Redes: Conheça a Arquitetura TCP/IP
Depois de termos apresentado o modelo de referência OSI, vamos hoje conhecer melhor a arquitetura protocolar usada atualmente na Internet, a arquitetura TCP/IP. Esta arquitetura conseguiu atingir os objetivos inicialmente estabelecidos para o modelo OSI da OSI. Esses objetivos consistiam na independência ao nível dos fabricantes de equipamentos, universalidade e também o facto de ser uma arquitetura aberta.
A arquitetura de comunicação TCP/IP inclui um conjunto de protocolos de suporte à transmissão de dados.
Tal como o modelo de referência OSI, a arquitetura protocolar TCP/IP é também representada por camadas só que é composta por apenas quatro níveis ou camadas, em vez das sete camadas preconizadas pelo modelo OSI da ISO. As camadas definidas pela arquitetura protocolar TCP/IP são: Camada de Acesso à Rede, Camada de Rede, Camada de Transporte e Camada de Aplicação.
A imagem seguinte mostra uma correspondência entre a arquitetura de referência OSI da ISO e também a arquitetura protocolar TCP/IP.
- Camada de Acesso à Rede – agrega funções da camada física e da camada de ligação de dados presentes no modelo OSI. Esta camada lida com o hardware da interface de rede, com a estrutura das frames, com o endereçamento físico, com o controlo de acesso à rede e com a utilização do meio físico para comunicação. Destaque ainda para o facto de proceder ao encapsulamento dos pacotes IP em frames e a tradução de endereços lógicos de rede em endereços físicos (ex. tradução de endereços IP em endereços Ethernet, através do protocolo ARP – Address Resolution Protocol);
- Camada Rede – Também designado de nível de internet, é aqui que se posiciona o protocolo IP (Internet Protocol), que funciona em modo de ausência de ligação. Este nível é responsável pela circulação dos pacotes, sendo a decisão de encaminhamento tomada com base no endereço de destino. Neste nível pode também ser realizada a fragmentação e a reassemblagem de pacotes.
- Camada de Transporte – Neste nível é onde é realizada a comunicação fim-a-fim. Na camada de transporte destacam-se os protocolos UDP (User Datagram Protocol) e TCP (Transmission Control Protocol). O TCP é o protocolo mais usado isto porque fornece garantia na entrega de todos os pacotes entre um PC emissor e um PC recetor. No estabelecimento de ligação entre emissor e recetor existe um "pré-acordo" denominado de Three Way Handshake (SYN, SYN-ACK, ACK). O UDP é um protocolo mais simples e por si só não fornece garantia na entrega dos pacotes. No entanto, esse processo de garantia de dados pode ser simplesmente realizado pela aplicação em si e não pelo protocolo.
- Camada de aplicação – Neste nível encontram-se os serviços que dão suporte a processos de aplicação. Dentro dos vários protocolos de aplicação, alguns dos exemplos são o Telnet (protocolo de terminal virtual), HTTP (protocolo de hipertexto/hipermédia), DNS (diretório de nomes), FTP (Transferência de ficheiros), entre outros.
Referências:
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A propósito deste post, gostaria de colocar uma duvida.
È possivel que uma aplicação instalada num pc, que recebe dados de um equipamento via ip, perca a comunicação com o mesmo se estiver com 2 placas de rede ligadas? Ex: ligação de area local e wifi.
Pode acontecer, depende do cenário…até porque, na verdade as duas placas poderão estar ligadas a duas redes distintas.
Ou à mesma! Acontece particularmente, para evitar um loop de rede desta forma o S.O. “desabilita” normalmente o interface wireless sendo que disponibiliza menor largura de banda na maioria dos casos.
Em meu caso acontece, estou com o mensageiro da microsoft(lync) conectado, ambas as conexões ethernet e wifi online, desabilito o wifi que é a rede prioritária e a conexão do lync cai por 5 segundos .
Bom artigo! 😉
Gracias. Estão mais a caminho 🙂
Excelente post, parabéns…