O Gmail vai deixar de funcionar no IFTTT e a culpa é das mudanças da Google
Todos conhecem o IFTTT e como ele se integra com os muitos serviços que a Internet oferece. É simples de usar e, acima de tudo, extremamente útil nos processos automatização.
O IFTTT está prestes a perder uma das suas maiores integrações. O Gmail vai deixar de funcionar no IFTTT e a culpa é das alterações que a Google fez às suas regras de utilização.
Há muitos anos que a utilização do Gmail era um dado adquirido. Enviar e-mails sempre que um evento ou ação acontecesse era uma das suas maiores funcionalidades e quase todos já o usaram. Mas, e de forma definitiva, esta união vai quebrar-se.
O IFTTT vai deixar de funcionar com o Gmails
Quem anunciou o fim do Gmail no IFTTT foi o próprio serviço, que revelou as razão para esta decisão. O que foi apresentado remete para os problemas recentes do Gmail associados à privacidade dos utilizadores.
Isto levou a que o Gmail alterasse as regras de utilização para os serviços que acedem ao correio electrónico. Isto obrigaria a alterações profundas no próprio IFTTT, algo que foi descartado pós várias reuniões com a equipa do Gmail.
As mudanças da Google ditaram o fim dos e-mails
Assim, a decisão do IFTTT foi mesmo remover todas as ações que envolvam o Gmail. Na verdade deixaram apenas 2, que não colidem com as novas regras. Estas são o "Send an email" e "Send yourself an email". As restantes vão simplesmente desaparecer das contas assim que deixarem de estar acessíveis.
O IFTTT fez também questão de referir que este é o único serviço da Google que vai sofrer alterações. As suas relações com as equipas dos diferentes serviços da Google são boas e vão continuar a procurar evoluir o seu serviço. Querem também aumentar e melhorar a integração, para assim tirarem mais destes.
Esta mudança entra em vigor no próximo dia 31 de março, a data que a Google definiu para as mudanças no Gmail. Nesse dia, todas as ações que obriguem à leitura dos e-mails vão simplesmente desaparecer.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: IFTTT
Ja no ios não tem suporte ao push como o outlook na app nativa da apple. Uma vergonha esta google, nunca me esquecerei de não terem desenvolvido nem uma app para windows phone e ainda sabotarem a app do youtube feita pela microsoft. Android nunca, so ios agora
É verdade!! Das coisas que mais odeio no gmail, não faz push na app nativa. Enfim Googlisses.
Que mail alternativo sugerem?
ProtonMail será a minha sugestão. Mais alguém?
Quando se começa um artigo com: “Todos conhecem o IFTTT” e não conheces os teus consumidores, nada pode correr bem…
Verdade, muitas pessoas podem não conhecer. Deixo aqui material de suporte:
– O que é o serviço IFTTT?
– Como usar o IFTTT para dar ao Android a função Não Incomodar
– Dica IFTTT: Guardar fotos do Facebook no Google Photos
– Seja alertado pelo IFTTT sempre que o Pplware lançar um artigo
concordo. Mas mesmo que as pessoas conheçam, nao fica mal como introdução, contextualizar, neste caso o serviço, que por acaso nunca utilizei nem conhecia.
Eu comecei o dia a achar que era um gajo que nada sabia de tecnologia 🙂
Mas tirando isso, está um bom artigo
Mas agora já saber algo? 😀
Se sabes, missão cumprida 😉
Bom fim de semana,
Sim, mas por vezes são já assuntos correntes, não vais estar a dizer o mesmo em todos os artigos desse tipo. Pode é ser feito, como foi feito no artigo, a colocação de mais do mesmo tipo, que simplificam o tema, colocar, como lá tem, as etiquetas para as indagarem mais sobre o assunto. E, aqui nos comentários, as pessoas poderem partilhar, tal como eu fiz, informação relativa. É um processo de aprendizagem que pode ser colaborativo.
Abri o artigo e fiquei admirado de ver “Todos conhecem o IFTTT”
Considero me entendido, em geral nesta área da tecnologia e nunca tinha ouvido falar em ifttt.
Mas pronto afinal não sou o único…
Eu li esse post e ainda não conseguir entender o que é IFTTT.
As vezes me sinto muito limitada com tanta tecnologia .
Sou de 1956… Acredite, nem tudo é facil para nós nos tempos atuais .
Eloiza, assim de forma simples, o IFTTT é uma sistema que permite ligar vários serviços e automatizar funcionalidades. Por exemplo, vamos imaginar que recebe um email de um determinado endereço e parametrizou no IFTTT que ao chegar esse email, o seu anexo deverá ser colocado numa pasta no sistema de nuvem que usa (no dropbox, por exemplo), ou, quando chegar certo email, ele deve ser enviado logo para a impressora. Além disso, depois de ser enviado para a impressora, a Eloiza tem de receber uma notificação no seu WhatsApp.
Com o IFTTT é possível isso e muito mais operações, muito mais automatismos. Percebeu?
Disponha, que estamos cá é para explicar.
Eu não sei, mas parece que agora o negócio é mais MFF (map, fold, filter). If this then that parece muito… Imperative Style.