Utilização excessiva do smartphone pode desenvolver novo osso no corpo
Todos os dias ouvimos falar em perigos na utilização excessiva dos smartphones. Além da parte psicológica, a forma como usamos os nossos smartphones e outros dispositivos móveis podem causar transformações no corpo humano.
Recentemente uma equipa de cientistas australianos, revelou que algumas pessoas estão a desenvolver um osso acima do pescoço.
Com a utilização excessiva dos smartphones e a respetiva má postura, o nosso corpo começa também transforma-se e a adaptar-se a essas posições. Uma equipa de cientistas australianos referiu recentemente que estamos a desenvolver um osso acima do pescoço, por estarmos sempre curvados a olhar para o pequeno ecrã.
De acordo com o jornal espanhol "La Vanguardia", os mais afetados são os homens com 67% da probabilidade de desenvolverem este osso. No âmbito da investigação, os investigadores observaram radiografias da coluna cervical lateral, de pessoas entre os 18 e 30 anos, e descobriram 218 casos com este problema, batizado de "protuberância occipital externa". Dessas 218 pessoas, 10% já tinham o novo osso com pelo menos 2 centímetros de comprimento.
Segundo o JN, a cabeça humana, que pesa cerca de 4,5 quilogramas, ao ser inclinada para a frente, para se ver o ecrã do dispositivo, exige uma força adicional do pescoço. Esse esforço prolongado faz com que o corpo humano construa novos tecidos ósseos para suportar a massa. O maior osso encontrado foi de 3,6 centímetros num homem, e 2,7 centímetros numa mulher.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pela notícia, seria possível serem postos links para as sources de onde a informação foi retirada?
O estudo é de 2016 (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joa.12466) tem tido desenvolvimento e a CNN fez recentemente uma cobertura do assunto.
http://www.bbc.com/future/story/20190610-how-modern-life-is-transforming-the-human-skeleton
É isto?
Sim, obrigado.
@Miguel, tiraste-me as palavras da boca, é que:
“(…)e descobriram 218 casos com este problema(…)”
Mas 218 em quantos?
É que 218/500 ou 218/1000000 são resultados completamente diferentes.
Pensava que o 1º de Abril já tinha passado…
A profissão do futuro é mesmo a Ortopedia.
Tratar das costas/pescoço e das artrites das mão, tudo fruto das tecnologias.
Concordo plenamente com o que afirmou.
Quem tiver osteoporose pode ficar contente, vai lhe nascer novos ossos nas pernas, nos braços e no pescoço!
Tens tanta piada..
Se te acontecesse a ti, queria ver se continuava com essas brincadeiras.
Piadas de mau gosto!
Entende uma coisa, Humor Negro funciona dessa forma. Duvido muito mesmo, duvido mesmo muito que não gozes com coisas piores! Toda a gente goza, uns mais que outros, outros menos, não me venhas é com conversas de zé da franga.
Não é por fazer uma piada, que não acho algo sério. São coisas parcialmente diferentes.
Nem mais
Não, não gozo com essas coisas porque pode acontecer a qualquer um..
Como é que achas que uma pessoa a ler isso ficaria, tendo esse problema?
E sim, eu sei o que é humor negro mas me rir arrependo me logo é não faço espetáculo..
Atenção ao politicamente correcto pois n existe forma de agradar a tds. As piadas existem para quem achar piada nelas. É resumindo teve piada bem postado. Quem n gosta segue para o comentário seguinte
Oh ta calado oh santinho. Se tens problemas pira-te da internet que não é lugar para ti.
Mas não há problema do nascimento do osso.
Pelo contrário, há uma adaptação do organismo a um estilo de vida. O que significa que o corpo está a responder de forma correcta. Diferentes sociedades desenvolvem características associadas ao seu mode de vida.
Porque não vê-lo como o desenvolvimento e adaptação evolutiva do corpo à realidade atual?
Quando passamos de quadripedes a bípedes, houvesse na altura estudiosos, também teria sido considerada má postura!!!
Por algum acaso foi comprovado em diversos estudos que temos problemas na lombar por sermos bípedes. Muitos pré-hominideos com má postura
Deverá ser baptizado osso da inteligência, penso assentar bem para a situação em causa!
Por acaso ando com umas dores estranhas por cima do pescoço………
A tal história de se esquecerem que a humanidade lê livros e jornais na mesma posição de usar o smartphone…
Viva,
Têm erros no artigo – não se trata de um novo osso, mas no alargamento de uma parte de um. A protuberância occipital existe em todos nós, o que o estudo aborda é a possibilidade de este se alongar mais que o habitual como forma de adaptação. Não se trata de um novo osso.
É o desenvolvimento de um “novo” osso. (obviamente não irá nascer outro, mas sim uma mudança nos que existem).
Não, não é um “novo osso’. É mais osso. É muito diferente. E não tem nada que ver com a coluna, é na parte e trás do crânio… Normalmente faz um bom trabalho, mas esta notícia está muito patusca, hehe.
Se soubesse o que sei hoje tinha tirado era um curso de Fisioterapia.Esta é que é a profissão do presente e do futuro !! Da maneira que as pessoas andam hoje a Fisioterapia é uma mina de ouro.Então aqueles que trabalham em clínicas de luxo o que eles hão-de ganhar !! Nem se fala.
só o membro reprodutivo não cresce de maneira nenhuma, só pendurando o telemóvel… já vi…
Sou um leitor de livros compulsivo desde menino. A minha posição de leitura é semelhante à dos utilizadores de smartphones. E agora ao fim de muitas e muitas dezenas de anos fartei-me de apalpar (o pescoço, claro) e sinto-me defraudado: não tenho o osso. Tenho que ir já ao médico, está qualquer coisa mal!
Ou será que é no dedo que cresce o osso de tanto raspar no ecrã?
Agora nascem ossos para se adaptar ao estilo de vida? Engraçado que nunca ouvi falar de casos em que nasceram ossos a pessoas que têm uma perna ou braço partido. Prioridade do organismo é que consiga estar 24h a olhar para o smartphone.
Homo estupidus?