Quem gostou de Stellaris nos PCs…
... também irá gostar nas Consolas!
Pois é! Stellaris, o grande jogo de estratégia espacial da Paradox, encontra-se muito próximo de começar a colonização de novos mundos: as consolas.
A complexidade das Migrações de Jogos de Estratégia para as consolas
Contudo há questões que se colocam relativas a uma migração de um RTS tão completo e robusto.
Stellaris não é um RTS qualquer e muito menos se trata de um jogo simples e com um interface minimalista. Pelo contrário. Stellaris é um robusto e complexo jogo de estratégia e que tal como os seus jogos do género, apresenta uma jogabilidade e interface mais completo.
A chegada à Playstation 4 e Xbox One
Numa migração para as consolas de um jogo deste género, existem variadas questões a serem colocadas mas talvez a principal seja mesmo a questão da interface.
Como é que se consegue simular numa consola e seu controlador, o comportamento de um rato e teclado de forma satisfatória?
Pois bem, a resposta a essa questão é passou, não só pela Paradox como também por uma outra companhia, a Tantalus Media.
Para quem desconhece a Tantalus é uma companhia de desenvolvimento australiana e que apresenta uma lista bastante interessante de trabalhos no seu curriculum. Jogos como Cities: Skylines, Sonic Mania ou RIME foram jogos que passaram pelas mãos da Tantalus.
No entanto, foi o seu trabalho com Cities: Skylines que chamou a atenção da Paradox uma vez que a migração do PC para as consolas levada a cabo pela Tantalus foi um trabalho muito bem sucedido.
A Paradox ao se aperceber disto decidiu entregar-lhes o processo de migração da interface de Stellaris para as consolas. A primeira decisão foi a de repensar na interface toda de novo. Do processo de migração, dado o historial da Tantalus só se pode esperar um bom trabalho.
Alguns detalhes desse processo já são conhecidos. Por exemplo, sabe-se que a nova interface estará intimamente ligada com o D-Pad. Um dos exemplos dados revela que o uso do botão do lado direito permite ao jogador aceder ao menu lateral do jogo que lhe permitirá selecionar items do jogo, como por exemplo Planetas, Frotas ou naves individuais. Após a seleção do item pretendido basta um click no gatilho para se centrar o ecrã nesse objeto e começar a trabalhar.
Outra questão será a da câmara e seu controlo. Segundo o que se sabe, o analógico esquerdo passará a ser responsável pela movimentação da câmara, não só em posicionamento (esquerda, direita, cima, baixo) mas também quanto ao seu ângulo.
Verdade seja dita, as migrações de RTS com este nível de complexidade para as consolas são sempre complexas mas a Tantalus já provou ter mestria para ultrapassar os problemas que vão surgindo e como tal, será de esperar a chegada de um Stellaris: Console Edition com tudo a que os jogadores das consolas têm direito.
Stellaris: Console Edition chega a 26 de Fevereiro à Playstation 4 e Xbox One.
Este artigo tem mais de um ano
Dúvido que quem goste de RTS pense sequer jogar uma numa consola…
Já existe ratos para as consolas…não vejo mal nenhum