Viu um carro com o dístico TVDE? Saiba o que significa
Com tanto carro a circular nas grandes cidades, certamente que já se apercebeu que há alguns que têm um dístico que diz TVDE. Afinal o que significam tais letras? Porque é obrigatório alguns carros terem tal "autocolante".
Vamos saber o que significam as quatro letras que compõem a palavra TVDE e quem é obrigado a ter tal dístico no veículo.
O TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (ou seja, plataformas como a Uber, Bolt, Cabify, entre outras).
A atividade dos operadores de plataformas eletrónicas e dos operadores de TVDE pode ser exercida por pessoas coletivas estabelecidas em território nacional, mediante comprovação de que possuem os requisitos de acesso à atividade
No âmbito do TVDE, as seguintes atividades são sujeitas a licenciamento/certificação:
- Atividades de operador de TVDE e de operador de plataforma eletrónica
- Os motoristas ficam sujeitos a certificação profissional para o TVDE
Operadores de TVDE
O licenciamento para o exercício da atividade é titulado por uma licença, cuja 1ª emissão tem uma validade máxima de 10 anos, renovável, com validade máxima de 5 anos, mediante a comprovação de que os titulares possuem ou mantêm os requisitos de acesso à atividade. Mais informações aqui.
Operador de Plataforma Eletrónica
A atividade de operador da plataforma de TVDE está sujeita a licenciamento e só pode ser exercida por empresas que cumpram as condições de acesso e exercício definidas aqui.
O licenciamento para o exercício da atividade é titulado por uma licença, mediante a comprovação de que os titulares possuem ou mantêm os requisitos de acesso à atividade.
Onde colocar o dístico?
O dístico tem a forma retangular com 145 mm × 68 mm, fundo de cor branca, bordadura a preto com 5 mm de espessura, e a inscrição «TVDE» em carateres de cor preta com 38 mm de altura, bem como a inscrição do número da respetiva licença no canto inferior direito
Segundo o que foi publicado no Diário da República, 2.ª série — N.º 212 — 5 de novembro de 2018, os dísticos identificadores “Os dísticos identificadores dos veículos utilizados na atividade de TVDE, previstos nos n.º 7 do artigo 12.º da Lei n.º 45/2018, de 10 de agosto, devem ser colocados de forma amovível e visível, no lado direito do vidro da frente e no lado esquerdo do vidro da retaguarda, sem prejudicar a visibilidade do condutor.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Diário da República
Se o próprio nome e o conceito indicam, Tvde que é transporte em veículo descaracterizado, porque estão a caracterizá-lo através dos famosos disticos? Assim deixam de ser descaracterizados, e aí deveriam ter os benefícios fiscais inerentes.
Todos os carros que não são exclusivamente para uso privado tem que ter uma identificação para segurança do cliente ao saber que não é apenas uma farsa, além de que se um veículo privado passa a exercer uma atividade econômica, tem que ser identificado como tal.
A questão aqui é que quem exerce tal atividade acha -se no direito de a exercer com todas as vantagens e zero desvantagens. Querem ganhar dinheiro, passar a perna aos taxistas, não ter que levar identificação ou seguro para a atividade e se possível, nem pagar licença ou impostos. Foi assim que começou mas não é assim que vai acabar. Outra coisa que seria de exigir a todos os que exercem tal atividade (taxistas incluídos) era um curso de civismo e boas maneiras pelo menos cada 4 anos, já que não abunda no setor…
Nem era preciso… Bastava haver cliente misterio.
Não fale fale do que não sabe. Tente abrir uma empresa ou trabalhar sem ter isso que nem acesso às plataformas tem.
Este comentário tresanda a fogareiro
E ESTE TRESANDA A PARVALHÃO GENERALISTA
Se por um lado não “exerce vantagens” como desconto na aquisição do automóvel, direito a praça pública ou uso de vias reservadas (penso eu), por outro aquela placa amovível e facilmente falsificavel não evita farsas, o que evita é a matrícula e o cliente saber de antemão a mesma.
E já agora, se os taxistas também fossem avaliados pelos seus clientes, com consequências dessa avaliação não seria preciso curso nenhum, apesar de só uma pequena parte continuar a exercer.
HAVERIA DE SER BONITO TEREM ACESSO AO BUS ENTÃO É QUE ENGATAVAM TUDO DE VEZ JÁ QUE SÃO UMS AUTENTICOS BANANAS NA ESTRADA
NADA DISSO .
ISSO É PARA TRANSPORTES REALMENTE PRÓS E NÃO PARA LESMAS
JÁ NÃO BASTA A PORCARIA DAS LAMBRETAS E TUKTUKS E E BOSTA
PARECE O BANGLADESH.
E ESSE CURSO TAMBEM DEVIA SER PARA CLIENTES QUE POR EXEMPLO ACHAM QUE O TAXI É A EXTENSÃO DA CASA DELES ONDE MIJAM E DEFECAM
CAMBADA DE ATRASADOS PENSEM ANTES DE FALAR
ESSE CURSO É PARA HOMO-SAPIENS , TODOS.
PARA ALEM DE SEREM UMA CAMBADA DE ATRASADOS QUE SÓ SABEM ANDAR A 10 Á HORA A ENGATAR TUDO
Para se destinguirem dos outros veículos descaracterizados. Além de que se ocorrer alguma infracção, torna-se mais fácil identificar o veículo/profissional.
então para que serve a matricula do veiculo ???
A MATRICULA NÃO ESTÁ NO VIDRO
TAL COMO O TAXIMETRO NÃO ESTÁ NO PARA-CHOQUES DHAAAAAAA!!!!!!!!!!!!
Não disfarças o carro do taxista. É sempre um táxi.Neste caso são placas amovíveis pões e tiras como necessário. Não vejo o problema. Se achas mal por causa do estatuto, faz a placa em pele…
HEHEHEHHEHEEHEHH!!!!!!!!!!
TÊM A MANIA DO ESTATUTO E DEPOIS ANDAM EM CARROS ALUGADOS CONDUZIDOS POR NÃO PROFISSIONAIS QUE SUSTENTAM TODA A PIRAMIDE
AI DE QUEM TEM OLHOS E NÃO VÊ
NÃO PASSAM DE TRANSPORTE DE POBRES
POIS, SE NÃO ASSIM TODOS SABEM QUE TRANSPORTA PÉ RAPADO E LÁ SE VAI O FINGIMENTO
de mostrar aos outros o motorista particular de mentira hehehehehe!!!!!!!
já começaram a complicar com licenças e taxas e autorizações, etc !!!!! criam-se dificuldades para depois de vender facilidades !!!! esta é a génese da corrupção … na qual Portugal é “expert” !!! isto deixaram de ser veículos descaracterizados ….. é a hipocrisia transformada em Lei ….
veja-se Portugal é o único país europeu que tem o ano do veiculo na matricula !!!
Estás enganado.
Nao tem é da mesma forma devido ao layout da matricula (tipo NN-LL-NN).
Por exemplo no UK.
Matricula SK68 NDK, corresponde a um veiculo registado na Escócia (S), Edimburgo (K), 68(Entre Setembro 2018 e Abril de 2019) e o NDK será letras Random para completar a matricula.
Podes sempre usar uma matricula privada, que pode custar entre £30 e £500000 (+£80 para transferencia da mesma)
dependendo de quao apetecível a mesma seja.
Por exemplo a matricula F1, acho que foi vendida por £300k ou algo do genero.
Nao vejo o problema de ter o ano do carro na matricula, nao sei qual é a razao para a mesma aparecer, mas também nao vejo problemas.
estou mesmo a ver um “68” numa matricula no UK e dizer logo que o carro é “Entre Setembro 2018 e Abril de 2019” !!! hahahah
não estou enganado, vou repetir “Portugal é o único país europeu que tem o ano do veiculo na matricula” … se não entendes o problema é teu !!!
@Pedro
Sim claro que as pessoas sabem, da mesma forma como antes de 1998, nao era obrigatório ter o ano e a maioria das pessoas sabia o ano de matricula pelas letras.
Logo, sim estás totalmente engando e nao vejo problema algum em ter o ano do carro na matricula…ou será que querias comprar um carro de 2010 e dizer aos teus vizinhos que era novo porque o modelo ainda continua em producao?
No UK ainda vais mais longe que isso, existem dezenas de aplicacoes e inclusivé o website da DVLA (IMT da zona) permitem que pesquises por matriculas, podes ver entao dados como ano, dia, mes em que o carro foi registado, podes também ver se tem inspecao e em que dia expira, podes ver se pagou road tax (equivalente ao IUC) e quando é que expira.
Podes ainda ver o histórico de todas as inspecoes, assim como todas as anotacoes em todas as inspecoes, data, hora e local da inspecao, bem como quantas milhas é que o carro tinha naquela data.
O que dá imenso jeito para quem pretende comprar um carro usado,assim já dá para ter uma ideia se vale a pena ou nao ir sequer ver o carro.
Se pagares pelo check, podes ainda para além disso, saber quantos donos o carro já teve, se está em financiamento(bom para aquele pessoal que diz que compra carros novos a pronto e depois afinal passam fome para os comprar), se teve algum acidente reportado e inclusivé também histórico de manutencao (Quando feito na marca) claro).
o ano do carro vem sempre no registo do mesmo, não é preciso estar na matricula !!1 a matricula devia ser um meio de fácil identificação perante terceiros !!! aqui ninguém quer enganar ninguém …. acho que é informação a mais … deves ser dos que acha que o NIF do proprietário e o seu estado civil também devia estar na matricula ??? a única coisa positiva que vi nos últimos anos foi deixar se ser obrigatório ter o selo da inspecção periódica no vidro frontal, porque os vidros dos carros já estavam a ficar com papeis a mais …. MAS DE QUALQUER MANEIRA TENHO RAZÃO, porque eu através da matricula normal, vou á net ou através de apps, consigo, por exemplo saber se o veiculo tem seguro e qual a companhia !!! posso também ir á Conservatoria do Registo automóvel e saber o histórico todo do automóvel ….NÂO PRECISO EM NADA DE TER LÁ O ANO NA MATRICULA !!!! se não entendes isto eu posso fazer-te um desenho ….
Resumindo, as coisas querem-se é simples, funcionais e com algum sentido de estética, e a matricula apenas com 2 grupos de números e 1 grupo de letras (e letra do país) é mais que suficiente para identificar o veiculo para se poder ter acesso a toda a informação sobre o mesmo !!!
“Viu um carro com o dístico TVDE? Saiba o que significa”
Afinal… o que quer dizer a sigla TVDE?
Transporte em veiculo descaracterizado .
O Pedro esqueceu-se 🙂
Abc
Não esqueci, olha aqui “O TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica” 🙂
Estão a mesmo a pôr a vida dos TVDE’s em perigo. Os fogareiros vão adorar saber que agora é mais fácil identificar a concorrência. Como não são lá muito inteligentes e punham-se a agredir qualquer um, o estado facilitou-lhes a vida.
COITADINHOS!!!!!!!!!!!!
APRENDAM A CONDUZIR E DEPOIS JÁ PODEM BRINCAR AOS PSEUDO-TAXISTAS JÁ QUE NÃO ESTÃO HABILITADOS PARA SEREM PROFISSIONAIS .
QUALQUER BOSTA É MOTORISTA TVDE
TENHO PENA É DE ANDAREM A TRABALHAR PARA OS OUTROS
SÓ ELES NÃO VÊM DEIXEM PASSAR UM ANINHO PARA COMEÇAREM A PAGAR OS IMPOSTOS.
transporte em veículo? Atão seria transporte em k?
Cavalitas
Até pensei que era uma TV de Espanha
PARECE EMPRESA DE REPARAÇÃO DE APARELHOS ELECTRICOS HAHAHAHAHAHH!!!!!!!!!!!!!
Quer dizer então que agora os taxistas já não vão maltratar privados só porque têm um carro preto bem estimado e foram buscar um amigo ao aeroporto? Podem apontar a mira apenas aos TVDE? yeyy 🙂 🙂 🙂
Atenção que muitos desses carros pretos ainda são mais ilegais porque muitos estão a transportar clientes e não amigos
esses nem são taxistas nem tvdes são , particulares que ganham dinheiro ilegalmente .
Que comentário mais foleiro.
Deves pensar que todos os profissionais são iguais a esses?
Em todas as profissões tens pessoas desse tipo. Que mania temos de por rótulos em tudo.