A Google trouxe publicidade para a Android TV e os utilizadores estão furiosos
O Android toma muitas formas e está em muitos dispositivos e plataformas. Uma das que mais tem crescido é o Android TV, que alimenta televisões e boxes que dão acesso a conteúdos multimedia.
Uma mudança recente neste sistema operativo veio mudar de forma radical o que oferece. A Google colocou publicidade na Android TV e os utilizadores estão furiosos com esta nova área.
A publicidade também já chegou à Android TV
As primeiras queixas começaram a surgir há alguns dias. Davam conta de uma nova área presente na área principal da interface do Android TV, aparentemente dedicada a publicidade e a conteúdos patrocinados.
Do que é revelado, esta nova área está presente em todas as Smart TV e boxes Android onde foi instalada uma atualização recente. Foi esta que trouxe a novidade que está a deixar os utilizadores descontentes. Depois de investirem uma elevada quantia numa destas televisões, recebem agora publicidade que não pediram.
Google reconheceu a situação mas não vai mudar
A Google já veio a público reconhecer esta nova situação e indicou que se trata de um programa de testes. Estará limitado a um conjunto não alargado de utilizadores e ainda está a ser definido na sua forma final.
Esta revelou ainda que este piloto destina-se a melhorar a utilização deste sistema operativo. Quer ainda dar aos utilizadores a melhor experiência de utilização possível. Para isso iniciou este piloto e deverá mantê-lo.
This Android TV sponsorship banner is pretty darn awful. Not Fire TV levels of awful, but an unexpected, unpleasant surprise. https://t.co/atRHrEmMZJ pic.twitter.com/UQidnkFhjh
— Dave Zatz (@davezatz) April 5, 2019
A Sony reagiu e é alheia a esta novidade
A Sony já reagiu a esta novidade, mostrando que não tem qualquer controlo sobre esta nova área e que a mesma é responsabilidade da Google. Indicou ainda que a mesma pode ser removida com a criação de um perfil restrito.
Esta não é uma novidade que esteja a agradar aos utilizadores. Mesmo sendo apenas um piloto, esta nova área está a aparecer a demasiados utilizadores com Smart TV da Sony, TCL e outras marcas. Também a Xiaomi Mi Box e a NVIDIA Shield têm esta novidade presente.
Este artigo tem mais de um ano
Ah espera, usam serviços de uma empresa cujo modelo de negócio é a publicidade e ficam surpresos e furiosos?
Se ao menos ficassem furiosos na mesma medida quando a Google lhes saca informação pessoal todos os dias talvez pudesse haver alguma mudança…
A informação pessoal que a Google nos saca é conhecida e damos autorização.
Comprar uma televisão de uma marca e depois estar a levar com spam não está relacionado com esse assunto.
Aliás, a tua informação a quena Google tem acesso é aquela que tu lhes queres dar, ou que aceitas que eles tenham…
A publicidade é-te impingida e não podes fazer nada quanto a isso… A não ser trocar de televisão…
Tão ingénuo. Essa conversa do só tem acesso ao que “nos lhe damos”. Aconselho-te a te informares um pouco sobre isso.
Se compras um TV com base Android estás sujeito a levar com publicidade (ou spam como lhe queiras chamar). Afinal, tb aceitaste isso, da mesma forma que aceitaste a recolha de dados? Ou essa “escolha” é na verdade uma não escolha, porque como dizes a única solução é trocar de TV, portanto a “escolha” torna-se numa “escolha” de uma só hipótese.
Ze, eu não sou ingénuo. Sou informado.
E sim, a google só tem acesso ao que lhe damos e ao que de forma (in)voluntária partilhamos com eles…
E olha que não é difícil passar-lhes ao lado. Mas não pode ser com essa postura de “ah, eles sabem tudo por isso mais vale dar-lhes a informação de avanço”…
Já no caso da TV, é um bocado diferente mas se não queres ver isso, então não vejas…
A função é quase a mesma do Itunes. Com a diferença que para a compra de uma televisão, não são pagos 190 euros, para o acesso aos serviços de updates ou remover, alguma, da publicidade.
Deixe que lhe diga eu adquiri um equipamento no caso uma smart tv que paguei e que traz um sistema operativo instalado pelo fabricante por-conseguinte paguei o conjunto visto que o equipamento é um todo e não duas partes separadas, nas condições de venda nada refere que o software é gratuito e que estou obrigado as regras do jogo da google ou do fabricante do mesmo software.
Visto isto legalmente (penso eu) não me pode ser imposta publicidade ou violação da minha privacidade, visto que eu não dei autorização para ser monitorizada a minha a minha utilização do produto ou outras alterações sem que me seja pedida autorização.
As pessoas esquecem-se que ao pagar estão a pagar o produto final para que receba publicidade direccionada ou não tem que legalmente ter um qualquer lembrete etc etc etc que me pergunte se aceito ou não, tal como acontece já a algum tempo em documentos de empresas etc etc em que temos que por o visto de aceitamos receber publicidade etc etc.
por isso no dia em que me aparecer publicidade na minha smart tv , tanto o fabricante como quem me envia a publicidade vai ter que responder pela violação dos meus direitos. se todos fizerem o mesmo a coisa muda ate la só um ou dois a reclamar nada da resultado.
o problema é que esta se tão agarrado a google com em tempos se falava da Microsoft mas no fim la vamos todos comprando estas maquinas de vender publicidade chata abusiva e intrusiva pois ultimamente é mesmo de mais.
Á serca de 2 semanas instalei no meu smartfone um bloqueador de publicidade ja vai em 100000000 de bloqueios uma coisa a certa o meu equipamento esta mais utilizável sem ter que esta a passar a frente a cada 3 cm de ecran do que realmente quero ler , 5 cm de publicidade.
google so sabe isso ADS, e malware!
Queriam televisao com aplicativos e gratis, era uma alegria, quem quer ter as coisas tem de as pagar, inchem se quiserem.
lol, não pescas nada disto
Pois é o pagamento que o Google recebe é justamente a propaganda e os seus dados pessoais de utilização que vão demarcar que tipo de propaganda você receberá.
Que absurdo… A tv não veio de graça. Já já vai ter fabricante abandonando quando as reclamações aumentarem.
Ainda bem que eu peguei a Samsung, que usa o tizen
Na minha opinião a Samsung nesse aspecto esta uns passos atrás da LG em Smart TV, tenho eu uma de cada cá em casa a nível de updates a LG da 10-0 a Samsung, esta dita cuja só se importa com vendas seja em que ramo for, vendas e vendas e pós venda e para o boneco…
Leanback launcher não presta, é muito pesado e pouco configuravel. Recomendo desinstalar o leanback, atraves de ADB e instalar um launcer, tipo o TVLauncher, é leve e facíl de configurar. Problem Solved – Fácil
A sony que deixe de usar o droid e use algo com qualidade sua. Pir outro lado, quem compra uma tv com droid é porque gosta, já sabe que a parasitoid é assim. O isco é apetitoso mas sempre tem um anzol escondido.
Deixa-me profundamente irritado saber que depois de investir numa TV Sony que vou acabar de receber publicidade da Google porquê a Sony aparenta não tem qualquer controlo sobre o sistema operativo, limitando-se a adapta-lo o suficiente apenas para correr nos seus televisores.
Devia existir legislação que obriga-se que este tipo de publicidade não fosse possível depois do utilizador ter comprado o produto, ou seja, devia pelo menos exitir um botão que permitiria desligar publicidade.
PS: Já existem TV’s da LG e da Samsung a apresentar anúncios no home screen e na respectiva app store; Será que os fabricantes não percebem o prejudicial que este tipo de anúncios são para a marca?
Os fabricantes só vão “perceber” o que isso pode ser prejudicial para a marca…se as pessoas deixassem de comprar as TVs com esse SO instalado. Mas as marcas sabem perfeitamente que a maioria dos consumidores é como os carneiros/ovelhas…seguem a “moda” e depois reclamam que foram “enganados”!!
As TVs Samsung enviam os comandos de voz a terceiros e ficavam “à escuta” e continuam a vender como paezinhos quentes.
Vitor, acho que quem compra tv com Android não é por moda, aliás salvo engano são mais caras que as que se utilizam de software proprietário, haja vista que estás com dois ou três anos param de funcionar o YouTube por exemplo e o fabricante alega que a Google mudou uma vírgula dentro do código e que isso não pode ser replicado pois ele não deixou espaço sobrando na memória da TV ou na verdade porque não quer mesmo e a intenção é que você troque de televisor para voltar a ter o recurso aí que as pessoas fogem para o Android para que possam ter segurança de que poderiam usar os recursos SMART por mais tempo.
O problema é o ecossistema, o mesmo se passa com o telemóveis, ninguem quer comprar uma TV que não suporte nativamente Netflix, HBO, Spotify e outras apps que o pessoal usa…
Por acaso comprei a minha TV a pensar em dar-lhe 5 anos de uso (minimo) e que antes disso o SO já me começaria a limitar, dai ter escolhido a TV pela qualidade de imagem e quando o SO começar a apresentar a idade coloco-lhe uma box, seja, Android ou Apple TV.
Por outro lado pergunto-me será que a Apple nunca mais se decide a licenciar o software Apple TV de forma a vir integrado directamente nas TV’s, com eles a mudarem foco para serviços, já deve faltar pouco tempo? Sinto que a Apple respeita muito mais a privacidade dos utilizadores do que a Google.
Acredito que no Brasil exista sim lei que impeça, pois a característica do produto foi mudada e isso é chamado de defeito oculto, de uma pesquisada por aí, talvez ache algo.
O problema da minha Sony com Android foi ter pifado o painel assim que passaram os 2 anos da garantia. Nem compensa arranjar. Android não é mau, Kodis e média players corriam na tv sem precisar de mais nada. Quanto à Pub, parece me inevitável.
A minha TV comprei-a no inicio do ano, se ela se avariar ao fim de 2 anos nunca mais volto a comprar da Sony, seria um exemplo gritante de “obsolescência programada”.
Claro que é.
Avaria ao fim de 2 anos, solução painel novo com mão de obra e iva. 970 euros.
TV saiu mais cara nova.
Para mim quem compra TVs droids novas não havia nada a fazer senão aceitar a política de publicidade mas nas que já estão na rua, não.
Quem comprou uma TV Droid não pagou menos para ver publicidade. Agora é a Google a querer ganhar a força toda. Muito mal.
As pessoas também pagam por canais premium (sporttv etc) e levam com publicidade, nada de novo
Pagamos bilhete no cinema, que até nem é nada barato e levamos com publicidade!
Isso sim é revoltante!