Apple vai recompensar o jovem de 14 anos que descobriu o bug do FaceTime
Grant Thompson, o jovem de 14 anos que reside no estado norte-americano do Arizona, será recompensado pela Apple. Tudo isto graças ao seu espírito crítico e olhar atento que o permitiram descobrir o recente bug do FaceTime.
Entretanto, a Apple já disponibilizou uma atualização para o seu sistema operativo iOS, corrigindo o bug (erro) e repondo as funcionalidades do seu serviço FaceTime. A atualização em questão (iOS 12.1.14), já chegou aos utilizadores.
A empresa de Cupertino foi recentemente abalada com a descoberta de uma falha grave na sua plataforma FaceTime. Através deste serviço de videochamadas, era possível ouvir o que se passava no outro iPhone, e até mesmo aceder à sua câmara frontal.
Apple disponibilizou atualização que repõe chamadas em grupo do FaceTime
Tudo não passaria de um bug (grave) na mais recente adição ao FaceTime, as chamadas em grupo até 32 contactos. Assim que o caso foi exposto nas redes sociais, a Apple removeu de imediato esta função, prometendo uma atualização para breve.
O caso, entretanto, foi investigado por vários meios de comunicação social que chegaram também a entrevistar o jovem que descobriu a falha. Grant, e a sua mãe, tentaram avisar a Apple durante pelo menos uma semana, infelizmente sem sucesso.
Os detalhes do seu relato tocam sempre no acaso da sua descoberta. Foi por mera chance que este jovem de 14 anos se deparou com um dos maiores erros no software da Apple nestes últimos meses.
Aliás, de acordo com a nossa exposição do caso, o jovem ironiza toda a situação quando a Apple dispõe de vários engenheiros cuja função é exatamente esta, a deteção de possíveis erros. Tudo isto para que os mesmos não cheguem ao público.
O jovem receberá uma substancial recompensa da Apple
Cumpre ainda salientar que, por norma, esta e outras gigantes tecnológicas como a Google disponibilizam boas recompensas para quem encontrar um erro ou bug no seu sistema operativo. Ora, tal como o próprio alega, assim sucedeu com Grant Thompson e a falha no FaceTime.
Agora, a Apple já fez saber que iria premiar este jovem com uma bolsa de estudo para que este possa completar a sua educação. Trata-se de uma medida bastante generosa da Apple tendo em conta a realidade norte-americana.
VIDEO: Here is a video, recorded & sent to Apple by a 14 yr old & his mom, on JAN 23rd, alerting them to the dangerous #FaceTime bug, that has threatened the privacy of millions. I've removed sensitive / private info on behalf of the mother (an attorney), whom I just spoke to. pic.twitter.com/YIBKXEP3mI
— John H. Meyer (@BEASTMODE) January 29, 2019
Note-se ainda que a tecnológica de Cupertino não especificou nenhum valor a atribuir a Thompson. Ainda assim, se a quantia tiver como origem o fundo da Apple para deteção de bugs, então os valores podem rondar os 25 mil dólares a 200 mil dólares.
Ainda que a tecnológica norte-americana tenha demorado a admitir que foi este o jovem a descobrir o bug no FaceTime, escusado será dizer que tudo acabou da melhor forma. As repercussões para a imagem da marca foram mínimas, pelo menos ao olhar para a opinião pública, refletida nas redes sociais.
Os utilizadores já podem voltar a fazer chamadas em grupo através do FaceTime para iOS e, para Grant Thompson, o futuro académico está assegurado. Já para si, se for utilizador iOS, fique atento, quiçá não descobre o próximo bug!
Este artigo tem mais de um ano
“A atualização em questão (iOS 12.1.14), já chegou aos utilizadores.”
eu tenho a 12.1.4 não essa. meu iphone é original
apple a dar alguma coisa a alguém?
só eu é que pensei que lhe iam dar um saco de gomas?
já viste as outras marcas fazerem o mesmo?
Facebook, Pentágono, Tesla, Google, Microsoft…
“Aliás,de acordo com a nossa exposição do caso,o jovem ironiza toda a situação quando a Apple dispõe de vários engenheiros cuja função é exatamente esta,a deteção de possíveis erros.Tudo isto para que os mesmos não cheguem ao público.” Tá tudo dito,mais nada.Lembram-se do que eu disse aquando do primeiro artigo que aqui há dias foi publicado sobre este assunto e que falava sobre este rapaz ?? Tudo se confirma.A ineficácia total da parte dos engenheiros é uma paródia,é o chamado laxismo laboral e mental !! Parece que vão todos para os empregos dormirem !! Sinceramente !! Um rapazinho de 14 anos descobre um bug(erro informático),no sistema operativo iOS enquanto centenas ou milhares de informáticos licenciados,com mestrado e até doutorados andam a “coçá-los”(e desculpem a palavra,mas é mesmo a que quero utilizar).Que VERGONHA !! Ainda bem que o menino vai receber seguramente cerca de 100.000 dólares.Bem os pode esfregar à frente dos focinhos dos ditos “engenheiros”(??) que passam a vida a dormir !! É como diz o povo,”está tudo na mesma como a lesma”. Um prodígio,este rapazinho.Que chegue muito longe na sua vida,é o que mais lhe desejo. 🙂
“Já para si,se for utilizador iOS,fique atento,quiçá não descobre o próximo bug!” Ah,ah,ah !! Aqui ?? Em Portugal ?? “Bugs” informáticos ?? Era bom !! Mais depressa saía o Euromilhões !! O pessoal de agora quer é farras,cafés,bares,discotecas,álcool,droga,e são uns gatunos de primeira !! Há até “informáticos” que tiraram os cursos nem sabem como.Olhem,enfim… 🙂
O pessoal de agora realmente não vale nada. Antigamente é que era.
concordo em parte…
mas também é muito devido ao pessoal ter acesso à informação numa bandeja, já ninguém pensa, hoje em dia é só lembrar da informação adquirida, inteligência é uma bola redonda…
Muito bem dito”Fak”.Concordo inteiramente consigo.