Análise Football Manager 2020 (PC)
Já é uma tradição tão natural como a chegada do Inverno ou como o desfolhar das árvores no Outono... Football Manager regressou.
E, tal como aconteceu nos anos anteriores, a eterna questão coloca-se? Será que Football Manager 2020 é realmente melhor que Football Manager 2019?
Bem! O Pplware já experimentou e a resposta vem mais abaixo.
Todos os anos, por volta desta altura, já sabemos o que nos espera. Por um lado a Black Friday e por outro lado a chegada de Football Manager. Pois é! Ambos já chegaram e o Pplware experimentou um pouco dos dois.
Há no entanto algo de obscuro, algo de sinistro que envolve Football Manager. Desde a edição de 2018 que uma nuvem paira sobre Football Manager. Uma nuvem recheada de dúvidas, incertezas, receios... uma nuvem que ameaça o jogo de estagnação e de falta de ideias.
E Football Manager 2020 chegou ao mercado e tivemos oportunidade de verificar se é desta que a tempestade cai sobre a série da Sports Interactive.
Comecemos então pelas maiores novidades da edição deste ano. A primeira e mais notória é claramente aquilo que a SI Games denominou de "Visão de Jogo".
Esta "Visão de Jogo" trata-se de uma novidade bastante bem.vinda e interessante e corresponde, grosso modo, à cultura do clube que vamos treinar.
Explicando melhor. Quando assinamos contrato com um clube, são-nos dadas algumas premissas claras sobre como a nossa prestação como manager irá ser avaliada pela direcção. Estas imposições são variadas e na maior parte dos casos são bastante crediveis em relação às equipas em questão.
Por exemplo, as direcções de clubes que lutem por títulos poderão exigir campeonatos ou então uma competição europeia, enquanto que clubes de meio da tabela podem pedir apenas a manutenção. Mas estes objectivos (de longa duração) são bastante variados e as direcções de outros clubes podem apenas ficar apaziguadas se garantirmos que iremos manter uma determinada filosofia de jogo ou que iremos contratar maioritariamente jogadores sub-23.
Trata-se claramente de uma forma bastante inteligente e realista de colocar metas ao jogador. O conceito de se ter tido uma época bem sucedida em Football Manager deixa agora de ser apenas aquilo que o jogador pensa que é uma boa época, mas acima de tudo o resultado das ideologias impostas pela direcção ao inicio.
Desta forma o jogador é obrigado a pensar diferentemente da forma como vai gerir a equipa, jogos e dia-a-dia do clube.
Sem dúvida que a Visão de Jogo é um passo à frente na evolução do jogo no que respeita a trazer mais responsabilidade e objectividade aos jogadores. No entanto, acaba por ser uma novidade com um franco ponto fraco. Será claramente algo que irá ter impacto principalmente junto de jogadores que joguem massivamente FM 2020. Isto pois jogadores que gastem apenas um par de horas por mês, acabarão por passar ao lado de toda esta mecânica.
No entanto, esta visão a médio/logo prazo acaba por também se demonstrar nas contratações de jogadores.
Quando se tenta contratar um jogador em Football Manager 2020, o manager tem agora a possibilidade de lançar para cima da mesa (antes mesmo de se tratar de valores) promessas de médio/longo prazo sobre o papel previsto do jogador no plantel. Por exemplo, de forma a tornar a proposta mais aliciante, podemos prometer a um jogador que lhe vamos dar titularidade na próxima época. Ou prometer que vai entrar gradualmente na equipa com o decorrer das épocas.
Trata-se novamente de uma forma de pensar e gerir expectativas com o objectivo de aliciar reforços para a equipa.
Contudo, atenção... que estas promessas podem voltar-se um dia contra nós...
O outro grande chavão de Football Manager 2020 é a inclusão de um Centro de Desenvolvimento.
Tal como o nome indica, o Centro de Desenvolvimento é uma opção de Menu que será o local de eleição para acompanhar e gerir as nossas camadas jovens.
Na prática, o Centro de Desenvolvimento acaba por englobar agora os Sub-23 e Sub-18 mas de uma forma um pouco mais estruturada. Além da componente táctica de cada um dos planteis, torna-se agora mais visível a evolução de cada jogador jovem.
Mas mais. Com a evolução da época, alguns jogadores irão definitivamente descolar em termos qualitativos. Pois bem, graças a Centro de Desenvolvimento isso já não passa despercebido, pois temos uma análise bastante completa da evolução de cada jogador que irá disponibilizar uma boa quantidade de informação sobre quem são realmente os jovens com maior aptidão e com capacidade para chegarem à equipa principal.
Por outro lado, torna-se também mais visível quais os jogadores que necessitam de maior apoio para "explodir" ou então os que jamais irão dar o salto.
Além disso, o Centro de Desenvolvimento permite ainda um acompanhamento constante da evolução dos jogadores emprestados, bem como da sua felicidade ou satisfação com o empréstimo.
Um aspecto que foi melhorado em FM 2020 e encontrando-se bastante mais interessante que nos anteriores foi a componente social (twitter do jogo). Foi com prazer que verifiquei que muitos dos comentários dos fãs fictícios da equipa são mais realistas e discutindo assuntos válidos (tácticas, forma da equipa,..) de forma mais realista.
Apesar da Visão de Jogo e do Centro de Desenvolvimento terem sido os grandes porta-estandartes de Football Manager 202o, foram acrescentadas algumas melhorias noutros aspectos do jogo.
Alguns novos elementos do staff foram acrescentados a elenco do jogo. Particular destaque para o Director Técnico que na realidade trata do aconselhamento em relação ao staff e seu desenvolvimento do clube. Outro elemento com particular importância é o Manager de Empréstimos que como o nome indica, ajuda na gestão dos empréstimos (presentes ou futuros) e ao qual pode ser importante dar ouvidos.
O motor gráfico, por exemplo, mantém-se bastante semelhante ao do ano passado, continuando a assemelhar-se a um jogo de subbuteo. No entanto, recebeu melhorias ao nível das animações dos intervenientes no jogo e da própria deformação do terreno de jogo, consoante as condições atmosféricas.
Outro aspecto bastante notório foi a inclusão de relatórios pré-jogo nos quais o nosso Assistant Manager nos sugere o melhor 11 para enfrentar o próximo adversário. Trata-se, sem dúvida de uma mais-valia, poupando (a quem quiser) algum trabalho extra de análise. Essa sugestão tem em conta vários factores como a forma dos jogadores, as suas performances, o adversário...
Misturando e abanando tudo isto e muito mais que não foi escrito, o sentimento reinante é que FM 2020 é o próximo passo evolucionário que a série necessitava. Não deixa contudo de demonstrar uma desaceleração de novidades que já se verificava em Football Manager 2019.
A melhor forma de descrever Football Manager 2020 é que se trata de Football Manager 2019 mas melhor ainda.
Veredicto:
Começo como terminei o corpo principal do texto. Mesmo não apresentando tantas novidades de monta como se poderia esperar, na sua essência Football Manager 2020 é Football Manager 2019 mas melhor ainda.
Desta forma e respondendo à questão levantada no arranque do artigo: "Sim! Football Manager 2020 corresponde à evolução lógica da série e como tal, trata-se do melhor Football Manager à data".
Este artigo tem mais de um ano
Certeza que não é o review do Football Manager 2019?
Óbvio que não. É claramente a review do Football Manager 2018.
Sempre mais do mesmo… É uma pena, pois é um jogo com tanto potencial de crescimento, assim como a franquia F1 :/
Continuam com a futilidade de ordenado do treinador…. Tip para o FM 2020 peçam o mínimo de ordenado, vai ajudar nas contratações e não notas a diferença…
0 de criatividade.. Este ano vai ser esperar pelo crack, não vou cair no mesmo erro de 2019.
Continuam com a futilidade de ordenado do treinador…. Tip para o FM 2020 peçam o mínimo de ordenado, vai ajudar nas contratações e não notas a diferença…
0 de criatividade.. Este ano vai ser esperar pelo crack, não vou cair no mesmo erro de 2019.
Tem jogo de décadas atrás que consegue usar o salário do jogador para comprar itens, new star soccer se não me engano… um jogo moderno desse poderia ter mais criatividade mesmo, para essa função não ser em vão…
moral da historia.. the same old story… continuo a jogar o de 2009!
O último que comprei foi o 2017 e só irei comprar um outro quando houver muitas mais novidades em relação a este. Até lá vou tentando obter todos os trophies do steam para esse jogo.
não será assim tão fácil apresentar grandes novidades, inovações bombásticas, quando estamos na presença do melhor jogo (dentro deste “tipo”) da história… (e sim, são mais de 20 anos a jogar esta “saga”)
o próximo passo está anunciado (jogo totalmente “corrido em cloud”) e abrirá as portas, aí sim, para evoluções mais evidentes, nomeadamente a nível gráfico (3D).
agora comparar o FM20 com o de 2009 e dizer que é a mesma coisa… é mesmo falar por falar.
Totalmente de acordo.
A evolução neste tipo de jogo é o que tem acontecido. Melhorar pequenas coisas que vão facilitando a experiencia do jogador.
A meu ver a evolução tem colocado muita informação no ecrã o que para mim é um factor contra.
No ano passado joguei o Touch e gostei pois é mais limpo, um pouco a imagem dos antigos onde perdia muitas horas.
Este ano queria testar par ao ipad mas as criticas que vou lendo são muitas. Alguem com alguma opinião por aqui?
Este jogo apresenta novas melhorias e funcionalidades. Dizer que vão continuar a jogar o 2018, dizem só porque sim.
Para mim, o problema desta saga continua a ser o (não) salto qualitativo no 3D. É fraco, muitas falhas e na Beta e nos primeiros dias após o lançamento oficial, os jogos tinham em média 5 penalties (desses 5, o jogador falhava 4), 2 expulsões, etc.. mas penso que já foi corrigido com o último patch.
O centro de desenvolvimento parece-me uma ideia muito interessante para acompanhar os jogadores emprestados.
Acho que os verdadeiros fãs desta saga não querem saber do 3D para nada 🙂
Evolução é sempre importante, seja no motor 3D ou em novas funcionalidades que possam implementar. Se gostas de jogar com as caricas, tudo bem, é uma preferência sua. Eu jogo este tipo de jogos desde o CM 98 (passei dos jogos apenas com comentários, para o 2d com as caricas e por fim para o 3D). Este tipo de motor 3D existe há tantos fm’s e continua com várias fragilidades que neste momento não deveria ter.
CM98 era mto bom, qdo vieram os jogadores em forma de bolinha então…
Eu tenho ainda (e jogo!!) ao CM00-01 onde é apenas comentário. E gosto bastante do jogo.
Dos últimos, o último que comprei, tal como alguém disse, jogo mais a versão Touch do que a “normal”, isto porque faz lembrar mais o CM e é simples, curto e directo, sem muitas mariquices
Eu tambem sou fã da saga ainda quando o cm so tinha a premier league.
O jogo das caricas para mim chega e faz com que o jogo seja mais rápido
+1
Não joga a desde 2013, há muitas críticas, mas a essência está lá. Basta descartar as mudanças que se fala de fúteis e temos o antigo CM, com toque moderno. Também não há muito a mudar. Mas são as críticas que ajudam na evolução.
Qual a a grande diferença entre a versão touch e a completa? Enganei-me e comprei a Touch mesmo agora, ainda não abri o código. É possível fazer um upgrade?
Bom dia Bruno,
A versão Touch é uma versão bastante mais simplificada do Football Manager. É ideal para quem não tenha muito tempo a perder com toda a complexidade e profundidade do Football Manager completo. É portanto uma versão em que o jogo é mais rápido e se consiga fazer uma época em menos de um terço do tempo.
Relativamente a esse possível Upgrade, desconheço como se possa processar e creio que o ideal seria tentar falar com o site/loja onde comprou para esclarecer o assunto.