Supremo: alternativa ao TeamViewer para a assistência remota
Pedir ajuda informática a alguém pode ser uma forma de ultrapassar problemas. Podemos pedir a um amigo, um colega ou mesmo um técnico especializado que se liga remotamente no PC (se possível) e nos pode ajudar, ou nós ajudarmos a resolver o problema através, claro, da assistência remota.
Existe uma aplicação popular no mercado que muitos de nós reconhecemos automaticamente no que diz respeito a assistência remota, o TeamViewer. Mas e se lhe dissermos que o SupRemo é a mais recente ferramenta capaz de deixar qualquer um com a possibilidade de dar e receber ajuda ou assistência remota sem dificuldade e de forma ainda mais fácil?
O que é o Supremo?
Antes de tudo convém fazer uma breve introdução a esta aplicação de forma a dar um melhor enquadramento. Assim, o Supremo é um software, gratuito e em português, de acesso remoto que permite oferecer ou receber assistência ou ajuda remota a amigos, conhecidos ou clientes.
De forma a ser o mais simples possível, o Suprem compõe-se de apenas um ficheiro executável, muito pequeno, e caso necessário dispensa qualquer instalação.
Com apenas alguns cliques torna-se fácil oferecer – ou receber – suporte via Supremo em qualquer PC no mundo inteiro.
De forma mais simples e direta, o Supremo é uma alternativa tão completa como direta e viável ao TeamViewer, sem margem para dúvidas. Mas vamos analisar melhor.
Protocolo e Conexão
De acordo com os seus programadores, o Supremo utiliza um poderoso protocolo de transferência de dados que nos permite conectar a computadores remotos por trás de routers e firewalls sem precisar de nenhuma configuração. O Supremo dispensa instalação ou configuração, possuindo uma conexão é extremamente segura que inclui criptografia integrada.
Uma das grandes vantagens desta ferramenta de apoio remoto reside no facto de permitir que vários utilizadores se conectem ao mesmo computador. Esta função pode ser de extrema utilidade caso necessitemos realizar sessões mais complexas de ajuda ou quando necessitamos fazer uma apresentação via Internet.
Por exemplo, em casos mais profissionais, os nossos clientes podem conectar-se ao mesmo tempo a um computador na nossa empresa e assistir a uma apresentação de produtos e serviços.
Características do Supremo
Se o Supremo pretende ser uma alternativa viável então são obrigatórias as características que apresenta como forma de combater o TeamViewer:
Sem configuração ou instalação:
Um dos melhores argumentos para o uso desta ferramenta reside no "próprio peso": ao nível de recursos de sistema consome muito pouco, não deixando o PC mais pesado por causa das suas funcionalidades. A esta característica adiciona o facto de o Supremo evitar qualquer tipo de instalação.
Basta executar a aplicação e já está a funcionar. Como dito anteriormente, não é preciso qualquer configuração de router, firewall, etc.
Assistência remota:
Outro grande recurso que este software possui é o acesso remoto autónomo, isto é, podemos aceder ao nosso próprio PC a partir de qualquer de qualquer local.
Neste caso, importante, para usufruir deste recurso é obrigatório instalar este aplicativo. Existem diversas versões:
- iOS,
- Android e
- Windows
Características de segurança e assistência remota:
Os utilizadores que, de forma frequente, acedem ao seu PC e partilham os seus ecrãs periodicamente, pensam amiúde nos problemas de segurança. Afinal, se a conexão não for segura, fica um grande problema por resolver.
A verdade é que não é fácil manter os hackers de invadirem e roubarem informações confidenciais. Mas ainda mais difícil para quem tiver um negócio de manter a sua informação a salvo. Aqui o Supremo funciona bem no contexto da segurança.
O software é composto por criptografia AES de 256 bits, considerada a melhor opção no domínio. Além disso, este aplicativo também é «amigo» dos gestores de TI mas não só. E também é compatível com o UAC.
Catálogo de endereços incorporado:
Provavelmente, uma das características mais importantes do Supremo é o catálogo de endereços. Para quem já usou o ecrã com várias opções, o recurso pode mostrar-se de grande utilidade, uma vez que que este catálogo de dados contém todas as informações necessárias para nos conectarmos com as pessoas.
Para perceber melhor: não necessitamos instalar e inserir manualmente um endereço cada vez que uma conexão remota é feita com uma pessoa.
Suporte para reuniões:
Esta característica é uma das mais importantes do ponto de vista comercial: o recurso de reunião. Vamos poder partilhar o nosso ecrã com mais de duas pessoas. Neste caso, vamos inclusive ser um recurso de diagnóstico e, em seguida, remotamente, explicar ou resolver alguma situação dentro de um grupo com assistência remota.
No caso das conversações, somente existe a conversação por texto No entanto, há apenas um recurso de bate-papo de texto que pode encontrar neste software. Os recursos de bate-papo por vídeo e voz não estão disponíveis. Portanto, você precisa de serviço de áudio, você tem que usar um equipamento externo.
Personalização:
Sim, é possível colocar a marca da nossa empresa no Supremo, tal como acontece com o TeamViewer. Isto é uma opção importante e que permite usar um recurso interessante para a empresa que faz deste tipo de produto, ou não, uma mais valia com a sua marca.
Para esta ação está à disposição, inclusivamente, um guia que ensina o passo a passo e que pode ser visto aqui.
Aplicação Móvel:
Outro recurso que podemos utilizar com o Supremo são as suas ferramentas portáteis que, convenhamos, nos libertam do fado de ter de estar sempre em frente ao PC.
Com versões para Android e iOS, vai ser mesmo muito simples trabalhar com esta ferramenta e participar de eventos importantes, sem atrasos.
Porquê escolher o Supremo ao invés do TeamViewer?
Esta é sempre uma questão sensível e carregada de alguma subjectividade. Podemos começar a falar a interface do Supremo que foi pensada e inspirada no Windows 10 o que vai permitir uma rápida e fácil adaptação a qualquer utilizador. Ou melhor, podemos falar da facilidade com que a partir de agora vai ser possível dar/receber assistência remota.
Poder executar directamente ou instalar a aplicação também é uma das mais validas. Quem pretender fazer uso da função de controlo remoto pode instalar o aplicativo. De outra forma basta simplesmente correr a aplicação sem necessidade de instalar.
Mas claro, existem outros fatores, fortes e que podem marcar a diferença que tornam o Supremo uma ferramenta a adoptar em detrimento do TeamViewer, como por exemplo, no caso dos profissionais, o preço. Isto é, com toda a panóplia de funções e tarefas incluídas, o preço desta ferramenta é inferior ao software mais conhecido do mercado.
Existem vários planos de pagamento, anuais ou trimestrais, divididos por planos individuais ou profissionais. Poderão consultar tudo através desta ligação. Para USO PESSOAL o SupRemo é totalmente GRATUITO.
Por outro lado, o Supremo não requer qualquer configuração de firewall ou router, o que lhe dá por si próprio uma autonomia fantástica e evita muitas dores de cabeça no que toca a configurações.
Além de compatível com o UAC, o Supremo usa protocolos de criptografia para comunicar o que garante um largo espectro de segurança nas comunicações e na privacidade de quem estar a usar.
Claro que nem tudo são rosas, como diz a gíria popular, contudo o Supremo esta a um pequeno passo da perfeição. Na nossa opinião, neste momento, ficou somente a faltar o suporte de voz e a finalização do processo de quem estiver na zona de trabalho remoto, ou seja, no PC que recebe ajuda/assistência.
A nossa opinião
Depois de analisado o software, em várias vertentes, verificamos que todo o seu potencial é efectivo. Com um aspecto gráfico inovador e atractivo, conexões bastante rápidas, mesmo com ligações de rede ou de Internet mais débeis, o Supremo foi capaz de funcionar de forma sempre fluída.
As suas funções chegam-nos à mão de forma muito simples e rápida, devido a ser muito intuitivo. Claro que em todo este teste tivemos sempre o TeamViewer como grande comparativo e é aqui que o Supremo se destaca. Não se fica nada atrás do líder de mercado e podemos mesmo estar perante um TeamViewer killer. O tempo o dirá.
Para quem tiver a curiosidade de experimentar recomendamos que testem e digam de vossa justiça. Acreditamos que não se irão arrepender e, quiçá, mesmo mudar para esta nova ferramenta pois a sua qualidade está patente.
Como ferramenta gratuita é muito eficaz. Como ferramenta profissional faz as delícias de qualquer IT seja numa pequena, média ou grande empresa.
Este artigo tem mais de um ano
AnyDesk dá 10 a 0 a teamviewer e supremo. Uso em ambiente profissional e nota-se bem a qualidade deste menino.
Uso AnyDesk também, em ambiente profissional. Faz tudo o que necessito.
Mas é sempre bom conhecer alternativas, não conhecia.
mas é de graça?
Mas, há de graça, com segurança e suporte a Windows e macOS ?
Como eu não trabalho de graça, ficarei surpreendido se existir um com segurança.
TigerVNC
https://www.dwservice.net
Testa isto. Acho muito interessante
Tenho que testar visto que parece funcionar a 100% com o Pine64…
Grande dica!
Uso há mais de um ano.
Nunca tive problemas e não sinto falta do teamviewer
Gratuito para uso pessoal e profissional
Sim, para uso pessoal
Sim é de graça
Desconhecia. Vejo que o preço é similar ao TeamViewer (estou focado no preço de um user) e também vejo que suporta multiplos sistemas operativos, tal como o TeamViewer.
Qual a diferença para ser melhor que o TeamViewer, uma vez que o preço e multiplataforma são similares entre ambos ?
Simplesmente é gratuito, logo não vejo o porque de estar a ver preços.
Gratuito para uso pessoal apenas.
também vê-se com mais qualidade, e melhor interface.
Sem contar que não precisa de instalar nada, basta fazer download e executar.
Uso o teamviewer há muitos anos sem instalar nada…
Quer no cliente quer no meu PC!
1. Para um acesso a um terminal o preço anual é praticamente o mesmo do TeamViewer (a diferença é residual), portanto a meu ver, o preço não será o factor diferenciador.
2. A interface é irrelevante. O que interessa é fazer o acesso e resolver problemas, logo esse também não será um facto de diferenciação.
3. O TeamViewer suporta macOS e este não e para mim só por isto, o TeamViewer começa logo a ganhar.
4. Por último mas não menos importante, o TeamViewer está bastante difundido, o que faz com que parte dos utilizadores já o conheçam e não seja assim necessário perder-se tempo a dar suporte à ferramenta de suporte, lol !
Assim que vi este tópico fiquei deveras interessado, mesmo que seja uma ferramenta não conhecida mas assim que se vi praticamente o mesmo preço e sem suporte a macOS, falhou redondamente.
eu, perspectivas interessantes, mas não concordo de todo. Se me permites vamos lá argumentar também:
1. o preço é factor diferenciador nem que seja por 5 euros. Exemplo, se tu ganhares 1000 euros e eu ganhar 100 euros para ti o preço pode não ser importante mas para mim, certamente vai ser.
2. não poderias estar mais longe da verdade. Qualquer programa pode ser o mais completo de todos mas se não estiver bem organizado e disponibilizar uma interface user-fiendly sabes bem que te vais ver “à nora” para encontrar e aplicar as funções que procuras
3. Não suporta MacOS por enquanto, tanto quanto pude apurar, pode estar para breve.
4. É uma questão de perspectiva. Posso assumir pela tua afirmação que és uma pessoa de «raízes» sempre com as mesmas soluções sem querer conhecer outras ferramentas?
Falhar redondamente é sempre uma perspectiva que, neste caso, é totalmente subjectivo da tua parte e, provavelmente, para as tuas necessidades específicas. Posso afirmar que esta ferramenta é uma grande mais valia mas, lá está, é a minha opinião e os meus testes….
1. OK, levando ao limite, sim poupas ali uns euros num ano de utilização mas a meu ver que vai pagar por uma licença destas não ganha 100 €, logo se queriam fazer um preço mesmo agressivo, tal um dos factores mencionados como diferenciador, era um desconto mesmo à séria, mas compreendo o ponto de vista;
2. Verdade, mas o TeamViewer é assim tão mau ? Penso que não seja o foco neste tipo de soluções mas OK;
3. Isso é interessante para se voltar a validar de futuro. Para “mim” se não tiver suporte a macOS nem sequer equaciono como opção ainda mais na vertente paga, tendo a concorrência suporte a tal;
4. Tanto quero, que este tópico chamou-me à atenção e comentei 🙂
Sim, é subjetivo mas também fiz o mesmo comentário acerca do Windows Mobile (ou Winows Phone)…
eu, entretanto, indaguei a marca e recebi a seguinte resposta (não traduzi para que não hajam perdas de lost in translation):
– Pricing: Supremo is much cheaper than Teamviewer. It is one of the most affordable tools among remote desktop software. If purchased annually, the Business plan (3 users with 1 license) is 5€/month per user;
– MacOS support: it will be released by the summer and there will be amazing improvements with interface, UX and performance.
– Other: some of the greatest features are unlimited installation on unlimited number of PCs and Servers and the possibility to install as Windows service for unattended access.
Parece que a última vantagem é de facto uma grande vantagem. Quanto ao MacOS penso já ficou devidamente e temporalmente esclarecido. Quanto ao valor vês aqui a diferença.
Mas lá está, não pretendo impor absolutamente. Quero apenas apresentar esta alternativa que encontrei por mero acaso e que entretanto já tive a oportunidade de encontrar outro software da mesma marca que talvez venha a testar, se tiver tempo.
– Other: some of the greatest features are unlimited installation on unlimited number of PCs and Servers and the possibility to install as Windows service for unattended access.
Têm que se informar mais, pois tenho uma licença de Teamviewer que permite clientes ilimitados, está é limitado a uma sessão e há muito tempo que permite ser instalado como Windows service!
E no vosso artigo também este ponto não bate certo:
Porquê escolher o Supremo ao invés do TeamViewer?
Poder executar directamente ou instalar a aplicação também é uma das mais validas. Quem pretender fazer uso da função de controlo remoto pode instalar o aplicativo. De outra forma basta simplesmente correr a aplicação sem necessidade de instalar.
O teamviewer permite simplesmente correr a aplicação sem necessidade de instalar há muito tempo!!! Anos!
Já usei e não gostei. Quando acedia a contas sem previlegios admin entao era uma dor de cabeça.
João, no PC de testes que usei para comunicar, cujo qual não tinha privilégios de admin funcionou a 100%. Há quanto foi esse teu teste?
Boa alternativa. O teamviewer está aborrecido de usar. Quanto mais melhor.
prefiro VNC do que qualquer outro, Teamviewer também uso mas com menos frequencia
É pena que não dê para controlar o telemóvel que é uma das grandes falhas do TeamViewer.
Outra grande falha é não permitir a transferência de ficheiros entre Android e Windows (plataformas testadas).
O Layout também precisava de uma revisão, o do TeamViewer é bem mais polido.
No entanto parece bastante leve relacionada com o TeamViewer.
Uma nota, o TeamViewer também é gratuito para uso pessoal ; ) a forma como o texto está escrito, dá quase a entender que não…
“[…]Para USO PESSOAL o SupRemo é totalmente GRATUITO.[…]”
Já vi que para Mac Os não tem suporte, para Linux também não vi suporte. pelos comentários o preço será semelhante, não consigo vislumbrar como pode ser alternativa profissional.
Gostei de saber que existe é sempre bom ter novos conhecimentos.
José, se puderes, dá uma vista mais acima nos comentários. Vais encontrar algumas respostas. 😉
É sempre bom aparecer concorrência.
Mas o TeamViewer já tem uma grande vantagem em relação aos outros, é o mais conhecido e difundido (pelo menos em Portugal).
Quando tenho de fazer uma assistência remota, quase sempre o cliente já tem TeamViewer instalado. E obviamente não se vai perder tempo a descarregar e executar outro software…
Sérgio, concordo com a perspectiva…mas se uma versão do TeamViewer der problemas? O teu cliente não descarrega o software na mesma?
Bom ponto de visto, de facto terá de actualizar a versão do software, pode ser um bom pretexto para experimentar outro software.
Alternativa para grandes, pequenas e médias empresas (software muito seguro e muito mais rapido) com assistência técnica! E updates regulares
https://www.splashtop.com/
Experimentem, eu já experimentei. Esta mais adaptado para empresas do que para o ramo domestico.
No mau caso a minha experiência de prestar assistencia remota é com Linux. Uso SSH via VPN. Quando preciso de “ver o ecrã ” do utilizador, uso o SSH para ativar remotamente um servidor de VNC já instalado no computador em causa que está configurado para só aceitar pedidos vindos da VPN.
Para o trabalho que tenho que fazer, no meu contexto, serve-me
Já tentei utilizar o TeamViewer para dar suporte ao tablet Android Asus da minha mãe, mas a instalação do componente TeamViewer da Asus no Asus, ao contrario de outros fabricantes, obriga a uma licença do TeamViewer !!. Para suporte a terminais Android com esta restrição alguém tem uma sugestão?
Obrigado.
Na verdade vc precisa de uma licença da Asus e não do TeamViewer. Uso uma licença corp completa e mesmo assim não funciona no Asus :(…
Aproveitando o gancho, não dá pra comparar esse software com o TeamViewer… O TV além de acesso remoto, tem muitas outras funcionalidades, como reunião, gravação de sessão controles de acessos,apresentação e muitas outras mais.
No meu caso uso o Anydesk
Usava bastante TeamViewer, com as limitações dele era horrível. Desde que conheci o AnyDesk deitei ao lixo o TeamViewer, até hoje uso sem qualquer problema e bastante leve e sem qualquer limitação.
Para mim o melhor mesmo é logmein
Pronto Falei….
https://www.splashtop.com
Any Desk, TeamViewer, supremo,Ammy… Dou uso a todos e funcionam bem.
Dás uso ao Ammy? tenho más noticias para ti…
Dás uso ao Ammy? tenho más noticias para ti…
Não me conveceu falta um recurso importante para mim wake On lan
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse. Parabénsl
Encontrei este artigo pelas dificuldades que costumo ter com o team viewer, sempre que há actualização da versão.
Por exemplo este fim de semana, dexei de ter acesso ao PC com TV14 pois saiu a versão TV15, mesmo usando a versão 14, não consigo aceder ao outro pc com TV14.
Gostaria só de partilhar que, no uso pessoal, para apoio remoto ao meu Pai, me apareceu notificação para subscrever planos pagos. Depois de contactar a empresa, indicaram-me que nada havia a fazer, exceto pagar. É importante dar este feedback, pois estão a alegar que o serviço pode ser gratuito, quando na verdade não é.
Sim é verdade também acontece comigo. Por algum motivo detecta uso empresa. Mas não é. Estamos a falar por exemplo acesso pontual 1 vez por semana por pouco tempo,.20 minutos se tanto.
Nesse aspecto o team viewer é melhor.