Carros Tesla também vão poder usar os túneis da Boring Company para viajar
Elon Musk é considerado por muitos como um visionário que quer revolucionar o mundo em muitos aspetos. O seu foco tem sido, nos últimos anos, os transportes e a forma como os podemos usar e fazer evoluir.
Com a Boring Company quer criar caminhos alternativos e de elevada velocidade. Agora que o primeiro túnel desta empresa está pronto, Elon Musk revelou um pequeno detalhe. Os carros Tesla também vão poder usar os túneis da Boring Company para viajar.
Foi ontem que a Boring Company inaugurou o seu primeiro túnel para transporte de pessoas, em Los Angeles. Ainda é cedo para começarmos a ver este sistema a funcionar, mas a verdade é que o primeiro passo está dado.
No rescaldo deste evento, Elon Musk apresentou uma novidade. Estes túneis vão estar preparados para serem usados por veículos "normais", como se na estrada estivessem. Graças a um dispositivo simples, os Tesla, e não só, vão poder circular nestes túneis, sendo guiados.
Estes dispositivos, que devem chegar ao mercado por 200 ou 300 dólares, vão poder ser instalados nos Tesla e vão guiar estes carros desde as estações de entrada dos túneis da Boring Company até aos destinos finais.
Na verdade são apenas um conjunto de rodas que vão guiar os carros em todo o percurso, garantindo que estão dentro das linhas destas estradas subterrâneas.
This can be applied to any autonomous, electric vehicle, not just Tesla
— Elon Musk (@elonmusk) December 19, 2018
Com estes equipamentos adicionais, os carros da Tesla vão poder circular nos túneis a velocidades próximas dos 240 km/h de forma muito suave. Estes carros vão poder ser agrupados em comboios e viajar de forma unida, como se de uma caravana se tratasse.
Esta é mais uma forma "simples" que Elon Musk e a The Boring Company encontraram para potenciar estas suas estradas subterrâneas. Ainda só existe um túnel pronto, e de testes, mas a empresa espera muito em breve alargar e construir muitos mais.
Este artigo tem mais de um ano
Não faz sentido que sejam para ajudar a guiar carros (que têm sistemas mais que suficientes para se orientarem sozinhos num ambiente “controlado”). Mas se for para carregar/alimentar os carros em quanto circulam a alta velocidade isso sim.
Não é bem como dizes e a foto é bem ilucidativa
A verdade é que um dos problemas nas estradas tradicionais são os carros a andarem a velocidades diferentes. Nesse tunel, tendo so uma direção e uma velocidade certa diminui a probabilidade de acidente em muito, com uma forte redução tambem no tempo de viagem.
O Elon mais que um visionario, está a colocar as suas ideias em pratica. Gajo do caraças…
Nunca viste acidentes de comboio? É o mesmo princípio!!!!
Pelos vistos há acidentes de comboio todos os dias. E de metro então nem falar. Lol
“tendo só uma direcção e uma velocidade certa DIMINUI a probabilidade de acidente em muito”
Quando a vontade de criticar é mais forte que a capacidade de interpretação acontecem estas coisas.
Ate ficar congestionado, depois toda gente vai querer sair do buraco….
Acho que é uma ideia visionaria mas…..melhor seria ter carros voadores autonomos
Tipo helicoptro? Já viste bem o barulho que ia ser? E iam aterrar onde no meio das cidades?
Carros voadores trazem vários problemas: alto ruído, quando caírem caem em cima de alguém; o vento que fazem é gigante (basta imaginar o vento que um drone já faz e multiplicar por 100).
Estás a ver ficção científica em demasia.
Ta-se mesmo a ver que voces nao veem la muitas noticias de ciencia…
Deixo aqui o link para quem estiver interessado em deslocacao de objetos COM IMPULSOS DE LUZ…
Aaqui os meus filmes de “ficcao cientifica”…
https://www.youtube.com/watch?v=XhUasBcoj-Q
Ja nao vivemos no tempo dos descobrimentos…sabiam?
Boring Company… é preciso dizer mais alguma coisa?
Boring vem de bore/drilling… Duplo significado..
E então?
pois.. a 240 km/h vai ter autonomia pra que ? ficar a meio do tunel e atrapalhar o resto ?
Não percebeste que o carril do túnel é que leva o carro? O carro não gasta nada.
Elon Musk, sim é um visionário e é um nome para marcar a história da humanidade. Não devemos esquecer outros visionários que na altura o povo criticou, como por ex: o Marquês de Pombal que a seguir ao terramoto mandou construir avenidas muito amplas, quando nem existiam automóveis, e hoje servem-nos muito bem!
Admiro muito este homem!
é um pouco useless….
o tempo que supostamente ganhamos com a viagem rapida, perdemos numa possivel espera para entrar e sair do tunel…
mas pronto
Você abordou o ponto que parece-me ser o cerne da questão. É interessante imaginar que podemos entrar em um túnel com nosso casso e seguir em altíssima velocidade por baixo do trânsito congestionado, mas tem pontos que a empresa não explica.
Primeiro, nem todo mundo vai do mesmo lugar para o mesmo lugar. Como seria o sistema de cruzamentos para cobrir as diversas rotas necessárias para abranger uma área suficientemente ampla para o sistema tornar-se útil? Como seria a mudança de túneis, ou seriam apenas túneis lineares sem cruzamentos?
Segundo, mesmo considerando-se apenas uma linha , sem cruzamentos, nem todo mundo vai querer entrar ou sair do túnel no mesmo local, como seria essa entrada e saída do túnel?
Terceiro, andar a grande velocidade é bom e todo mundo andando a mesma velocidade ermitiria uma grande ocupação do túnel com os veículos andando bem próximos uns dos outros já que o controle seria automático e não manual, mas como seria a aceleração na entrada do túnel e a desaceleração para sair dele?
Essas ão apenas algumas das questões que me acometem ao pensar nessa proposta. Mas acho que antes delas serem respondidas nem vale a pena formular as demais.
sao essas questoes todas que eu tb pensei.
uma coisa é um comboio, outra coisa são várias “carruagens” a circular de forma independente. se uma tiver algum tipo de avaria e parar subitamente, as outras vão ter tempo de parar em segurança?
isto é tudo muito bonito para “tech junkie” ver e comer e dizer que ele é um visionário… no fim é demasiado useless….
ele que se preocupe em continuar é a tornar o projecto da tesla rentável e mais acessível ao comum do cidadão. de resto…
Não para subitamente. Não passa dos 240km/h para os 0km/h em 1 segundo.
Se o sistema falhar e desligar, o veiculo vai abrandar até parar e isso demorara sempre alguns minutos.
Se estiver tudo bem programado, quando o sistema falha num veiculo, automaticamente todos os outros atrás de si, desligam. Logo o tempo de paragem será semelhante para todos, ou até mais rápido para os veículos que estão bons.
Podemos imaginar isto, como fosse um tapete rolante onde se vai adicionado/retirando coisas de cima dele ao longo do percurso. Se o tapete parar, todos param.
se as carruagens sao independentes o tapete rolante nao se aplica.
para parar dos 240 para 0 em 1 segundo se houver um acidente. mesmo que em 3 segundos passe de 240km para 120km (que nao é impossivel) vai influenciar o trafego ate ao inicio do tunel.
seja como for é uma ideia useless.
O que mais me intriga é como eles propõe que seja feito o acesso de entrada e saída do túnel. Se o veículo tiver que parar, ou mais provavelmente ter a velocidade reduzida, como ficam os outros veículos? Também vão diminuir a velocidade? Se a saída for em alta velocidade para um túnel auxiliar de desaceleração, será necessário uma infraestrutura bem maior e o principal que me dá muita curiosidade, como eles propõe que seja feita a entrada e saída do túnel? Como seriam os desvios da canaleta de passagem dos pneus?
Enfim, com os elementos apresentados ainda não dá para ter uma ideia de como é esse projeto. Fica a curiosidade.
A ideia é tornar os túneis tipo autoestrada. Numa autoestrada, existem pontos de entra e de saída, cada um escolhe aquele que melhor serve para si.
Estes túneis tem como objectivo resolver o problema do transito em vias de grande movimento.
Por exemplo, para a IC19. A maioria das pessoas que usa a IC19 tem praticamente o mesmo objectivo, chegar a Lisboa. Claro que nem todas vão para o mesmo sitio em Lisboa, mas será depois na entrada de Lisboa é que o túnel teria de dividir o transito para 3 ou 4 artérias principais da cidade de modo a que transito se torna-se fluido.
Como foi explicado, a ideia é existirem túneis de aceleração e desaceleração. Ou seja o carro é desviado para o túnel de saída e depois ai abranda, a velocidade de abrandamento é igual para todos, o que não torna um grande problema. O mesmo acontece a entrada, o sistema acelera o carro no ritmo certo, para entrar no túnel principal sem colidir com outro.
Isto é tudo muito bonito, mas quem quer viajar dentro do próprio carro e dentro de um tubo ? Como é a entrada neste túnel ? E como é a saída ? Por mais que se queira inventar, não vejo futuro em qualquer sistema que contrarie o livre arbítrio associado à condução de um veiculo próprio. Para isto, mais vale investir num comboio. Afinal qual é a verdadeira diferença ?
e a congestão na entrada e saída do túnel?
vai haver espera para entrar? itinerários? paragens a meio?
e se houver avaria repentina numa das “carruagens”? param todos a tempo? há como contornar?
desta vez isto é só treta. cheira mais a uma jogada publicitaria e clickbait do que outra coisa
Pergunta isso a milhares de pessoas que passam horas todos os dias dentro do carro na IC19.
Pergunta-lhes se preverem ficar 2 horas no transito de casa-trabalho, ou ir no túnel e fazer o mesmo percurso em 30 minutos.
Isso é num comboio. Isto não é um comboio.
o percurso demora 30 min. mas até entrar no dito tunel ficas quanto tempo a espera?
sabes quantos carros passam na IC19 por dia? tinha que ser um senhor tunel com varios pontes de entrada/saida. havendo complicaçao num desses pontos fica tudo congestionado… valtamos ao mesmo, mas desta vez dentro de um tunel…..
TEnho uma vaga recordação que existiu uma proposta similar. A ideia era ter um metro à superfície com várias carruagens separadas que se juntavam em paragens e seguiam viagem. Quando chegassem perto da saida, a carruagem desacoplava e o resto do “metro” seguia viagem. Claro que este conceito tinha problemas, mas aplicando a teoria ao carro é boa, só que possui vários problemas que dependem se os tubos irão ser interligados a várias saídas ( pelo o que penso que seja o caso ). Vai-se tornar um bocado chato quando um conjunto de 10 veículos quiserem sair “intercaladamente” ou então estar sempre a parar e a andar. Já temos esse problema com os comboios… Mais não obrigado! Se a deslocação for individual, aí o conceito já consegue ter rodas para andar mas a rede de túneis tem que considerar ainda muitas variáveis em termos de segurança, socorro, vigilância entre outros.
https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-tuneis-boring-company-viajar/