o e ai…falando de linguagens orientadas por objectos, é dificil bater o c++.
Mas podes sempre criar partes de codigo optimizadas em C(o meu preferido), c++ e o resto em java, usando JNI(Java Native Interface).
Desta forma obtens o melhor dos dois mundos, embora fiques com parte da aplicação em C/C++ e a outra parte em java.
cmps
Concordo.
Mesmo em C# podes utilizar partes de código “unmanaged”.
Enfim, o melhor de dois mundos 🙂
XMPlay não suporta um 1/10 dos formatos que o foobar suporta
Player minimalista mas que não precisa estar minimizado 😉
http://i53.tinypic.com/15etl3c.jpg
E com outro plugin que até me esqueci para integrar na barra do Win7 melhor ainda.
http://i56.tinypic.com/2r5uerb.jpg
Excelente, como se chamam as plugins?
Lista dos plugins 😉
http://i51.tinypic.com/11gn6ld.jpg
Faz um post para publicarmos.
Sobre…? Plugins do Foobar?
A disponibilidade não é muita mas pode-se tentar qualquer coisa 😉
Só não estou a ver muito por onde ir…
..e bastante personalizável 😉
http://i51.tinypic.com/w8xs21.png
“corto os pulsos” todos os dias por não ter foobar em Linux :S !
boas…
eu entendo-te muito bem 🙂 , também eu tenho que afiar a faca constantemente de …tanto cortar … 🙁 , existem muitos players para linux, mas não existe nenhum como o foobar, este emulado gasta menos recursos de proc do que a maioria dos players para linux…mas a malta do linux é mesmo teimosa,e não quer criar algo parecido…só porque este programa é muito requisitado no windows e destina-se a esse apenas…eu acho que a malta devia criar algo do género,até melhor, o linux é o ambiente de programação c/c++ mais completo que existe!!
Tenho assistido a muita criação de players para linux, e alguns dos quais por empresas gigantes, mas olho para eles e vejo a morte anunciada ainda mal começaram…não percebo?!Um player deve gastar o menor numero de recursos possível, afinal a malta neste tipo de players ouve musica caramba… 🙂 !!! Será que sou o único a perceber isso???Este é um dos motivos pela qual o foobar é rei e senhor dos players…
cmps