Portugal: Atenção às burlas que estão a chegar por SMS
É verdade que hoje em dia há ataques bastante sofisticados! No entanto, os piratas informáticos voltaram a fazer uso das SMS, "aproveitando-se" das novas regras ao nível da segurança bancária, que entraram em vigor.
Se recebeu uma SMS do seu banco, confirme se não é uma burla!
As regras do homebanking mudaram e os piratas informáticos estão a aproveitar-se disso. No passado dia 14 de setembro os bancos e demais prestadores de serviços de pagamento na União Europeia, passaram a estar obrigados a proceder à “autenticação forte”.
A “autenticação forte” é um procedimento realizado pelo banco/prestador de serviços de pagamento. O objetivo de validar a sua identificação e a legitimidade da sua utilização do serviço de pagamento.
Carlos Cabreiro, diretor da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária (PJ), referiu ao CM que estão a acontecer várias burlas. O envio de SMS configura “uma mudança de modus operandi (…) é uma tentativa de exploração das novas medidas de segurança”, afirmou o responsável da PJ.
De acordo com as informações, foram já detetadas mensagens falsas com remetente da CGD e do BPI. As SMS alertam os clientes para o facto de “o utilizador ter sido desativado por questões de segurança”. Além disso, as SMS incluem link com a indicação “active agora”.
Além dos serviços bancários, há informações de mensagens que circulam em nome dos CTT, Worten e Netflix.
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Isto só existe porque os operadores continuam a permitir a recepção de SMS enviadas por sites tipo bulksms onde o utilizador escolhe o nome com que irá aparecer. Alguns operadores de SMS em massa já impedem o uso de certos nomes, mas não chega, os operadores nacionais é que têm de bloquear, o resto é treta.
Podes até ter razão…mas tambem temos que ter os olhos abertos… andar com palas já não se usa… temos que ter cuidado com as coisas de hoje em dia… é emails, telefonemas, sms…tudo…a tecnologia obriga a isso…estarmos atentos!
Correcto, mas pelo que vejo já se ensina qualquer coisinha nas escolas sobre estas coisas. O meu miúdo já sabe que não pode usar a mesma pass em todo lado e que não deve publicar tudo da vida dele nas redes sociais, ainda há esperança 🙂
Confirmo. O problema vai ainda mais além disso…
O bom senso certamente faria com que este golpes não resultassem. Mas como acreditamos cegamente que, se dermos um chouriço, vamos receber um porco inteiro… Ninguém dá nada a ninguém. Open your eyes!!!
Ou dou 🙂 um cartão para poupares, de resto esse links são uma palhaçada 😀
A semana passada recebi dos “CTT”, “Worten” e “Continente”, mensagens extamente iguais, como o JE e o site dos CTT citam: num português pouco correto
É só gente reles a tentar burlar os outros.
Os bancos também facilitam ao utilizarem meios inseguros como o SMS para segundo-factor de autenticação, e ainda por cima nem dão alternativas, menos ainda alternativas de jeito e seguras (ex.: Threema, e-mail cifrado com chave S/MIME ou GnuPG).
Devem ser brasileiros a tentar falar portugues europeu “Caro cliente, tentamos entrar em contacto contigo. Voce[…]” whaat??
Mas há alguém que caia nisto?
Assim como ode ser brasileiro, pode ser português, pq mal caráter tem por todo lado!
A semana passada recebi uns SMS identicos:
Primeiro da Worten, “Caro cliente, tentamos entrar em contacto contigo. Voce ficou em 3 lugar” e “…ainda estamos aguardando sua confirm… sorteio”
Depois da POST4U, “…pacote CTT esta a caminho…”
E, por último da DIANA, “Voce esta em nossa lista…”
Muito espertos estes gangues.
Off topic: ALGUÉM SABE porque razão os bancos limitaram o pagamento de serviços inferiores a 10,00€(dá quase sempre erro, excepto para 2 ou 3 entidades).
Será para obrigar a fazer por transferência bancaria e assim sacarem entre 0.26€ e 1.89€ por transferência?
Abraços
Parece-me estranho. Não tenho nenhum pagamento de serviços inferior a 10€ por isso não posso testar mas cheira-me a bug.
Obrigado Woot.
Se mais alguém souber, informe s.f.f.
🙂
Tanta gente informada, tanta gente que tudo sabe, tanto engenheiro, tanto doutor…e há que vá nestas cantigas. Santa ignorância.
Ignorância é achar que todos se interessam pela mesma área. Sou de IT e faço o meu trabalho, de um doutor espero que faça bem o dele, não o vou criticar porque não sabe distinguir um mail de phishing de um e-mail normal da mesma forma que ele não me pode chamar de burro porque não sei a diferença entre um sindesmótomo e um alveolótomo. Portanto, se há aqui ignorância, é nesse tipo de comentários a rebaixar o próximo. Projecção? dor de cotovelo?
Eu ja recebi uma destas dos CTT, mas nem liguei para isso
Ahh eu sabia também recebi essa porra. Ah enfim. Enfim.
A mim dizem que tenho uma encomenda por levantar nos correios.
“Este é o terceiro e ultimo aviso relativo à sua encomenda que esta retida no terminal postal de Matosinhos.Clique aqui: 3giw.club/6OMWYWK”
Os SPs vendem informações confidenciais e por isso CLARO que não querem impedir isto…
Agradecia o favor de informar se é possível bloquear estas msn.
Obrigado