Microsoft lança a primeira versão do browser Edge para Mac
Agora é oficial! A Microsoft já havia disponibilizado uma versão de demonstração do seu novo browser Edge, agora baseado no Chromium. Aliás, por volta da mesma altura veríamos uma versão quase pronta a chegar ao domínio público, mas só agora é que assistimos ao lançamento oficial para os Mac da Apple.
O browser não se afasta muito do seu aspeto em Windows 10, mas há temos algumas surpresas!
Ainda que os primeiros "rascunhos" deste browser tenham sido divulgados no início de abril, só agora é que a Microsoft deu a saber que a primeira preview ou versão de testes estava efetivamente pronta. A partir de agora, todo e qualquer computador macOS compatível pode instalar o Edge Canary a partir desta ligação.
Chegou o Edge para computadores da Apple
Assim sendo, caso pretenda testar este novo browser, já o pode fazer no seu computador Mac. No seu âmago, temos todas as funções que ficamos a conhecer na versão para Windows 10. No entanto, a Microsoft afirma que esta versão tem algumas mudanças e novidades "para "que se sintam em casa num Mac".
Desse modo, temos algumas modificações nos tipos de letra, nos menus, bem como os atalhos de teclado a que estamos habituados nos Mac. A Microsoft foi bem clara neste ponto, mostrando-se disposta a adaptar o seu produto para o ecossistema Apple. A tecnológica garantiu ainda que continuará a aperfeiçoar o browser.
Além disso, temos também controlos para os atalhos diretos para sítios da web, ou para alternar entre os separadores abertos, sendo tudo isto acessível através da Touch Bar dos Mac mais recentes. Ao mesmo tempo, o browser adapta os gestos do trackpad, familiares a qualquer utilizador dos computadores da Apple.
A Microsoft adaptou o seu browser para os Mac
Sendo baseado e construído de acordo com o Chromium, temos algumas semelhanças com o browser Google Chrome. Algo normal, tendo em conta a sua base open-source. No entanto, a Microsoft quer dar aos utilizadores um produto que vá ao encontro dos padrões e tendências da atualidade.
A aposta recai assim na qualidade da experiência de utilização para o mais comum dos utilizadores. Para que todos possam usufruir do seu Edge, tornando a sua interface intuitiva e os controlos simples. Ao mesmo tempo, a Microsoft quer também assegurar aos programadores que a sua solução continuará a melhorar.
Para tal a Microsoft está a colher todas as opiniões que os utilizadores desejarem submeter. Sobretudo quando uma boa parte acabou por abandonar o Edge para Windows, preferindo o Chrome e perante este cenário, a Microsoft quer adaptar o seu browser ao ecossistema da Apple.
As prioridades são assim o desempenho e a simplicidade do produto. Agora, se quiser testar a versão para macOS Canary já o pode fazer a partir desta ligação. Por fim, a empresa prometeu também uma preview para Windows 7 e Windows 8, a chegar em ocasião futura.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Microsoft
A microsoft atrás das modas para ver se fica cool. Começando na telemetria do SO e o dump completo do W10 mobile dá mesmo para ver que o que andam atrás é de data gathering e money money money.
Diz aí uma empresa que não faça isso…
https://www.gnu.org/distros/free-distros.html
Esta empresa.
Mal empregado tempo!
Não acredito no sucesso do navegador.
Se não consegue notoriedade dentro do próprio sistema vai conseguir em outro sistema!
Vá pode disse que também tem presença nos Macs.
Eu não vou instalar.
Ate podes ter um “doutoramento tirado em Londres”, mas és um grande CEPO.
Sr. Doutor Cepo.
ve la se ganhas juizo. Esse doutoramento deve ter sido tirado online so pode.
O Steve Jobs também não tinha licenciatura
És cá um cromo!!!! ” …ai e tal…só usa windows quem é pobre!!! …Já eu tenho um doutoramento e tal….Some-te daqui, vaidoso dum raio!!
O Safari tem limitações no mac como por exemplo não dá para ver videos em 4k no youtube, enquanto que no Chrome já é possível
Este browser dá para usar o silverlight no mac? Para ver por exemplo tvnetvoz.vodafone.pt
Doutorado, só existe um senhor, e ele te ama.
“A Microsoft adaptou o seu browser para os Mac”—»E fez muito bem.Agora só espero é que a Apple nos possa disponibilizar o Safari para Windows em condições,pois está completamente obsoleto !! De notar que a versão para Windows do Safari(versão 5.1.7),não é actualizada e revista pela Apple desde o dia 22 de Agosto de 2016,há quase 3 anos !! É vergonhoso !! 😐
Testei hoje e devo dizer que a primeira impressão é que é o browser é mais rápido que o Chrome e faz sentido pois pegaram na base deste e ainda limparão tralha.