Dica: Como saber que apps estão a consumir a RAM do seu Windows 10
A par com o espaço em disco, a memória RAM é certamente um dos elementos mais vitais de um PC. Deve ser controlada e monitorizada para que seja usada de forma racional e inteligente.
É por isso importante ter este elemento sempre vigiado, para detetar apps que abusam ou perdem o controlo. A forma de fazer esta avaliação é simples e está nativamente dentro do Windows 10.
Uma má gestão da memória RAM pode levar a perdas de desempenho em qualquer sistema operativo. No Windows esta situação não é diferente e o próprio sistema tem ferramentas para fazer esta gestão de forma eficiente.
Informação que a Microsoft dá sobre RAM ajuda utilizadores
Claro que por vezes surgem sobretudo apps mal comportadas e que conseguem consumir mais RAM do que o esperado. Para as detetar, devem lançar o Gestor de Tarefas (Ctrl + Alt + Del, tecla Windows + X ou Ctrl + Shift + ESC), onde toda a informação necessária está presente.
No separador Processos vão ver informação referente aos processos em execução. Uma dessas colunas, de nome Memória, tem a informação procurada. Esta revela os consumos de RAM que cada app e processo estão a fazer.
Saber que apps estão a consumir a memória do Windows 10
Para detetar os abusadores, precisam apenas de ordenar os processos e apps apresentados. É apenas necessário que cliquem no topo desta coluna, para que a informação seja organizada. Podem ordenar pelos maiores consumos ou pelos menores consumos.
Com a lista dos consumos organizada, é simples agora detetar quem está a fazer uma utilização anormal. Basta avaliar esta informação alguns momentos e estes destacam-se de imediato.
O passo seguinte será simples e lógico. As apps devem ser paradas e se possível removidas. Caso sejam essenciais, o utilizador deve posteriormente ter presente que sempre que as usar, estas vão ter um impacto negativo no Windows.
Este artigo tem mais de um ano
Serviços , o meu Windows consome horrores em serviços que não faço ideia para que servem.
Bitcoin mining
Já limpavas era a tua máquina, depois queixas-te do sistema.
Use a versão LTSB do Windows 10 ou crie sua própria versão usando o Winreducer. Há vídeos no YouTube explicando como customizar.
Se te incomodar muito recomendo o Linux.
Digite no menu iniciar %temp% e apague tudo , no disco *C* vá em Windows e procure a pasta prefecht e apague tudo lá também..
O artigo fala sobre os consumos e gestão da memória RAM e não como poupar espaço em disco.
Para além disso, a Microsoft não aconselha a eliminação da pasta “C:\Windows\Prefetch” e afirma que a sua eliminação não só não aumenta o desempenho como, pelo contrário, levará mais tempo a executar determinadas tarefas.
Eu gostava mesmo era de uma aplicação que mostrasse o nome das extensões do Chrome que consomem mais RAM.
O chrome também tem um task manager.
Basta fazer SHIFT + ESC
Sistemas Operacionais com mais 4 decadas de existência já deveriam usar IA, para essas situações .
Raça atrasada !
IA para consultar quanto memória os processos estão a utilizar? Oh God
Sistemas Operacionais com mais 4 decadas de existência já deveriam usar IA, para essas situações .
Raça atrasada !
UAU… Mostra ai como fazer um SO ó génio da treta….
Á malta que calados eram poetas… Tu és um deles
Bom os humanos que já têm mais de 1 milhão de anos e não conseguem fazer de forma rápida contas de multiplicar e dividir sem terem um auxílio de uma simples maquina de calcular que de IA tem zero, portanto caro Bother pelo comentário que fez à cerca dos sistemas operativos a sua IA deve ser menor que o de uma máquina de calcular.
Bom post, mas existe uma forma mais rápida sem atalhos de teclas, bastando apenas clique direito em cima da barra iniciar em espaço vazio e clicar no task manager. Quanto a RAM, segundo a minha experiência, os separadores de Chrome ativos com muitas publicidades/vídeos fazem o pre-load para a memória RAM física ou da gráfica, consoante permissões para melhor desempenho.
Bom o pior de tudo não é as aplicações gastarem demasiado memória mas sim empastelarem o processador. Se o processador estiver sobre carregado, tudo fica lento, e faz com o que o processador aqueça e gaste muita e energia , o que põe as ventoinhas dos processadores a fazer muito barulho por via de terem de trabalhar na máxima velocidade. Agora sou uma dica para o povo que tenha portáteis com os novos processadores da Intel serem 8250/8265/8550/8565u vao ao gestor de energia e reduzam para 89% o valor máximo que pode ser usado no processador, o portátil fica super silencioso. Se quiser fazey cálculos pesados mudem para 100% vê fica tudo ok, é claro que para os jogos é necessário o processador estar a 100% da sua capacidade,mas para jogos nada melhor que um computador desktop muito com bom arrefecimento e um boa placa gráfica e um grande ecrã.
Um breve comparativo: o Windows é a formosa e gigante Portugal e os Apps maliciosos são as Lojas Maçônicas advindas da Inglaterra. Travaram a pobre Portugal e, agora, nada mais resta do uma minúscula republiqueta maçônica, ineficiente, cara e que atende aos interesses dos Cabalistas, como um zumbi, massacrando seu povo.