Sony – os lucros vêm da PlayStation, os prejuízos dos smartphones Sony Xperia
A Sony revelou agora os resultados financeiros alusivos ao terceiro trimestre do seu ano fiscal, compreendendo os três últimos meses do ano civil de 2018. Aqui, vemos os smartphones Sony Xperia a gerar prejuízo e a PlayStation, lucro.
O cenário não é propriamente inédito, bem longe disso. Contudo, os valores de que agora nos inteiramos são verdadeiramente avassaladores e merecem ser tidos em consideração.
Primeiramente, o ano fiscal da Sony não coincide com o ano civil, motivo pelo qual nos estaremos a referir ao terceiro trimestre. Período que corresponde ao último trimestre de 2018, portanto, aos meses de outubro, novembro e dezembro.
A PlayStation continua a ser o filho pródigo da Sony
No seu relatório temos uma primeira nota, extremamente positiva, sobre os resultados da sua consola, a PlayStation. Toda a sua divisão dedicada aos jogos obteve uma excelente prestação, tal como a marca já havia feito saber durante o CES 2019.
A sua consola já vendeu mais de 90 milhões de unidades. Aliás, na nota aos investidores a Sony precisou um total de 91,6 milhões de consolas espalhadas pelo mundo até dia 31 de dezembro de 2018.
A marca revela ainda que durante a quadra natalícia, entre outubro a dezembro de 2018, foram vendidas mais de 8 milhões de consolas. Uma pequena queda face aos 9 milhões de consolas vendidas no período homólogo de 2017.
Valores muito respeitáveis para a PlayStation 4, sobretudo quando já existem alguns rumores em torno da sua sucessora. Contudo, para já os detalhes sobre a PlayStation 5 são marcadamente incertos e especulativos.
Por conseguinte, a prestação desta divisão eclipsou os outros ramos de atividade, especialmente o dos smartphones. No geral, a Sony registou lucros de 3,5 mil milhões de dólares durante o trimestre em análise. As receitas rondaram os 22 mil milhões de dólares.
A maioria dos lucros e receitas devem-se à PlayStation
Aqui, o departamento da PlayStation foi responsável por 670 milhões de dólares em lucros e 7,9 mil milhões de dólares em receitas. As vendas da PlayStation foram, novamente, a sua maior fonte de receita e lucro.
A marca refere ainda que, apesar de o preço de venda da PlayStation estar mais baixo, devido aos descontos aplicados na quadra natalícia, a marca vendeu cerca de 25% mais jogos. Neutralizando assim os descontos aplicados à consola.
Entretanto, o serviço PlayStation Plus registou um máximo histórico de popularidade. A gigante nipónica cita 36,3 milhões de assinantes deste seu serviço que aqui temos acompanhado, no Pplware.
Ainda assim, e apesar de continuar a ser uma das “galinha dos ovos de ouro”, foi todo o departamento musical quem mais lucros trouxe. A marca salienta um “boom” que trouxe proveitos consideráveis à empresa.
No lado oposto da moeda temos, mais uma vez, os smartphones Sony Xperia a trazerem prejuízos à marca. Trimestre após trimestre, o departamento de smartphones e dispositivos móveis da gigante nipónica continua a ser fonte de preocupações.
O reiterado descalabre nos smartphones Sony Xperia
Os prejuízos na divisão mobile ascenderam aos 142 milhões de dólares durante os últimos três meses de 2018. Contudo, o número de smartphones vendidos foi melhor que nos dois trimestres anteriores. Ainda assim, não pode ser considerado um sinal definitivo de recuperação.
Neste momento o seu topo de gama é o Sony Xperia XZ3, um dispositivo que já aqui analisamos no Pplware, com todo o detalhe. Este smartphone vendeu mais e melhor do que os seus antecessores, mas não o suficiente para evitar novas perdas.
A empresa aponta uma quebra na procura pelos seus smartphones Sony Xperia no seu mercado natal, nos restantes mercados asiáticos, na Europa e também na América Latina. A única benesse foi o aumento do volume de vendas.
No seu relatório, a marca publicou também as suas estimativas para o próximo trimestre e, mais uma vez, conta com novas perdas neste setor.
A Sony aponta ainda a boa prestação do seu setor de semicondutores e respetivos lucros. O departamento responsável pela produção de sensores fotográficos para smartphones, entre outras aplicações e produtos.
Contudo, também este departamento registou uma quebra no volume de componentes vendidos. A marca salienta aqui, como uma das causas, o abrandamento do mercado global de smartphones.
Este artigo tem mais de um ano
Os smartphones Sony são muito bons, mas têm um grande problema: Têm os cantos pouco arredondados! Não são bonitos! A Samsung com este S10 parece ir pelo mesmo caminho, ou seja, o do fracasso da Sony nesta área!
Só nessa area? Não andas a ver com olhos de falção.
O problema na Sony esta na fraca aposta no segmento low-cost e intermedio, mas alguem alguma vez iria comprar um telemovel com um android mais antigo quando já existe o Android Oreo e o Pi a vir ai a caminho, com 3/4GB e um ecrã que é mal aproveitado, parece uma televisão das antigas gordas e macisas e a um preço absurdo!?
Pouca e fraca aposta na publicidade, fraquissima aposta nas operadoras nacionais (MEO,NOS,Vodafone) entre outros estabelecimentos.
O problema da Sony no segmento dos telemoveis é muito grande do que se pensa, infelizmente quem esta a frente disso, esta de olhos tapados porque nem sequer disso se da conta!
Tive um xperia, jurei que nunca mais, bloatware, o programa de aceder aos ficheiro estava sempre a dizer para comprar a versão premium, aquecia muito, chegando a pôr-se varias vezes em segurança, e era muito frágil.
Tiveste azar, eu tenho um Z2 com 4 anos e continua uma máquina. Uso muito como GPS e posso te dizer que faço viagens de moto no verão, 6/7 horas dentro de uma bolsa à prova de àgua e com temperaturas de 35 graus e nunca se pôs em segurança. Quanto ao frágil tens aluminio e vidro, construção de topo (os telemoveis não foram feitos para cair ). O unico grande problema é o que diz o Jorge e bem, são feios, mas eu pessoalmente não uso o telemovel para mostrar vou manter este até ao limite.
Eu até comprava um xz2 compact, tem o tamanho e specs ideais para mim, mas por aquele preço está fora de questão.. . Podem ser bons telemóveis mas o preço faz-nos olhar pró lado 🙁
O problema da Sony é o fraco Investimento Europeu, onde anda a Sony nas três principais operadoras portuguesas?
Onde andam os smartphones da Sony para o segmento low-cost e intermédio? Estão muito fracos nesses segmentos, telemóveis bons mas a preços que por vezes nem se justificam, e pelo qual encontrarmos melhor relação / qualidade / preço na concorrência.
A Sony tem de rever os seus preços e fazer uma boa aposta num equipamento, no entanto mantendo o preço mais competitivo, e perto da concorrência. Caso contrário vai perder.
É essa a razão pela qual a Sony esta a perder e não esta a conseguir levantar no segmento dos telemóveis, apostem mais forte na publicidade, apostem mais forte nas gamas de telemoveis mais baixos e intermedios, apostem em força nas câmaras e selfies e a cima de tudo, ofereçam qualidade / preço ao nivel da concorrência e não aquém.
Sony bons telemóveis, pouca aposta no segmento e pena é os preços e o hardware que metem nele
Tenho dito.
Nem é só as operadoras. Mesmo em lojas como Fnac ou Worten não tem quase oferta alguma relacionada com a Sony. Antes havia Sony em todas as gamas, agora é difícil encontrar. Podemos ver um de media ou gama alta.
Gosto da Sony e os últimos que comprei foi fora de Portugal pois por cá era difícil encontrar.
Eu curto os Smartphone da Sony, pelo Software, pelo Hardware, e pelo Designer dos aparelhos. O único problema é que, os Smartphones da Sony são muito caro, a assistência é cara, caso você não faça um seguro completo do seu aparelho. É se você for tentar mandar arrumar em mãos de terceiros, é difícil achar quem arruma, e nem sempre fica a mesma coisa
Lógico, preço muito alto e o giroscópio só vem em aparelhos a partir de 1900 reais, até um LG de 700 reais vem com giroscópio. Nenhum smartphone da Sony novo de 1400 reais tem giroscópio, é um absurdo.
A sony xperia coloca um preço abusurdo nos smartphone. Diminui o preço dos aparelhos e coloca tudo do bom e do melhor, ai quero ver se não começa a lucrar, seis tem umas das melhores cameras e não sabem aproveitar no aparelhos de vocês, colocar um 6 a 8 gb de ram, 64 a 128gb de memoria interna, e diminui mais as bordas do celular e a baixa os preços.
Eu amo os celulares da Sony, em desempenho, performance, custo benefício, exclusividade ele ganha de todos.
A entrada para fone P2 não deixa você preso a uma marca específica mas com a liberdade de escolher o melhor fone para ter a melhor experiência de música, sem falar nos recursos de áudio e ajuste de grave e médios.
Os recursos de câmera também são fantásticos.
E discordo que para um celular ser bonito tem de ter as laterais arredondadas, eu acho que todos os modelos se tornam iguais na parte visual, não consigo diferenciar Los quando os vejo, são iguais com a tradicional forma de sabonete.
Infelizmente a Sony falha na publicação e marketing dos seus smartphones.
Seu publico dedicado tem de ser os verdadeiro alvo, nós os amantes de música e de fotos.
Já ouvi várias amigos que se arrependeram ao trocar de marca.
Parabéns a Sony! Eu amo a dedicação e carinho em entregar um produto genuinamente diferente dos demais.
Eu amo os celulares da Sony, em desempenho, performance, custo benefício, exclusividade ele ganha de todos.
A entrada para fone P2 não deixa você preso a uma marca específica mas com a liberdade de escolher o melhor fone para ter a melhor experiência de música, sem falar nos recursos de áudio e ajuste de grave e médios.
Os recursos de câmera também são fantásticos.
E discordo que para um celular ser bonito tem de ter as laterais arredondadas, eu acho que todos os modelos se tornam iguais na parte visual, não consigo diferenciar Los quando os vejo, são iguais com a tradicional forma de sabonete.
Infelizmente a Sony falha na publicação e marketing dos seus smartphones.
Seu publico dedicado tem de ser os verdadeiro alvo, nós os amantes de música e de fotos.
Já ouvi várias amigos que se arrependeram ao trocar de marca.
Parabéns a Sony! Eu amo a dedicação e carinho em entregar um produto genuinamente diferente dos demais.
Os aparelhos da Sony são excelentes, mais os smartphones também são excelentes e construção etc, mais o que mata é o valor são caros demais, olhando as configurações nem vale isso tudo o que a Sony pedi.
Nem todos são meninos ricos como tu és para ir logo a correr comprar o último modelo da Sony.
Tenho um Xperia L1 por 150 € desbloqueado, numa loja oficial da MEO (Altice) com garantia de 2 anos, comprado em Setembro de 2018, e está como se fosse comprado no dia de hoje.
Já tive alguns smartphone da Sony. E os problemas sempre o mesmo.
Nem todos os Xperia vc podia usar seu Cartão SD por completo. Tudo era salvo no sistema, onde, depois de uns dias de uso ficava sem memória e sem espaço.
A bateria também não eram das melhores.
Os preços sempre muito a cima da média de mercado. Você pagava MT mais caro por um aparelho, sendo que pode comprar um aparelho melhor no mercado.
O último Sony Xperia não é muito atraente.
A Sony tem quase tudo. ( Bateria duradoura, câmera boa, software bom, até smartphone aprova d’água,)
Agora design
Voltem para os modelos quadrados
XZ1 é lindo e baixem o preço pela morte
um dos grandes problemas da Sony relacionado aos smartphone é a sua oferta, aqui no Brasil nas grandes lojas a gente encontra smartphone de todas as marcas, até mesmo da LG que tem um prejuízo maior ainda nesta linha, mas não encontrei nenhum smartphone da Sony, creio eu que um dos grandes causadores de prejuízo desses celulares é a sua falta de oferta.