BlackHole: A alternativa ao WeTransfer que permite enviar ficheiros através de blockchain
Por toda a web existem diversos serviços de transferência de ficheiros, mas poucos têm os atributos do BlackHole. Oferecendo um serviço idêntico ao do WeTransfer, assenta na tecnologia blockchain!
Conheça o BlackHole e de que modo este pode ser o seu próximo aliado na partilha de ficheiros.
É assente que todo o tipo de utilizadores da Internet recorre a esta fantástica rede de dispositivos para partilhar ficheiros. Ora, existem alguns serviços especializados nesta tarefa, sendo que o WeTransfer é o mais famoso. Para além disso, os utilizadores usam bastante os próprios serviços de cloud.
Contudo, existem diversas opções no mercado. Uma delas é o BlackHole, que se destaca por recorrer à tecnologia blockchain para a partilha dos ficheiros. Assim, o Blockstack armazena os ficheiros totalmente encriptados numa rede de computadores sem estarem ligados a um único servidor ou entidade. Segundo os princípios da tecnologia, a privacidade e segurança ficam asseguradas devido a não haver interesse na venda dos dados dos utilizadores.
De modo a garantir ainda mais segurança, o BlackHole permite enviar os ficheiros protegidos com password. Tendo em conta a performance do serviço, este recorre a um protocolo de partilha super rápido, em que é possível começar a efetuar o download quando o upload nem sequer está ainda terminado!
A somar a isto, é realizada uma compressão inteligente de modo a garantir que estes ocupam o mínimo de espaço possível. Relativamente aos protocolos usados, estes são open-source e estão disponíveis no GitHub!
O BlackHole é gratuito, apesar de estar em desenvolvimento uma modalidade Plus do serviço que trará mais capacidades, nomeadamente o facto de os ficheiros não estarem limitados a 512 MB. Mesmo assim, na modalidade gratuita os utilizadores podem fazer a partilha de ficheiros ilimitados e sem restrições na largura de banda.
Apesar de estar disponível online em todos os browser, tem também aplicações dedicadas para Windows e Mac.
Este serviço de transferência de ficheiros, com os seus atributos, destaca-se assim das restantes alternativas que estão no mercado. Cabe agora ao utilizador escolher a melhor opção para o seu perfil. E no seu caso, que serviço prefere para partilhar ficheiros? Deixe a sua experiência nos comentários!
Conheça mais opções para enviar "gigas e gigas" de dados
Este artigo tem mais de um ano
Bom post. Obrigado, vou investigar.
Boas,
Obrigado pela dica, vou ver 😉
Já vi e,
enquanto não estiver disponível o PLUS,
vou ter que me manter no Wetransfer
Não entendi se é possível apagar os dados partilhados à posteriori ou definir uma data de expiração.
Tanto quando entendo, uma vez descentralizando os dados nunca mais é possível apaga-los.