Xiaomi poderá estar a desenvolver um smartphone equipado com painel solar
A Xiaomi é uma marca que tenta inovar e trazer novos atributos em todos os smartphones que lança no mercado. Segundo uma patente agora registada, uma inovação futura poderá ser a inclusão de um painel solar nos seus smartphones.
O departamento R&D da Xiaomi já mostrou ser bastante competente em episódios passados... Conseguirão ser capazes de desenvolver um smartphone comercializável com painel solar na face traseira?
Para os amantes do sol, a Xiaomi pode estar a desenvolver o smartphone indicado. Segundo uma patente registada pela própria fabricante, um smartphone com painel solar incorporado na traseira poderá vir a ser uma realidade!
Na patente de design é possível ver alguns pormenores deste hipotético smartphone em desenvolvimento. O destaque vai obviamente para o painel solar, ocupando uma boa porção da face traseira do terminal. Para além disso, é um smartphone perfeitamente normal e com uma espessura bastante fina tendo em conta a inovação presente!
Elementos como a câmara frontal e o sensor de impressões digitais não estão presentes, podendo talvez recorrer a tecnologia que lhes permita estar por baixo do ecrã tátil. No que toca ao ecrã, ocupa quase totalmente a face frontal do smartphone, algo cada vez mais comum.
No que toca à eficiência de um painel solar incorporado num smartphone, levantam-se algumas questões. Será que a energia absorvida pelo pequeno painel solar é suficiente para alimentar um smartphone atual? No passado, outras fabricantes concretizaram o mesmo conceito mas nunca alcançaram muito sucesso. As baterias dos smartphones têm cada vez mais capacidade e isso requer mais poderio energético para as carregar completamente.
É ainda muito cedo para saber se esta proposta chegará ao mercado ou se este será o caminho seguido pela Xiaomi. Certo é que a marca chinesa está a investir nesta nova tecnologia e em breve as suas soluções vão ser conhecidas.
A Xiaomi continua a investir em várias frentes
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: LetsGoDigital
Neste artigo: Painel Solar, patente, Xiaomi
Conceito inovador, mas sol e calor não é bom para as baterias. Ou conseguem arranjar material que isole bem calor ou vamos criar mais problemas que benefícios.
Brutal, o smartphone Sagem Puma de 2010 manda cumprimentos à inovação de 2019.
Grande parte dos comentarios aqui estao errados.
Para se usar um painel solar deste tipo nao precisa de estar direto com o sol. BASTA LUZ SOLAR. Ninguem deve por o tele sol
Sol, equipamento ligado, bateria, Portugal/Brasil = Kabooooommmm
Acho que não passa de um rumor…
sou 110% a favor das energias renovaveis mas acho que ja houve outras fabricantes de dispositivos que experimentaram fazer algo parecido mas nunca dava em nada.
O Nuno tem razão. Basta deixar o telemóvel alguns minutos ao sol com este calor e alguma app a funcionar que aparece logo uma mensagem de alerta de sobreaquecimento do sistema
https://www.phonearena.com/news/Did-you-know-that-Samsung-launched-the-first-solar-powered-cell-phone_id67493
Inovação dizem eles. A samsung no passado já teve telemóveis com painel solar e posso dizer que ainda cá tenho em casa o Samsung E1107 e funciona. Já foi útil em tempos de campismo. Era lento a carregar com o sol mas carregava e portanto fazia o seu propósito.
O Samsung em questão não era um smartphone.
O Samsung em questão mesmo não sendo um smartphone tambem possui uma bateria.
O consumo de energia é muito menor que em um smartphone e consequentemente a bateria tem capacidade muito inferior. Esse painel não conseguiria carregar a bateria de um smartphone atual.
Carregar totalmente possívelmente não mas aumentaria a autonomia. E não esquecer que carrega principalmente quando não está em utilização aí o consumo é bem inferior.
Isso era um brinquedo não tinha processador com 8 cores ou mais e velocidades de relógio de 2.96 GHz que mesmo em stand-by aquecem porque estão sempre a trabalhar devido a notificações e sensores, não tem comparação possível.
Hoje em dia já chegam ao cumulo de ter que meter fans nos smartphones de topo para jogos devido as temperaturas…
Mas aqui fala se dá ideia ou inovação que é ter um telemóvel com painel solar e o que quis comentar foi que isso não é novidade e já existiu. Adaptado a tecnologia da altura o que é mais impressionante. Portanto se há década a Samsung o fez, hoje em dia qualquer um consegue
Para quem anda por fora sem acesso a tomadas eléctricas aconselho um painel solar dobrável e portátil. Por 40 euros arranja-se um brinquedo destes que serve muito bem para carregar um telemóvel.
Parecem velhinhos que nunca mexeram em máquinas de calcular solares. Alguém andava a meter as calculadoras ao sol? O painel apenas precisa de apanhar luminosidade, não precisa de ficar exposto ao calor intenso do sol. Além disso é uma combinação tão explosiva que o Sagem Puma de 2010 ficou conhecido por ser explosivo…ah não, esperem…isso era um Samsung Note…
Sim, sim comparar um equipamento que não teve sucesso e as reviews diziam claramente que não carregava praticamente nada.
E estamos a falar de um equipamento 88mAh, acho que podias meter ao sol um dia inteiro e mesmo assim não tinha poder de arranque para um topo de gama de hoje em dia.
Tu fazes da ideia do que se consegue carregar por m² em mAh sem ser ao sol directo? Não digas asneiras.
E acham mesmo que este vai carregar através da energia solar?! Lol mt bom…
Tudo é uma ajuda, se um carro elétrico tivesse ventoinhas para carregar com energia eólica, painel solar por toda a pintura e regeneração na travagem (este último já têm) não dava autonomia eterna mas era uma ajuda para ir menos vezes à tomada. Aqui é igual, quando não se está a mexer, deixa-se o tlm a apanhar luz, em standy provavelmente é o suficiente para que pelo menos não descarregue.
+1
EXATAMENTE
Comparar calculadoras com smartphones é top. A única coisa em comum atualmente é que um smartphone também tem uma calculadora.
Talvez pusessem fazer a placa separada do smartphone e ligá-lo por cabo.
Isso é uma powerbank. Já existe há muito tempo.
Portanto, todos estes sábios, a cortar as pernas a um dos maiores fabricantes de telemóveis e aparelhagens eléctricas da actualidade, que por sinal está carregada de burros e não sabem nada de capacidade das baterias e consumos correspondentes e bem ainda, se podem ou não ser expostos ao sol. Acho até que eles vão incluir frasco de protector solar no Bundle de venda. Meus caros, nunca duvidem de uma má ideia inicial, porque “o caminho faz-se caminhando”, já dizia…