Linux vai chegar aos PCs com ARM graças à Red Hat e ao seu Fedora
O mercado dos PCs vai em breve receber uma lufada de ar fresco. A chegada em massa ao mercado dos portáveis com processadores ARM promete mudar de forma completa o atual cenário.
Até agora, apenas se tem falado do Windows 10 como o sistema para máquinas, mas aparentemente um novo player está a chegar. A Red Hat quer trazer o Linux a estas máquinas e para isso tem o Fedora.
Com o anúncio da parceria entre a Microsoft e a Qualcomm, soube-se que os processadores ARM vão ser a próxima aposta. Muitas marcas já começaram a preparar as suas ofertas, com algumas até a já estarem no mercado.
Mas, até agora, apenas a Microsoft se mostrou disposta a apostar nestes equipamentos. Para isso foi criada uma versão especial do Windows 10. Esta vai estar preparada para correr nesta arquitetura e ter também a necessária emulação do software.
A Red Hat vai trazer o Fedora para o mundo ARM
Mas agora, e numa situação que se sabia ser inevitável, também a Red Hat vem abrir o seu jogo. A gigante do Linux quer ter uma presença e por isso anunciou que tem já equipas a preparar a versão ARM do Fedora.
https://twitter.com/nullr0ute/status/1114903426624704512
Por agora, do que deu a conhecer, apenas estão focados no SoC Snapdragon 855. Este SoC é a evolução lógica do 845, preparando para estes equipamentos e as suas exigências. Mais tarde, o Fedora irá chegar a outros processadores.
Como vai correr o Linux as suas apps nestes PCs?
Resta saber de que forma o atual software vai ser portado para esta nova versão do Linux. A ideia da Red Hat é minimizar a conversão do software, tal como a Microsoft fez no Windows 10. A opção pode mesmo ser a criação de VMs ou a emulação.
A vantagem dos PCs com processador ARM (Always Connected PCs/Always On PCs) está nos baixos consumos de energia e na possibilidade de estarem sempre ligados. Vão por isso ser máquinas com níveis de desempenho intermédio, mas com níveis de mobilidade muito elevados.
Este artigo tem mais de um ano
Interessante, a matéria. Uma boa notícia. Para principiantes continua sendo uma boa opção a distro Mint, que tem características próximas do Windows? Se sim, por que? Saudações.
a redhat vem meio tarde para este mercado.
ha muito que a Debian, Gentoo, Manjaro e Void etc., possuem versoes das suas distros para ARM.
Exacto posso ser newbie na coisa mas o meu arch linux está cheio de arm por todos os lados:
https://archlinuxarm.org/
https://archlinuxarm.org/platforms/armv8/generic
Mas não o corres nestes PCs com SD 855. A questão é haver uma versão dedicada a estes PCs e aos seus SoCs
então no titulo deveria estar, “Linux vai chegar aos PCs com Snapdragon 855
graças à Red Hat e ao seu Fedora”…
+1
+1
mesmo assim.. otima materia…. muito bom a PPLware estar falando bastante sobre Linux… tem muito assunto bom por ai… podiam criam uma materia denominada… “Criando uma Central Multimidia PC/TV”
O quê? Graças à RedHat? Há para cima de muitos anos que há versões ARM de Linux! Que raio de notícia foi esta?
deve ter sido um pequeno descuido de pesquisa do autor do artigo!
Descuido nenhum. As justificações estão dadas nos comentários que deixei, inclusive com resposta ao comentário anterior.
Se calhar tu é que precisas de pesquisar mais sobre que ARM está no artigo.
É a notícia que te dá conhecimento da preparação para a chegada aos SoC SD 855 e aos processadores ARM preparados para os PCs Always Connected/Always On. Linux ARM tens, sim sr, mas para outras plataformas como o Raspberry Pi
Boas…
Gostava se ver à venda (por exemplo numa Fnac, Worten, …) máquinas em exposição e para venda com distribuições de linux. E que os colaboradores dessas lojas pudessem explicar aos clientes as características do linux e aplicações, as de office (p. ex. LibreOffice , …) ou outras que fizessem parte do software instalado nessas máquinas. Talvez desta forma o público em geral começasse a aderir mais a máquinas (PC, Portáteis, …) com linux.
Infeslizmente, mesmo solicitando no momento de compra uma maquina sem SO, essas grandes casas barram a compra, qto mais com uma distribuiçao de Linux. So mandando vir de fora para Portugal. Ou entao compras todo o hardware e montas ao teu gosto. Por ultimo, compras com Windows e zas!
O meu comprei na PCDIga sem SO, estou a escrever nele, com Linux Mint… Não paguei imposto.
Já houve um par de anos em que houve algumas marcas que lançaram versões Windows e Linux (Linux entre 20-50€ mais baratos) e o resultado foi que as versões Linux quase não venderam e um estudo demonstrou que quem comprava as versões Linux, a maioria instalava Windows (na altura o 7) pirateadas e queria era o hardware mais barato.
Dar liberdade para instalar Linux traz azo a muitíssima confusão, cada marca com uma distro diferente, clientes sem saberem o que fazer, etc. Portanto a solução é simples: Windows em todos eles por um preço residual (com licenças oem o Windows sai a menos de 5 euros por PC) e não causa confusão.
Sabes que os lugares de destaque nas bancadas da fnac tem um custo pago pela marca do laptop ou, em alguns casos, até à MS suporta parte dos custos promocionais para ter o Windows em destaque.
Não é má vontade das “fnacs”, é mesmo somente negócio.
Quando vi o título pensei que fosse para outra coisa.
Julguei que fosse para aquelas boxes xinocas com android.
Isso sim é que era grande malha, é que aquilo com Android mal se arrasta. sei que tem método mas acho que é grande gambiarra… Vou ver se testo este fim de semana, já ando á muito tempo a adiar.
mandas vir (https://www.ebay.com/itm/PC-Fujitsu-Esprimo-E9900-Core-i5-650-3-2GHz-RAM-4-GB-HDD-250-GB-W7PRO-/264244674896?_trksid=p2349526.m4383.l4275.c10#viTabs_0) e metes uma distro linux com instalaçao minima so para o kodi, nem precisas de ambiente grafico para nada e por 120 paus!!!
Aos anos que as distribuicoes de Linux teem suporte para ARM. Estes “criadores” de noticias precisam de fazer melhor o seu trabalho
E corres essas versões nos PCs com SoC 855? E tens versão do Fedora para correr ali?
John Doe & Verruga: correr em ARM não é o mesmo que estar otimizado para um SoC específico. Cada GPU, VPU, sensor etc precisa de um controlador e o SO estar otimizado. Senão corre tudo em modo de compatibilidade, ou seja, lento. Isso faz a diferença entre parecer um Atom antigo ou um i5 atual.
O Pedro e restantes deveriam aprender a escrever as notícias de modo mais exato porque só a meio do texto se percebe que é uma versão especial para SD855.
Mas são ótimas notícias, especialmente se sair uma versão de Windows com (todos) os controladores para o SD855. Gostava de ver como se comportava…
Pedro Simões, mas há quantos anos já existe distribuições para arm? Quer links para algumas?
E começar o seu post com aquela primeira frase, é quase “crime intelectual cibernético”.
Não me diga que também é dos que acha que processadores arm irão ser melhores do que os qu actualmente equipam os portáteis? Se calhar, seria melhor uma adenda á frase, a explicar em que considera uma melhoria a utilização de Taís processadores em portáteis.(se for só pelo factor consumo de energia, então será para portáteis de brincar ao Facebook e Instagram)
Vamos por partes. Distribuições ARM? Sim, existem, mas para boards tipo Raspberry Pi e outros dispositivos de, atrevo-me a dizer IoT e similares.
Agora distribuições dedicadas e preparadas para os PCs Always Connected/Always On não existem. Já temos uma versão do Windows 10, também ela criado com o foco nestes SoCs e em tudo o que eles podem oferecer.
Quanto a esta plataforma ser melhor ou pior que os actuais processadores, a coisa não é assim tão direta como querem fazer parecer. Sim, são SoCs ARM, mas criados com o propósito de serem usados fora dos dispositivos móveis. Mais potentes, com consumos de energia mínimo e com tudo o que isso depois traz, como o instant boot. Os paradigmas da computação estão a mudar, e muito. Acredite, se quiser, que existem já muitos servidores com SoC ARM no mundo e com prestações de fazer envergonhar muitos processadores X86 e afins.
Alguma coisa não está certa nesta notícia. Como já foi dito e bem, há imensas distribuições ARM. A Fedora vai fazer algo adicional que isso?
Mas estão preparadas para esta plataforma? Com SoCs dedicados e com tudo o mais que isso envolve? Não!
Provavelmente ao meter uma distro do Raspberry Pi ali a coisa não corria bem a todos os níveis.
Este é o primeiro passo para existirem distribuições dedicadas a estes PCs, com tudo feito como deve ser.
Exacto Pedro. Então a nóticia devia ser essa. Fedora vai optimizar/preparar distro para o SOC tal. Deve ser melhorado o artigo. Cumprimentos.
Forçosamente esta arquitetura poderá promover novas oportunidades para os atuais e futuros OS.
Boa tarde.
O Debian desde o inicio oferece suporte nativo a sistemas arm w arm 64.
O ruim do Fedora é o tempo de suporte pequeno. E claro, Fedora nada mais é que uma distro de testes da red hat.
EU comprei o meu último portátil SEM SISTEMA OPERATIVO e meti o Linux Fedora nele. É dele que estou a escrever ! Há muitas lojas que vendem portáteis sem sistema operativo, basta escolher.
Estou com Fedora 29 neste momento, vim de Arch e para já gosto. Até pelo facto de ter conseguido pôr a Nvidia a funcionar (coisa que não consegui no Arch), vamos ver se fico pelo Fedora.