Porto – Red Bull Air Race
Neste evento contem comigo nas bancadas do rio Douro a vibrar com este magnifico show. O Red Bull Air Race é uma competição electrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo se desafiam numa corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade.
A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objectivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar voltas apertados num slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projectados chamados de “Air Gates”.
O Red Bull Air Race não é só velocidade – a precisão é crucial para o sucesso, pois qualquer erro incorre em penalidades ao tempo do piloto. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar os 400 km/h enquanto se tenta difíceis manobras em curvas, requer uma habilidade imensa que apenas um certo número de pilotos no mundo possui. Por isso os pilotos são seleccionados a dedo de acordo com suas perícia e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar – o Air Race exige muito das suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma ideia eles têm que suportar forças que podem atingir os 10G. Não há espaço para erros.
As aeronaves usadas no Red Bull Air Race devem ser estáveis ao extremo. Durante uma curva inclinada, o piloto e o avião estão sujeitos a forças gravitacionais que podem chegar a 10G, o que equivale a dez vezes os seus pesos normais. Em princípio, e não somente por causa das forças gravitacionais, o avião deve ser o mais leve possível. Uma aeronave moderna raramente pesa mais do que 600 kg. Isso porque os aviões desses modelos são construídos com materiais compostos, extremamente leves mas muito resistentes, como por exemplo, a fibra de carbono. O peso leve combinado com um sistema de direcção altamente eficiente resulta numa agilidade que aeronaves normais, mesmo os caças de combate, nem pensam em atingir.
Dentre os poucos aviões apropriados para corridas aéreas, existem diferenças na potência do motor e na performance de voo que exercem importante influência nas hipóteses de vitória do piloto. O Zivko Edge 540 é actualmente considerado o melhor: com velocidade máxima de 426 km/h e peso de apenas 530kg, ele pode aguentar forças até 15G.
Este é o avião preferido por muitos dos pilotos, incluindo o campeão do Red Bull Air Race 2006 Kirby Chambliss.
Uma corrida no formato slalom, ou ziguezague, com pilotos acelerando no céu a 400km/h. É sensacional, mas também muito arriscado. Por isso é tão importante que os obstáculos, "Air Gates", possam aguentar impactos sem nenhuma consequência adversa para o piloto e para a aeronave. Uma pergunta muito frequente: o que acontece quando um avião atinge um Air Gate?
Martin Jehart e a sua equipa projectaram Air Gates que se desintegram quando são atingidos por um avião.
Mas nesta sexta foi o norte-americano Kirby Chambliss (Team Red Bull) que encantou a maior multidão de sempre numa sessão de qualificações da Red Bull Air Race World Series, nas margens do rio Douro.
O público assistiu a uma sessão emocionante onde os primeiros seis classificados ficaram separados por apenas um segundo. Mais de 250 mil pessoas encheram as margens do rio tanto do lado do Porto como de Gaia para assistir às sessões de qualificação.
Homepage: Red Bull Air Race
Este artigo tem mais de um ano
Seja novamente bem-vindo, caro Sr. Pplware. Posts as duas da manhã, hum? 🙂
Realmente o RedBull Air Race foi no mínimo, espectacular.
Acho que aqueles pilotos estão para lá do divinal, diria antes, depois da esquina! Mais além até! Ali, perto da rotunda!
Quando o evento se repetir, certamente que o publico vai aderir ainda em maior numero.
O R.A.R no rj foi um dos melhores já produzidos pela RED….
Recebendo até elogios da presidência da Redbull da Aústria e de suas filiais espalhadas pelo mundo.
Cerca de 1 milhão de pessoas…..de quase todos os estados no RJ….
la estarei amanha.
Espectáculo, pena que não poderei ir ver, vai a minha filhota para me contar depois.
Boas, eu tenho ido a este envento todos os dias, tenho tirado fotografias porreiras que se quiserem podem por aí no site.
Abraço 😉
Meus amigos isto ja esta cheio de gente, ha a previsao de ser o mais visto de sempre, imaginem a previsao é de 1 milhao de pessoas(vem o porto todo) lol.
Sorte a minha ter aqui alguem, que mora ao lado do cais de gaia.
Fiquem bem.
Que tal fazer acrobacias “Red Burro” no simulador de voo do Google Earth:
1. Abram o Google Earth e voem para: oporto (está bem escrito, é à inglesa)
2. Escolham a altura e a inclinação do terreno
3. Executem Ctrl+Alt+A (abre uma janela do simulador de voo)
4. Escolham o avião SR22 (é mais manejável), Visualização actual (por defeito está em Katmandu) e iniciar voo
5. Os comandos são o rato e as teclas direccionais.
Vão-se despenhar mas não desanimem. Se escolherem cidades, como London, com edifícios em relevo é mais animado
Mais informações: http://www.techcrunch.com/2007/08/31/google-earths-easter-egg-a-flight-simulator/
Esqueci-me que há mais sistemas operativos além do XP em 3 (Ctrl+Alt+A)
em Mac é “Command+Option+A“ e em Windows Vista “Alt+A”.
Afinal os comandos são aos montes. Devia ser por isso que tinha umas aterragens forçadas.
http://googlesystem.blogspot.com/2007/08/google-earth-easter-egg-flight.html
Preciso de um lugar para fotografar. Moro do lado de Gaia mas pelo número de pessoas que vejo a passar prevejo que não vai haver um lugar para sequer um alfinete.
Google Flight Simulator, no Youtube (pode-se descolar de vários aeroportos)
https://www.youtube.com/watch?v=O7z6Yxs69rQ
Sorte mesmo é quem mora em Gaia e arredores para poder assistir ao evento no mínimo espectacular.
Boa ideia puxar este assunto a baila.
1 abraço.
Jorge Salvador.
Também lá estive e acabei de chegar agora. Estou todo roto, principalmente por causa do calor. Vi do lado de Gaia e posso dizer que, se esteve 1 milhão de pessoas a assistir no RJ vinda de todos os estados…no Porto esteve, garantidamente, mais de 1 milhão de pessoas vindas de todos os pontos do País. Encontrei lá gente que disse que vinha de Faro!!! Excelente, adorei…principalmente as acrobacias dos aviões da Breitling.
Soberbo
Cumps.
Também estive lá, do lado de Gaia também e achei soberbo. Também foi engraçado a aguá do rio a subir e o pessoal todo a vir para cima
Boas,
Também de lá vim ( outra vez 🙂 ) e trouxe centenas de fotografias e muitos vídeos. Tive no palácio de cristal e digo-vos que é um sitío excelente para se ver a corrida. Como para o ano vai haver mais Red Bull Air Race aqui no porto (“carago” ;p) vocês têm todos de vir ver esta maravilha.
Abraços e bjinhos ( para elas atenção ! )
;P
ehehe
Eu estive lá 😀
mas do lado de Gaia…
foi do melhor
Temos que organizar um album de fotos de quem lá esteve, era bom para o pessoal recordar 😛
Tambem estive do lado de gaia d++ que foi.
Acho essa ideia do album excelente se andar a ideia eu entro.
Simplesmenmte fabuloso!!! Finalmente tivemos este ano no Porto dois acontecimentos desportivos de relevo internacional que foi WTTC (e os clássicos), e agora os aviões! Ainda bem que não é só “bola”! Parabéns à Camara Municipal do Porto que está a tornar o Porto uma cidade bem mais animada e colorida!
Se quiserem tb tenho fotografias muito boas.
eu tb fui la mas foi no dia anterior, pras qualificaçoes.
foi fixe
antes do dia da prova estive em vários locais e é simplesmente espectacular ontem estive em gaia em casa do meu irmão que mora em general torres com umas varandas porreiras onde se via tudo e sem sol, imagens e videos ficaram altamente pro ano á mais ainda bem a cidade agradece..abraços
eu ouvi dizer que não vai ser para o ano, mas sim só para 2009!
e também que eles querem fazer as competições lá de dois em dois anos, ou seja, 2007-2009-2011 e por aí 😛
isso é que era bom 😀
@ Simão Morant
O que eu ouvi, foi que já está acordado que vai haver em 2008 e 2009! Depois, logo se verá…
As cidades do Porto e Gaia assim como as suas gentes, hà muito que mereciam um evento desta envergadura e espectacularidade.
Não é só pessimismo e noticias ruins, droga, desemprego, pobreza, enfim, foi uma alegria imensa ver as pessoas a sorrir desalmadamente e estupefactas com as acrobacias destes cavaleiros dos ares.
Para o ano estaremos lá em maior numero, um obrigado a todas as pessoas que tornaram realidade este magnifico evento.
Até para o ano.
Um abraço a todos.
Estive lá no Sábado e posso dizer que foi tão porreiro que até “vi aviões”… aviões a sério e dos outros também… eheh
Muita adrenalina, espectacular…
Valeu a pena esperar tanto tempo pra tirar o bilhete de metro e ir até lá.
Cumps
gostava de partilhar com os utilizadores algumas fotos que tirei no evento:
http://fotologue.jp/ahphoto
André muito boas fotos…