Apple afinal não recolhe localização dos utilizadores
Numa nota publicada ontem de tarde, a Apple veio desmistificar e esclarecer toda a confusão que nos últimos dias tem rodeado o iPhone, o iPad 3G e a pretensa recolha de dados de localização dos utilizadores.
Nessa nota, a Apple explica as razões da existência desses dados, a forma como o faz, qual o destino e qual a abrangência funcional dos mesmos. Segundo a Apple tudo tem uma simples razão para ser feito e nada tem a ver com recolha de dados privados.
Depois de toda a informação que foi publicada, inclusive no Pplware, que dava conta da recolha por parte da Apple de informação relativa à localização dos utilizadores do iPhone e do iPad 3G, esperava-se uma resposta da Apple, por forma a que toda esta confusão fosse esclarecida e que fosse explicada a razão pela qual esses dados estavam a ser guardados.
Segundo a informação disponibilizada pela Apple, essa informação serve para que o iPhone consiga de forma mais rápida determinar a localização de um utilizador caso este necessite de o saber. A informação recolhida não é específica desse utilizador, mas sim de hotspots Wifi e antenas dos operadores.
The iPhone is not logging your location. Rather, it’s maintaining a database of Wi-Fi hotspots and cell towers around your current location, some of which may be located more than one hundred miles away from your iPhone, to help your iPhone rapidly and accurately calculate its location when requested. Calculating a phone’s location using just GPS satellite data can take up to several minutes. iPhone can reduce this time to just a few seconds by using Wi-Fi hotspot and cell tower data to quickly find GPS satellites, and even triangulate its location using just Wi-Fi hotspot and cell tower data when GPS is not available (such as indoors or in basements). These calculations are performed live on the iPhone using a crowd-sourced database of Wi-Fi hotspot and cell tower data that is generated by tens of millions of iPhones sending the geo-tagged locations of nearby Wi-Fi hotspots and cell towers in an anonymous and encrypted form to Apple.
A Apple refere ainda que os dados que estão a ser recolhidos deveriam ser eliminados ao fim de algum tempo, mas que por culpa de um bug que foi já identificado, estes dados estavam a ser guardados sem qualquer controlo.
The reason the iPhone stores so much data is a bug we uncovered and plan to fix shortly (see Software Update section below). We don’t think the iPhone needs to store more than seven days of this data.
Foi ainda confirmado um rumor que foi várias vezes referido. A Apple recebe os dados que os equipamentos estão a guardar. No entanto esses dados estão anonimizados e é impossível que estes sejam utilizados para determinar a localização de um determinado utilizador.
This data is sent to Apple in an anonymous and encrypted form. Apple cannot identify the source of this data.
É esperado para a próxima semana uma actualização de software que vai corrigir o bug que impede os dados de serem eliminados de forma periódica e na próxima versão major do iOS estes dados passarão a estar cifrados no iPhone e não vão ser alvo de cópia pelo iTunes.
Artigos relacionados:
- Descoberto que o iPhone regista as localizações dos seus donos
- Location Cache Map – O Android regista a sua localização!
Press Release: Apple Q&A on Location Data
Este artigo tem mais de um ano
“…por culpa de um bug que foi já identificado, estes dados estavam a ser guardados sem qualquer controlo.”
Sem dúvida!
“A Apple recebe os dados que os equipamentos estão a guardar. No entanto esses dados estão anonimizados e é impossível que estes sejam utilizados para determinar a localização de um determinado utilizador.”
Afinal sempre recebem. Anónimos ou não, isso não sabemos, dizem eles.
É estranho que quando as coisas funcionam de forma “estranha” na apple, são bugs…bugs que normalmente funcionam a favor deles. Para uma empresa que, segundo li alguns utilizadores dizer, revê o código mensalmente, não está a ter muito sucesso com os bugs, nomeadamente os que metem privacidade ao barulho.
Sejam anónimos ou não, não sei até que ponto é legal a recolha e arquivo de dados de utilizadores sem o seu consentimento. No software que eu uso (que muitos acusam de violar privacidade), é me sempre perguntado se quero partilhar a informação, mesmo que anónima. Mas enfim, só compra quem quer.
Pois…. e o pai natal existe… toda e qq empresa americana recolhe o que pode. NSA e o lucro do marketing direccionado assim obriga…
LOL.. é melhor esconderes-te… eles andam atrás de ti ! Conspiração… uhhhh… 😛
É engraçado ver que a Apple rastreia e guarda até 1 ano de info privada dos clientes iPhones e iPads, que é facilmente acessível por outros, o que já acontece há bastante tempo sem que eles sequer saibam, e mesmo que os serviços de localização estejam desactivados! E agora vem dizer que são bugs! Ahahah
Ah e claro que isto tudo é para melhorar a experiência do cliente… NOT
Acho que já foi verificado que não guarda nenhuma informação quando os serviços de localização estão desligados.
E já agora, o que entendes por “facilmente acessível por outros”?
É que sendo assim, muitas mais informações sobre mim, e muito mais importantes, estão “facilmente acessíveis por outros”. E vê lá que nem tenho um iPhone…
When I turn off Location Services, why does my iPhone sometimes continue updating its Wi-Fi and cell tower data from Apple’s crowd-sourced database?
It shouldn’t. This is a bug, which we plan to fix shortly (see Software Update section below).
O que tinha lido era que não eram guardados quaisquer dados quando os serviços de localização eram desligados (no geral), havendo registo apenas nas datas em que o serviço de localização estava ligado.
Isto dito por utilizadores que verificaram os registos no seu iPhone, notando saltos nas datas dos registos.
O bug seria apenas o facto de os registos serem mantidos durante tão longo período de tempo, devendo estes de ser apagados regularmente.
Se assim não for, erro meu. 😉
Mas o que eu citei é parte do comunicado da Apple. Ou nem esse é credível?
Hugo, eu sei que é do comunicado (que depois de citares fui ler, pois ainda não tinha lido), e não disse que a tua citação não era credível.
O que disse foi que a ideia que eu TINHA (antes de ler o comunicado) era que não guardava quando os serviços estavam desligados.
Como disse, erro meu 🙂 estava mal informado.
Relax 😉
Uau é tudo o ke tenho para dizer…
Como é que uma empresa como a Apple, sendo considerada cool hoje em dia, escapa “limpinha” na imprensa com uma coisa destas!
Se fosse com outras empresas eram completamente chacinadas!
Até o titulo diz tudo: “Apple afinal não recolhe localização dos utilizadores” quando a própria Apple diz que sim, depois diz que não e depois diz que sim outra vez mas é um bug…
Poupem-me!!
Já se estava a adivinhar isto: não é um bug mas uma feature. “iPhone rapidly and accurately calculate its location when requested”. E a culpa é do GPS ser lento! BAAAHHH.
Amanhã descobrem que um outro bugzinho permite o acesso não anónimo a um engenheiro da Apple que era amigo de um advogado que tinha um cliente que ia muita vez a Elvas, etc.
O título do artigo está errado: recolhe sim a localização dos utilizadores, só se safam pela exactidão dessa localização que se deve apenas à distância das antenas. Mas nas principais cidades dos EUA em que existem inúmeras mini antenas de telhado… a localização obtida dará para identificar local não em milhas mas em metros! Por isso o próximo marqueting da Apple será: “bora usar para a savana ou em desertos onde não será fácil localizar a pessoa!”
O título do artigo está de acordo com o que está explicado no mesmo. As localizações guardadas são da localização das antenas, para um acesso mais rápido!
Está errado sim… A Apple recolhe as localizações guardadas pelo telemóvel que, grosso modo, correspondem às localizações dos utilizadores (anónimas ou não cabe decidir a quem lê).
A não ser que tenhas uma antena no chapéu, a localização das antenas é diferente da localização dos utilizadores.
À parte de ser correcto ou não o registo (que de certeza que não é só a Apple a fazer), a minha interpretação é essa, regista a localização das antenas.
hhhaaaaaahhhhh
agora a apple ta interesada é em saber a localizacao das antenas.
Deve ser para medir a força de sinal e lançarem uma operadora movel
Ela recolhe…palavras do autor : ”A Apple refere ainda que os dados que estão a ser recolhidos deveriam ser eliminados ao fim de algum tempo, mas que por culpa de um bug que foi já identificado, estes dados estavam a ser guardados sem qualquer controlo.” bug ou NAO, ela recolhe, portanto o titulo ESTA ERRADO!
Ui… ele não recolhe, ele captura. Que preciosismos… ó Bruno…
Oh vitor mas para desconversar nem vale apena comentares o que digo, utilizei palavras do autor do texto e do titulo para defender a minha posição, acho que o titulo n esta adequado por duas razoes a 1º é q recolhe informação e basta ler o texto para se ver a contradição e segundo pq a questão sempre foi recolha da informação da antena…e nunca a posição exacta do utilizador portanto o titulo n faz jus a noticia, lamento que n consigas aceitar uma opinião diferente devidamente fundamentada, essa do ”antena n é a posiçao do utilizador” umas vezes funciona outras nao, pq dentro da cidade temos inumeras antenas a distancia n é assim tao grande portanto deixem-se de jogos de palavras pq é isso que se tenta fazer nesta noticia da apple incluindo a propria.
A APPLE RECOLHE INFORMAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DO IPHONE ATRAVÉS DAS ANTENAS E ENVIA ESSA INFORMAÇÃO PARA A EMPRESA!
Confirmado pela propria empresa, diz me se estou errado.
Sempre respeitei a tua opiniao vitor mas desta n percebi a utilidade do teu comentario com o ”preciosismo” usei palavras do autor acho que assim nao caio em descrédito e mantenho a razao por n inventar nada
Bruno Coimbra ok, eu não desrespeitei o teu comentário, apenas acho que não foi certo criticar o título… mas ok se é essa a tua opinião eu respeito.. apenas acho que é um preciosismo desnecessário.. PAZ! 😀
Vítor a minha critica foi no sentido de achar incorrecto o titulo em comparação com o conteúdo da publicação, penso que n terá sido a melhor escolha, mas isso n invalidade a qualidade do artigo nem obriga ninguém a mudar seja o que for, foi apenas uma opinião e como tal é pessoal.
Sempre fui e continuarei a ser um visitante assíduo deste espaço assim como sempre tive e continuarei a ter a tua opinião em mt boa conta.
Abraços
O título não termina na palavra recolhe… o título diz que “…não recolhe localização dos utilizadores”.
No texto está depois explicado que não recolhe a localização (exacta) dos utilizadores, mas sim das antenas/redes wifi às quais estiveram ligados ou passaram. No caso das antenas, essas localizações podem ter diferenças enormes.
Aserio Tiago vamos mesmo ter de voltar a falar disso, ja foi mais do que debatido quando a noticia saiu que a localizaçao das antenas umas vezes pode n ser mt exacta mas outras pode…! ou seja a tua teoria umas vezes funciona..outras nem tanto!
E o pior é que as minhas suspeitas confirma-se, se fores ler os meus comentarios quando a noticia foi publicada pela 1º vez eu referi o facto de estas informaçoes pudessem estar a a ser enviadas sem o consentimento do utilizador para a apple e agora com este comunicado dão-me razao.
Mas ok é um ”BUG” ta tudo explicado e perdoado 😉
Bruno, eu não estou a defender a Apple, nem tão pouco a dizer que estão desculpados, ou que está certo as informações estarem a ser enviadas (porque não acho que esteja certo, e acho pior ainda a recolha mesmo quando os serviços de localização estão desligados, que eu até pensava que não acontecia, como podes ver mais acima em conversa com o Hugo Cura). Ou seja, eu também não acho correcto que as informações sejam enviadas para a Apple sem o consentimento do utilizador, até aqui concordamos.
O que eu defendi é que o título não está errado, e explico porque é que acho isso.
Repara que na notícia de há uns dias atrás o título era “Descoberto que o iPhone regista as localizações dos seus donos”. Ora, isto podia querer dizer que o iPhone registava as coordenadas de GPS da localização exacta, ou até que fazia ele próprio a triangulação a registava a posição dada por essa triangulação.
O título deste artigo diz “Apple afinal não recolhe localização dos utilizadores”, ou seja, não é a posição dos utilizadores que é registada e recolhida, mas sim a posição das antenas.
Agora outra coisa, que é o facto de a posição das antenas poder coincidir ou não com a posição do iPhone/utilizador. Dou-te mais uma vez razão nisso, é verdade.
Mas se é apenas a posição das antenas que é registada, como se sabe se o iPhone estava a 1 metro da antena, ou a 100 metros, ou 1 000 metros? Sendo assim, não regista/envia a posição do utilizador, mas sim das antenas. Foi apenas isto que defendi, e não a inocência da Apple, porque inocente de certeza que não é 😉
Agora fico também com uma dúvida, é registada/enviada apenas a posição da antena? Ou mais alguma informação que permita descobrir a distância a essa antena?
E já ouviste falar em triangulação?
Isto ainda vai em poucos comentários mas parece que nem toda a gente leu/ interpretou o mesmo do comunicado da Apple. Em termos de sumário em português este está bastante bem.
Agora quem achava que o assunto não tinha importância não estava a ver bem a coisa. Disse Steve Jobs que o Congresso dos EUA convocou a Apple para dar explicaçōes.
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/apple_afirma_que_iphone_nao_guarda_localizaca_1147785.html
“This data is sent to Apple in an anonymous and encrypted form. Apple cannot identify the source of this data.”
Será que no ficheiro não é enviado um código que identifique o hardware em si? Anónimo significa não enviar o nome da pessoa ou qualquer informação que identifique, no entanto não quer dizer que não identifique o smartphone em si, certo? Será de facto apenas a localização das antenas wi-fi e operadora?
Eu aqui apetece-me dizer que nao ha fumo sem fogo. Mas verdade verdadinha quem e que hoje nao guarda dados dos utilizadores. Desengane-se quem acredita no contrario. Nao entro na teoria da conspiracao mas qualquer coisa que tenhamos seja la de que fabricante for guarda dados dos utilizadores. Agora… eu e o resto do mundo esperamos que isto nao tenha implicacoes estranhas. Eu nao tenho iPhone tenho outra coisa qualquer… mas sera que eles nao guardam o meus dados? Claro que sim. Estas e outras coisas so fazem e publicidade gratuita e a Apple vem ganhando mercado com estas e outras coisas.
Notícia seria a Apple dizer que sim, segue os clientes! De resto é como lermos no jornal do Avante que o comunismo é o melhor sistema do mundo!
😀
😀 ora está aí um dado curioso. Eu não sabia que o Jornal Avante diz que o comunismo é o melhor sistema do mundo! Não sei porque como não me interesso pelo comunismo não vou ler o Avante. Quem o lê é porque se interessa, porque de alguma forma vai lá buscar qualquer coisa de proveito, uma espécie de interesse ou cobiça!
O mesmo então fazes quanto à Apple (isto metaforicamente claro). Não gostas, não queres… mas não deixas de espreitar, cobiçar 😉 e quiçá ir alimentando um culto à maça… 😀
Vitor temos de conhecer antes de falar..e isso é aplicavel a tudo, ler o avante não significa ser comunista mas que tem interesse em saber o que eles defendem ou promovem para se poder fazer um juizo de valores com fundamentos e não só pq o irmao do amigo do vizinho disse que era assim!
A curiosidade por vezes vai além do simples… conhecer e o comentário era muito dirigido ao afrsa 😉 um leitor que nutre um terrível amor/ódio pela Apple.
Mas, em relação à tua interpretação, concordo obviamente.
A ligaçao sentimental entre o afrsa e a apple isso ja n sei entre marido e mulher…=P
Lol! Só constatei o óbvio! E a relação amor/ódio não é verdade! Gosto de tudo o que for bom… e todos são bons em alguma coisa! Assim como gosto de criticar tudo o acho mau… e critico todos sem excepção, como facilmente se pode ler por aqui!
Agora meter tudo no saco que quem critica coisas más da Apple é porque a ama, já me parece excessivo! 😉
Não te parece também? 🙂
O meu espicaçar não é para com as marcas… mas sim para os super fãs… gosto tanto deles como gosto dos maluquinhos das seitas religiosas! 😀 Acho que isso já tinha ficado claro… 😉
O nosso primeiro tb diz que se não fosse a oposição não era necessário ter-mos o FMI á perna… 🙂
2x
termos pá, termos.
Instalem a porcaria de um corrector ortográfico no browser. porra.
Reacção da Apple a noticias menos favoraveis: isso não acontece.
Registar localização? Nãh, isso é mentira
Problemas de antena? Nãh, estás a segurar o telefone mal
é isso e o tipica abordagem a tudo
P: Porque está o meu telefone a espiar-me
R: Ele nao está. Está sim a registar todas as redes e torres moveis a qualquer sitio que vás.
P: Qual a diferença entre espiar a mim e registar todas as torres para onde eu quer que vá? Não é a mesma coisa?
R: Nao. Porque é feito em base de uma população. Mesmo que a população sejas apenas tu lol.
P: Umm. Okkk? Entao Porque há registos de todo um ano?
R: É um bug
P: Porque não está encriptado?
R: É um bug
P: Tá certo. Entao porquê acontece o resto mesmo quando eu não quero, ignorando a minha vontade?
R: É um bug
Curiosamente ou não isto apareceu quando o iAd foi apresentado. Parecendo que não dá uma vantagem estrondosa a qualquer tipo de competição de fornecedores de publicidade. Ora estar no parque das nações e ver publicidade ao Oceanário…
hehe
Nice xD
Um comentario excelentemente iluminado 🙂
Você é realmente um Iluminado! hahaha
Belo comentário.
Não é nada gente, é apenas um BUG! Um pequeno (ou grande) problema no código, um terrível bug que permite o registro de informações privadas.
Não é uma falha, para mim não me parece ser uma falha, para mim, isso é espionagem, colocaram isto propositalmente.
Excelente!
Oh Luminoso… és um grande iluminado 😀
Boa! o que a Apple fez é exactamente isso que indicas… sacudir a água de cima do capote! 😀
boa análise comportamental da Apple 😛
Esse bug nunca deveria existir em primeiro lugar e o curioso é sondarem por ele a esta altura do campeonato.
Teve mal a Apple e já nem falo d tempo que demoraram a lançar um comunicado a explicar o sucedido.
Eu não roubei carteira nenhuma, apanhei-a e ia devolver ao dono, mas infelismente devido a um bug na minha mão ainda a tenho aqui no bolso e já gastei 20 euros. Peço desculpa
😀
Esta esta boa..
Ontem ia a 140km/hora na auto-estrada. Não era eu que estava a acelerar, foi um bug no acelerador hehehhe
A Apple é perfeita, tudo o resto, são pequenos erros ou má utilização das coisas deles! Enfim…
Interessante, os “bugs” da Apple.
“…e na próxima versão major do iOS estes dados passarão a estar cifrados no iPhone…”
Esta cifra impede qualquer utilizar normal de aceder. No entanto,e pelo que percebi, os dados continuam a ser enviados para a Apple que é detentora cifra. A meu ver, fica tudo na mesma: vão continuar a receber informações pessoais mas que desta vez apenas eles podem ver.
Eu confesso que não acredito numa “inocência” tão projectada nesta nota da Apple. Até porque a Apple é muita dada a “encostar-se” às operadoras telefónicas…
Mas há que ter mão nisto, não só na Apple como nos outros players deste mercado, pois isto deve ser comum a todas, provavelmente nas outras não aparecerão tantos “bugs”… enfim!!!!
Se a Apple diz deve ser verdade… /sarcasm
A Apple é perita em fazer dos outros culpados ou então de fazer solteira essa mesma culpa.
É assim há anos e sempre será.
Mas os yuppies continuam a financia-los…
claro que a apple ganha e muito com isto.. Ou não pensam que isto dá enormes quantias em €€€ pelos dados, para agências de marketing e empresas..
Saber onde os clientes da apple andam habitualmente, ou até as deslocações que fazem, tipo, vou aqui, a seguir vou ali, etc.. e se é repetitivo, se há um padrão, etc..
Faz lembrar aqueles negócios chorudos de venda entre de empresas de contactos e emails, que tanta polémica já deu..
Claro que outros o fazem, mas muitos ao menos ainda perguntam, e mesmo que “roubem” essa informação, não têm um controlo sobre as aplicações e hardware que tem a Apple.. Pois esta só tem “um” hardware (com variantes apenas)um SO, desenvolvido unicamente por ela, e um controlo enorme pelo market deles.. ou seja, só rouba os dados, se quiser, não há cá bugs nem nada..
e por isso, no caso da apple é imperdoável, mais um caso estúpido e mal explicado por parte deles..
abraço
PS: o steve vem já oferecer umas capas novas porreiras para compensar este bug, lolol
A resposta deles, faz-me lembrar os diálogos da GLaDOS do jogo Portal.
Com isto acho que esta tudo dito:)
Estou lá em baixo dizem-me que sim, chego cá acima afinal já não, mas o que é isto 🙂
Parece que afinal sempre enviam qualquer coisita, mas já agora deixo aqui a pergunta, que raio tem eles a lucrar por saberem quais as antenas mais próximas de onde estou? percebo a recolha por parte do equipamento, não percebo é o envio para a apple… parece-me demasiado para “bug”
É apenas um Easter Eggs kkkkkkkkkkkk
Resumidamente é assim. O iOS e o Android usam a mesma técnica para dar quase imediatamente a localização aproximada a uma app que o solicite, sem ter que esperar por uma localização dada pelo GPS que pode demorar minutos (e dentro de casa até pode ser impossível de obter).
O iPhone e o Android guardam um ficheiro, não encriptado, de localizações no equipamento, que pode ser extraído do iPhone com jailbreak e do Android com acesso á “root”, o que é o mesmo.
A diferença, além do período de tempo registado nos dois casos, é que os backups do iPhone feitos através do iTunes incluiam esse ficheiro que podia ser obtido por quem tivesse acesso ao computador.
Agora, o que faz a Apple e a Google com essa massa de informação, para fins comerciais, também não deve ser assim muito diferente. Por acaso a frase que achei mais piada no comunicado da Apple foi:
“Users are confused, partly because the creators of this new technology (including Apple) have not provided enough education about these issues to date”. Ou seja, ainda não sabíamos que tiramos vantagem de um telefone inteligente (smartphone) mas as empresas também.
Estes senhores da Apple devem pensar que as pessoas são atrasadas mentais… para acreditar em paleios destes!
algumas dúvida:
– o telemóvel recolhia a localização das antenas, ou fazia triangulação das antenas para obter a localização
– Os dados eram enviados para o computador, ou eram enviados via nossa conta do itunes para a apple
Não acredito na inocencia da apple, mas tb acredito que não tinha havido má intenção. Podia ser apenas uma forma de melhor a qualidade de serviço. Podemos é discutir se é ético ou não. E aí, a Apple por via das dúvidas está a tentar sacudir a água do capote
Titulo tendencioso e errado.
Apple afinal recolhe localização dos utilizadores mas, foi sem querer.
Ainda no seguimento da conversa… e para a diversão aqui do pessoal… vejam o primeiro episódio da série 15 do South Park! Hahaha!
Cada um usa o sistema que gosta… o resto é discussão balofa!
😉
Acreditam ainda no Pai Natal?
Vamos mas é lutar por valores bem sagrados, a nossa privacidade e dos nossos. Tecnologia sim, mas temos que a questionar e ponderar o que lhe fornecemos de mão beijada.
E que tal um processozinho dos proprietarios contar a apple.
Afinal pagaram um balurdio por um bem que tanto lucro da a empresa que o produz e ainda por cima sao espiados pela mesma.
Ou é de mim ou para sincronizar o iPhone com o iTunes não necessito tão pouco de ter um Apple ID nem sequer necessito de estar Online?
Não quero dizer com isto que estejam inocentes, como qualquer tipo de empresa tendem a tentar obter o máximo de lucro possível e ás vezes até chegam a olhar apenas para o próprio umbigo…
O Android não faz o mesmo?
BlackberryOS?
etc etc…
Podem até fazer mais do que isso sem nunca ninguém conseguir chegar lá…basta eles querem porque na realidade um smartphone está constantemente ou quase ligado a Internet…
Usar dados da operadora, WiFi, etc, para diminuir o tempo que o GPS demora a obter informações… porque não? O meu N900 também faz isso (se eu o configurar para tal), e não vejo nenhum problema nisso.
Agora fazer log disso, é outra história. Se é bug, então é um bug anormal…
Mas, afinal, expomos tanta informação aqui na internet que o log do iPhone não passa de um coisinha pequena no meio de tanta…
Vejo também algumas pessoas (iPhone owners) a tentar “defender” o seu iPhone, que isto é uma feature e tal, assim como eu sou mais virado para o meu N900.
(N900 que é melhor que todos os outros smartphones e vence tudo e tal e é melhor que o não sei que e que não tem erro nenhum e que não sei quê)
PS: Obviamente esta última parte tem uma grande pitada de sarcasmo 🙂
Não percam o 1º episódio da 15ª série do South Park chamado “Human CentiPad” que é obviamente sobre a Apple.