KaOS 2019.10: Distro inspirada no Arch Linux para totós
Quem entra no mundo Linux depara-se com uma panóplia de distribuições que tentam oferecer o melhor do Open Source. Uma das distribuições Linux mais badaladas é o Arch Linux... mas esta não é propriamente para iniciantes.
Como alternativa há a distro KaOS que é inspirada no Arch Linux! Conheçam as novidades do KaOS 2019.10.
Chama-se KaoS e é um GNU/Linux que de destaca por trazer o elegante e poderoso ambiente gráfico de trabalho KDE e também por ser uma rolling distro, estando os repositórios normalmente atualizados, com as últimas versões dos pacotes, permitindo assim ter um sistema mais bleeding edge.
Esta distribuição, inspirada no Arch Linux, oferece aos utilizadores uma experiência muito agradável, sendo assim uma boa solução para instalar em qualquer PC. É estável e muito intuitiva!
Ao nível do software, o KaOS traz a popular suite de produtividade Calligra mas também várias ferramentas de desenvolvimento, de multimédia, ferramentas para edição de imagem, etc.
Tal como outras distribuições mais populares, o KaOS tem também um gestor gráfico de pacotes e muitas outras ferramentas de sistema.
Principais novidades do KaOS 2019.10
- GCC 9.2.0
- Glibc 2.30 baseado no Toolchain
- Plasma 5.17
- KDE Applications 19.08.2
- Systemd 243
- Bison 3.4.2
- Python3 3.7.5
- Linux Kernel 5.3.8
- Protobuf 3.9.2
- NetworkManager 1.20.4
- FFMPEG 4.2.1
- GStreamer 1.16.1
- entre outros... ver aqui.
Para quem procura uma distribuição intuitiva, com o ambiente gráfico KDE e que ofereça uma boa performance, então o KaOS pode ser uma boa escolha. Aprovada!
Este artigo tem mais de um ano
É uma distribuição linux que só aplicacões 64bits, bem limitado de aplicativos, preza uma maior qualidade em vez de quantidade. ela não é inspirando em archlinux, so usa o pacman com gerenciodor de pacotes. leia mais no link : https://kaosx.us/about/based/
Totó em pt-BR significa aquilo abaixo da cintura masculina, hahahaha.
Mas deixa quieto. Eis aí uma distro que não conhecia e que vale o teste.
Eh eh eh, pois, entre o PT e BR às vezes algumas palavras são estranhas 😀
depende da região do brasil.
Manjaro com kde e capaz de ser a melhor opção mesmo.
Uso o Fedora 31 KDE do qual fiz o upgrade do 30 sem quaisquer problemas. Também o Fedora é “bleeding-edge” mas muito simples de usar, com a opção de adicionar repositórios adicionais (o “COPR”equivalente aos PPA’s do ubuntu). Recomendo a quem quiser usar para o dia-a-dia uma distro que não seja derivado do Debian e/ou Ubuntu. Penso que o pplware poderia fazer uma review desta distro.
Cumprimentos a todos!
Qual a distro para usar em um portátil com 2gb de ram e um processador intel centrino? Alguém que possa ajudar?
Eu continuo na minha linux mint , já atualizei para o 19
KDE funcional e sem erros é o KAos e mais nenhum, já exprimentei tudo e este é realmento o melhor. e mais, se fizer alguma coisa que não devia, não cracha, não faz birra, e não te deixa mal. Claro que eu sou tótó, mas mesmo que não fosse algum dia ia precisar de uma sistema operativo para trabalhar e fazer coisas de gente normal, e não um jogo para brincar e configurar e exprimentar como fazem os expertes que sabem virar a distro do avesso, e o KaOS seria a maravilha das maravilhas como é do mesmo jeito.
Ubuntu jamais, é bom mas para isso tenho o windows, ububtu é o comercio da linux e é por isso que recebe da microsoft, eu não gosto que roubem a minha informação nem andem rastreando minha pegada na web e por isso ubuntu nunca. Mas também porque eu tenho um dual core 2.0 com 3 GB de RAM. Só precisei de trocar o disco e colocar mais um GB de RAM e voilá, havemos computador, coisa que com o Ubuntu não é possivél, para mim não é. Tenho um KDE plasma com compositor ativo e o meu computadro abre e feicha em segundos, não arrasta de nenhum jeito e raramente usa mais que 2 GB de RAM. era o que eu queria, porque meu computador esta novo em folha apesar de 10 anos quase e é bonito e leve. fica a dica.