Microsoft poderá comprar Serviços Móveis Nokia
A Microsoft definitivamente está a moldar o seu estatuto no segmento mobile. Depois de uma aquisição relâmpago do serviço de chamadas online Skype, é a vez da Nokia estar na mira da gigante do software.
Embora seja um rumor, existem já indícios de alterações de fundo na marca finlandesa. Segundo informações veiculadas hoje pela IDG News, a Nokia irá abandonar a sua marca Ovi mobile services, isto com o propósito de iniciar a comercialização de equipamentos com o Windows Phone 7 da Microsoft. Esta foi a versão oficial deixada no blog da Nokia.
O serviço conjunto entre as marcas Microsoft e Nokia terão início já no próximo verão - Julho e Agosto - onde a loja e os serviços da Nokia receberão um novo nome. Estas transições deverão continuar no próximo ano, de acordo com as informações do referido sítio da Nokia. Um dos exemplos deixados será o Ovi Maps que passará para Nokia Maps.
Todas estas movimentações estão a suscitar um cenário fortemente provável. De acordo com Eldar Murtazin (Editor da prestigiada publicação Mobile-Review.com), a Microsoft e a Nokia entrarão na próxima semana em conversações para discutir a possível aquisição por parte da Microsoft da empresa finlandesa que desenvolve a parte móvel dos smartphones, digamos que será a parte deliciosa da gigante Finlandesa.
Estas informações deixadas por Eldar não têm obviamente uma chancela oficial, por parte de nenhuma das empresas envolvidas, no entanto é expectável que nas suas palavras haja alguma verdade factual, tendo em conta o seu historial. Se voltarmos um pouco a Dezembro de 2010, nessa altura Eldar avançava com a bombástica notícia que a Microsoft e a Nokia estariam a negociar a entrada do sistema operativo móvel da Microsoft, o Windows Phone 7, nos equipamentos na líder de telemóveis no mundo.
Este cenário tornou-se realidade em Fevereiro deste ano, onde a Microsoft marcou posição na Marca finlandesa.
Assim, assumindo que a Microsoft actualmente tem toda a sua atenção voltada para o mercado dos dispositivos móveis da Nokia, é de prever que será esta a intenção da empresa de Ballmer, tornar a Nokia na divisão mobile da Microsoft.
Estas movimentações darão à Microsoft um mercado tremendo podendo desta forma lutar pela liderança de um mercado que está nas mãos dos seus concorrentes directos. Claro que estaria aqui em causa um cheque com uma verba avultada, mas a Microsoft provou que dinheiro não será o problema ao adquirir recentemente o Skype por 8.5 mil milhões de dólares e, anteriormente, ter feito uma oferta de 44 mil milhões pelo Yahoo.
A Nokia é uma empresa multifacetada, não é só o mercado das comunicações o seu alvo da actividade, logo poderá haver facilmente uma divisão sem que isso seja castrador para a marca. E claro, ter um CEO ex-Microsoft no cadeia hierárquica poderá significar muita coisa, caso este rumor seja confirmado.@eldarmurtazin
Artigos relacionados:
Este artigo tem mais de um ano
É Skype é SM Nokia, haja € MS ^^
Rui, $$$ é o que não lhes falta.
De acordo com as contas fechadas a 31 Março tinham 7 mil milhões de dolares em caixa e mais 43 mil milhões em investimentos de curto prazo (deduz-se que facilmente transformáveis em $$$)
fonte: http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:MSFT&fstype=ii
Essa coisa das alterações dos serviços OVI não me agrada nada… principalmente porque o GPS do meu telemóvel é-me essencial (e as actualizações dos mapas convém continuarem a existir né..)
Enfim… veremos.
Só o nome é que muda de OVI Maps para Nokia Maps… O resto mantém-se!
Esperemos que sim… não vá a Microsoft meter o “bedelho” onde não é chamada 😛
Essa será uma das questões: durante quanto tempo o Symbian receberá suporte actualizado para os serviços Ovi, designadamente mapas? E loja? Quantos aos developers externos e apesar das promessas últimas e novo QT, quantos apostarão em fazer apps para Symbian? É que numa semana a Nokia promete tudo (apoio, desenvolvimento, novos terminais – caríssimos by the way…). Na outra, faz outsourcing do Symbian à Accenture, despede pessoal, acaba com a marca Ovi, e o que mais virá….
Ovi Maps volta a passar a chamar-se Nokia Maps? 😮
“onde a loja e os serviços da Nokia receberão um novo nome. (…) Um dos exemplos deixados será o Ovi Maps que passará para Nokia Maps.
Nao consigo deixar de pensar nos investimentos da Microsoft nas areas moveis: http://www.asymco.com/2011/02/11/in-memoriam-microsofts-previous-strategic-mobile-partners/
Vamos la ver se não temos a Nokia com o Android daqui a um anito.
Espero bem que a Nokia continue a suportar o Ovi nos modelos actuais, principalmente a nível de GPS.
Já tive de andar a fazer truques para actualizar o firmware do Nokia C5 visto estar bloqueado à Vodafone, seria inadmissivel o telemóvel ficar sem suporte em poucos anos.
Cada vez mais a tecnologia se está a tornar descartável. Existem as modas actuais e os futuros lançamentos, o passado que se lixe.
Como continuam a lançar modelos com Symbian^1 podemos ter sorte.
O debranding resolve todos os problemas com os updates…
Uau… Emannxx nao estando a querer chamar burros aos outros porque nao os sao… Mas o debranding nao é qualquer pessoa que o faz. Digo isto porque quando o fiz ao meu W910i aquilo foi um pincelao de meia noite
Naturalmente… pessoalmente só conheço o debranding nos Nokias. Nos sony ericsson não é a mesma coisa, e é normal que tenha resultado em prejuízo (presumo).
Ou seja, quando falava em debranding, referia-me apenas aos Nokias, pois nesses sei que, seguindo os tutoriais correctos, não é assim tão complexo como parece. Fiz ao meu Nokia 5800XM e no final fiquei surpreendido por ser bem mais simples do tinha previsto.
Mas vá, é um processo arriscado e não é de todo recomendado a quem não está habituado.
Neste caso foi simples. Alterei o “product code” e fiz a actualiação via o Ovi Suite. Ficou, portanto, com o firmware mais recente da Nokia. 🙂
E que tal comprar Portugal? Enfim… Não sei… São só ideias 😛
Temos muita cortiça, sempre dava para fazer telemoveis levezitos…
Nunca percebi porque criaram a marca Ovi quando Nokia Maps ou Nokia Suite faz muito mais sentido e tem mais reconhecimento.
Concordo e aliás ao que parece vão voltar a como era antes… O nome OVI durou pouco
Boas..
o declinio com o fim a vista da maior empresa do mercado movel mundial…é impressionante…!!
Ho nokia….quando não ha cabeça o corpo é que…!!
cmps
As últimas (especulações) sobre o Windows Phone 7,5 “Mango”. Parecem-me bastante plausíveis e interessantes. É é uma corrida contra o tempo. O Windows Phone até pode vir a ser o melhor e não vingar porque outro se tornou dominante antes.
http://www.geekwire.com/2011/windows-phone-mango-update-stuffed-full-features
boas..
completamente…
a MS no mobile ja era…!!o que não percebo é porque é que eles ainda andam a ver se dá$$$…!!ja foi…
cmps
Vai uma oposta? Olha o que eles fizeram com a Xbox.
a Microsoft acaba por comprar a Nokia um dia destes.
Desde que o GPS e outros serviços OVI continuem gratuitos e actualizados, chamem lhe o que quiserem 😀
RIP Nokia.
Isto vai acabar assim : Microsoft compra Nokia , apostam ?
Cumps
boas…
claro que não aposto, pois com estas jogadas a M$ esta a destruir o valor acrescentado na NOKIA, esta cada vez vai valendo menos até que tem dicheiro para a comprar…e pumbas…
Mas isso é evidente…esta a vista de todos, mas só ve quem quer 🙂
cmps
Para a Microsoft é um grande negócio, como já produzem o software só precisam de uma divisão que produza hardware para ficarem como a Apple.
Para a Nokia depois de anos a perder valor bolsista e quota de mercado talvez esta seja a altura do tudo ou nada e o board of directors já devia saber deste negócio quando aprovaram a aliança com a Microsoft.