NOS demonstra de que forma o 5G poderá ser um aliado na vigilância das praias portuguesas
Num evento realizado no dia de ontem, em Matosinhos, a NOS mostrou algumas das potencialidades do 5G. Das várias aplicações do 5G, uma delas estará relacionada com a segurança da costa portuguesa, nomeadamente dos banhistas que se deslocam às praias.
Na demonstração realizada, em que o Pplware esteve presente, foi realizada uma operação de salvamento a um surfista. Esta operação de salvamento contou com a ação do 5G, demonstrando assim mais uma utilidade desta tecnologia!
No âmbito das celebrações do dia dos Oceanos, que se assinala hoje, a NOS demonstrou as potencialidades da quinta geração de comunicações móveis, aplicada à vigilância das praia e zonas costeiras, através da transmissão de vídeo de alta definição 4K 360º.
O evento realizou-se em Matosinhos, primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, com a colaboração do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, parceiro para o desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas, assentes na quinta geração móvel.
O 5G, com todas as suas características e capacidades, representa uma evolução notória ao nível do tempo de resposta em ambiente de emergência, especificamente na videovigilância e salvamento em zonas de praia.
A simulação demonstrou a diferença que a nova geração de comunicações móveis aporta ao nível de tempo de resposta (latência) e elevada largura de banda (velocidade) no suporte à comunicação de vídeo de alta definição 4K 360ª para as forças de segurança e salvamento. Com a solução 5G demonstrada, qualquer entidade responsável pela segurança das praias ganha maior capacidade de antecipar, prevenir e atuar em situações de perigo ou emergência.
Para esse efeito foi utilizado um drone, controlado à distância, com captura de vídeo de alta definição e que utiliza a tecnologia 5G para ligação à sala de comando. O drone fazia a vigilância da praia onde um surfista se sente mal, sendo de imediato ativado o Sistema de Salvamento Balnear da Câmara Municipal e a necessária assistência prestada.
Isto porque, a partir da sala de comando da Câmara Municipal de Matosinhos (neste caso simulada no edifício do CEiiA) e com o auxílio de óculos de realidade virtual, através das imagens 360º filmadas pelo drone, foi identificada a situação de perigo e disparada a alarmística de socorro. Na sala de comando, para além das imagens projetadas pelo drone, foi possível acompanhar o processo de “salvamento” através uma câmara 360º adicional, instalada na zona de maior afluência da praia.
Ou seja, num futuro próximo e com o 5G, vai ser possível colocar as máquinas a falar com outras máquinas em tempo real e recorrendo adicionalmente a técnicas analíticas de video, já não será necessário esperar tanto tempo por auxílio, melhorando assim a articulação de meios de socorro e segurança.
Para levar a cabo as demonstrações 5G real a NOS solicitou à ANACOM espectro na banda dos 3,5 GHz para as necessárias comunicações móveis.
Este artigo tem mais de um ano
LOL, o surfista estava em linha recta e a 100 metros do drone. É só para enganar e sacar umas massas ao governo!
Coloquem o drone a vigiar uma praia com 2 kms de costa, nem é necessário mais. E que digam quantas horas pode fazer, se consegue sinalizar todas as situações, pessoas no km 0 e 1 pessoa no 2º km.
Qual o raio de visibilidade.
Talvez seja o futuro, mas ainda não o é.
Estamos na frente da Europa, somos os maiores no 5G, estamos na vanguarda, vão-se salvar muitas pessoas, isto é espetacular, o país precisa é disto, vamos investir nisto a toda a força, vai resolver todos os nossos problemas.
Entretanto quando há incêndios morrem pessoas, ou se um dia houver uma grande catástrofe, não temos uma rede nacional de emergência (SIRESP) que funcione como deve ser para salvar as pessoas. Temos os transportes de 3º mundo. Temos um aeroporto que é dos piores do mundo….. etc
+1
O tuga precisa é de net rápida, drones, surf, ondas, copos, comida, carros e roupas boas. O resto (saúde, segurança, protecção, educação) não precisa de fundos, já somos os melhores… (ironia).
Infelizmente é assim. O tuga compara as tecnologias, mas comparar a educação e justiça de países como Alemanha, Holanda, Suécia, etc… nada.
Tudo que é nós não presta
Ó Pedro, fala português. Por favor.
qual o preço que a nossa saude vai pagar por este upgrade tecnologico???
tudo isto para maior rapidez. tambem posso ir do Porto a Lisboa em metade do
tempo se em vez de ir a 120km/h for a 240km/h mas vou certamente correr muitos perigos. pensem nisto.
lol. Vais ter antenas de 100 metros em 100 metros a lançar uma radiação que até te vai deixar tonto.
Não importa que se fique tonto. O Governo precisa saber quantas vezes coçamos o nariz na praia, quem sabe ou não nadar sem ter pé, quantas vezes na praia se dá um beijo ao namorado, quem quase se afogou mas lá conseguiu safar-se antes de chegar o salva vidas depois de nos ver no vídeo, etc, tem de saber não é!! Ficar ali tudo registadinho.
@João Lopes, yá se não morrermos afogados adoecemos com a radiação das antenas… É aberrante
O preço não interessa, para 5G e drones há guito. Para um TGV ou 5G para mais câmaras de segurança? Zero.
Vamos esperar pela Anacom…
Usem cabo de rede sff
Vamos esperar pela Anacom…
Usem cabo de rede sff
Que risada. Estive na praia quando foi efetuado o teste do drone. O dito piloto deixou parecia que tinha aprendido a pilotar naquele dia. Além de ter quase deixado cair o drone na água não percebeu que para o drone funcionar tinha que colocar as baterias. Só 10mins depois é que percebeu que o drone não tinha baterias. 5G?? Nem o 4G está a funcionar em pleno na sua total capacidade quanto mais o 5G. Passado vários problemas de conexão com a rede 5G, que mais tempo passou inactiva lá conseguiram fazer a demonstração. Mas por pouco pq a rede estava a sempre a ir abaixo.
SOMOS COBAIAS!
Video de alta definição na praia
Faz lembrar o Sistema de Crédito Social da China, onde todos estão a ser monitorizados 24 horas por dia.
Humans…