Google limpa loja de apps Android! Acabou-se o acesso ao log de SMS e chamadas
A Google parece ter finalmente acordado e percebido que na sua loja de aplicações para Android existem muitas apps que não deviam estar. Além de todo o malware que por lá vai aparecendo, que posteriormente é removido pela Google, a empresa informou agora que todas as apps que necessitem de acesso ao log de SMS e chamadas vão ser removidas da Google Play.
A limpeza já começou...
Conforme tinha já sido anunciado e comunicado diretamente aos programadores por e-mail, a Google passou a remover todas as apps que solicitem permissões ao nível do acesso ao log de SMS e chamadas. De acordo com o comunicado, a Google refere que leva muito a sério a questão da privacidade, concretamente a proteção de dados sensíveis.
Assim, considerando que as permissões ao nível das SMS e registo de chamadas apenas deviam servir para apps criadas com o objetivo de serem uma app de mensagens ou dialer, todas as que não cumpram tais requisitos deveriam ser eliminadas. No entanto, a Google não leva esta decisão ao limite e criou uma lista exceções. Assim as apps que cumpram os seguintes "requisitos" mantêm-se na Google Play e podem ter permissões para acesso ao log de chamadas e SMS:
- Apps de SMS, telefone/dialer e apps de assistência;
- Apps de backup;
- Apps de Gestão de dispositivos para empresas;
- Apps de identificação de chamadas / SPAM
- Apps de ligação com apps complementares (como smartwatches ou carros)
- Sincronização de chamadas ou SMS para vários dispositivos
- Verificação e gestão de transações financeiras por SMS
- Automação de Tarefas
- Chamadas via proxy
Tendo em conta a "checklist" anterior, mantêm-se na Google Play apps como o TrueCaller, Tasker ou a Mi Fit.
Caso um determinado programador tenha uma app que necessita de tais permissões, deverá submeter um formulário à Google para que esta analise e dê sinal verde para se manter na loja de aplicações para Android.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente a Google está perceber o grande problema no seu ecossistema Android. Agora esperemos que tornem o sistema mais fechado e seria bom se criassem uma linha própria de devices de forma a combater a fragmentação do sistema operativo.
nao é bem assim, ECOSSISTEMA android, a google deveria mandar o povo frouxo do google play team embora e contratar pessoas que realmente saibam verificar os apps, e nao repassar nenhum valor economico aos desenvolvedores no ato, e sim depois de 1 mes, pq em 1 mes as empresas como eset ou trend denunciam os apps, e sem dinheiro os desenvolvedores fakes nao terão o motivo de ficar por la, ou contratrarem a equipe da eset e pronto.
de nada adianta o antivirus lixo deles, e o play protect pq é como vc dar camisinha a mulher pistoleira, maria chuteira e maria gasolina.
Chama-se Pixel
Google play team nao faz nada de util, os jogos que sao a maioria dos bobos q acham q vao ter trapaças e etc, continuam por la, eu acho um absurdo o que o google fez, porque apps como ACR, call recorder, tb serao removidos SE nao alterarem o acesso.
90% dos celulares android que conserto 99% tem spyware vindo dos jogos, ate mesmo o onipotente HITMAN snipper tem acesso a n coisas, e enche de videos de propaganda mesmo sem estar sendo usado.
O ccleaner VIP então nem se fala.
Já pensaste que a culpa também é dos utilizadores? Instalam toda a porcaria sem saber o que estão a instalar. Nem sequer vêm as reviews! Tem gente que nem devia usar smartphone.
E se eu lançar uma app com más intenções e reviews falsas, todas positivas? Ou então eu sou sério, lanço uma app e se ainda não tenho reviews … então ninguém se deve fiar porque ainda não tenho?
Esse método das “reviews” faz pouco sentido. A google tem que fechar a torneira a tantas novas apps e às menos que entram, fazer testes exaustivos. Todas as duvidosas terão que justificar e se não conseguirem nunca vêm a luz do dia.
é muito simples honestalemente, o Jajao tem razão numa coisa: é culpa dos utilizadores, mas de não verificarem as permissões de uma app.
Nem mais.
Desculpem, isto é uma piada só pode. O Google Play pede acesso a isso! Tentem abrir o Shazam ou o Maps e rejeitem o acesso às SMS ao Google Play. Vão ver como ele se queixa!
Claro que estou a ser irónico, mas não me venham com boas intenções…
Que raio de opinião: óbvio que as Apps de empresas de Google ou de muita confiança são excepção. A Netflix, Amazon, etc que saiba nunca deram razões para desconfiar; o Facebook e outras empresas por outro lado… nunca confiar.
Google+Confiança…não combinam xD
Aplicativo de gravação de ligações ACR ja informou que a google, mesmo preenchendo o formulario e tentando varias vezes, não conseguiu a liberação.
A mesma ja informou que vai disponibilizar o APP por outras Lojas, como da Samsung por exemplo, para fugir deste bloqueio.
Tá acabando a mamata.
A kaisha google tem de começar por algum “lado”…
Os users de android (kids, +80 anos e não só) nem sequer sabem o que são permissões!
Acho que a google devia “certificar as apps” e coloca-las como seguras, pq dizer que o faz e depois não o faz ou é um “control deficiente”….. não serve, e se uma app não foi testada auditada pela google essa informação devia estar-la.
Para quando um filtro por país? esconder todo o lixo asiático era meio caminho andado para um smartphone sem bixo.