Cartão de banda magnética avariou! Será o telemóvel o culpado?
Já tentou usar um cartão de crédito/débito ou outro tipo de cartão com banda magnética e o mesmo não funcionou? Por norma passamos o cartão pelas calças e às vezes temos boas notícias. Se o cartão deixou mesmo de funcionar é comum dizermos que a culpa é do telemóvel.
Será mesmo que o telemóvel consegue danificar um cartão?
Cartões com banda magnética desmagnetizados?
É verdade que estamos perante o fim dos cartões de banda magnética. Como já revelamos, a nova diretiva europeia sobre serviços de pagamentos obriga a novas medidas de segurança. As bandas magnéticas dos cartões de débito e de crédito deixam de servir para realizar pagamentos. Os pagamentos só podem ser realizados com cartões com chip. As cadernetas bancárias deixam de poder ser usadas para levantar dinheiro.
Atualmente existem três tipos de cartões: os cartões com banda magnética, os cartões com chip e os cartões contactless. De referir que poderemos ter um cartão com chip que é também contactless.
É verdade que os cartões com banda magnética estão suscetíveis à sua desmagnetização (passagem de um material ferromagnético para um estado de magnetização). É também verdade que os smartphones possuem pequenos ímanes, em alguns componentes, que poderiam ajudar na desmagnetização dos cartões. No entanto, devido ao isolamento que estes possuem, o campo magnético criado é fraco.
Há, no entanto, outros objetos que pode contribuir para essa desmagnetização. Exemplo disso são os fechos, com íman, das malas, suportes magnéticos para telemóveis, porta-chaves com ímanes, entre outros.
As bandas magnéticas são compostas por 3 pistas, com características diferentes entre si. As Bandas Magnéticas podem ainda ser de 2 tipos: baixa ou alta coercividade. As bandas de alta coercividade são mais resistentes à desmagnetização e podem muitas vezes ser diferenciadas pela sua cor - preto para alta e castanho para Baixa coercividade.
Este artigo tem mais de um ano
E o chip do cartão pode sofrer um efeito semelhante? Ando muitas vezes com o cartão junto ao telemóvel e, à pouco tempo, o meu cartão deixou de funcionar (o chip)… a “olho nu” não tinha nenhuma anomalia.
Existem cartão, por exemplo, os de ponto-métrico (picar) que nem possuem chip nem banda magnética e são lidos pelo relógio de ponto… isto não seria possível nos cartões do MB?
não de modo algum o chip e a banda magnética são tecnologias totalmente diferentes o chip não é afectado de modo algum por ondas magnéticas como as bandas magnéticas.
finalmente ditaram-lhe o fim já era mais que tempo as bandas magnéticas já não faziam qualquer sentido nos dias que correm com outras opções melhores e mais seguras.
Esses cartões de ponto que refere funcionam via RFID/NFC. É exatamente esta tecnologia que os cartões que têm contactless usam.
Imanes nas bolsas de senhora. Transformador do relógio de cabeceira ou similar..
tenho o cartao sempre atrás do telemóvel e ainda nada aconteceu
mas também quando foi a ultima vez que utilizaste a parte da banda magnética do cartão? Hoje em dia paga-se td com contactless ou então com o chip.
eu tenho sempre 3 cartões na capa do telemovel (designskin slider) há mais de 3 anos, tanto o chip do cartão do cidadão como a banda magnética do multibanco funcionam sem qualquer problema. Ainda a semana passada usei a banda magnética num pagamento. E já antes disso, tinha um iphone 4 com uma capa similar e nunca tive problemas com os cartões.
Este “problema” tbm já não interessa nada, a banda magnética só vai ser usada nos cartões refeições…
Todos os restantes serão lidos via chip ou contactless.
A partir do sábado passado só dão os cartões com chip, norma da CEE.
Os cartões pre pagos também continuam a poder usar a banda magnética-
Aconteceu-me no ano passado ter que passar de urgência por um TAC hospitalar e vai daí, trazendo eu a carteira no bolso das calças, o cartão magnético avariou de vez.