Smartphones: O que se passa com a autonomia das baterias?
A capacidade da bateria dos smartphones nem sempre é uma característica que os utilizadores dão importância aquando da compra. No entanto, posteriormente, a autonomia do equipamento é um aspeto muito importante obrigando mesmo o utilizador a gerir um conjunto de ações.
Com novos modelos de smartphones a chegarem ao mercado todos os dias, alguns deles a bom preço, será que os fabricantes não querem apostar forte na autonomia dos mesmos?
A maioria dos fabricantes promete bateria "para todo o dia" no entanto, com uma utilização normal nos dias de hoje, nem sempre é o que acontece.
De acordo com um artigo publicado no Washington Post alguns equipamentos lançados em 2018 têm menos autonomia que os seus antecessores, que foram lançados em 2017.
De acordo com os testes, por exemplo, o iPhone XS tem menor autonomia que o iPhone X e o Pixel 3 também não consegue garantir mais autonomia que o Pixel 2. Destaque negativo também para os Samsung S9+ e Samsung S9 que têm uma autonomia abaixo das 9h.
Segundo Nadim Maluf, CEO da Qnovo, a autonomia das baterias tem vindo a melhorar lentamente, cerca de 5% ao ano. No entanto, o consumo de energia dos telefones, no geral, está a crescer mais de 5%".
Apesar de várias evoluções ao nível dos SoC, especialmente ao nível energético, a verdade é que os smartphones ainda não conseguem oferece uma autonomia de vários dias tal como acontecia com os telefones de há uns anos. Certamente que no futuro tudo poderá ser diferente, mas até lá os utilizadores são obrigados, em várias situações, a andar agarrados a powerbanks e a controlar a autonomia do seu equipamento.
E o seu smartphone... qual é a autonomia média?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O meu é um Hauwei P20 pro e considero-me bem servido, com uma utilização intensiva dura-me dia e meio e com uma utilização normal, dois ou três dias!!
És campeão nacional, sem dúvida!! Parabéns!!
Não é campeão nacional…pelo menos divide o “titulo” comigo! Tenho um “aparelho” igual ao dele e acontece a mesma coisa!! Sem tirar nem por…e acho pouca autonomia. Mas como a concorrência não tem melhor…
Redmi 4x chega ao fim do dia com 50%.
Boas as informações, estão de parabens
Obrigado
de facto por mais evoluídos que estejam a nível de hardware e optimização de software, a bateria continua a ser o calcanhar de Aquiles , não metem baterias de maior capacidade para não comprometer a espessura do telefone…
no entanto há soluções no mercado para combater esse problema, para utilizadores extremos em que a bateria não chega para um dia inteiro, e nem toda gente gosta de andar sempre com o telefone agarrado ao carregador…
ainda uso um galaxy S4 , e num uso abusivo mal durava um dia com a bateria de origem, até que comprei uma bateria de athermarket com 3x a capacidade da original e respectiva capa, ficou um pouco atijolado, mas isso a mim não incomoda nada, o que é certo é que em uso extremo agora dura 5 dias sem passar pelo carregador, em uso moderado chego a estar mais de 15 dias sem necessidade de carregar o telefone…
preciso de um telefone funcional e não de um telefone para andar a mostrar, logo a autonomia é algo que valorizo bastante, dai estar a borrifar-me para a opinião de outros, andar agora constantemente a carregar o telefone, isso para mim não funciona…
tenho amigos, colegas, familiares, com telefones recentes e muitos de topo, numa utilização intensiva os ditos mal duram um dia, sejam android ou IOS, tem de andar sempre a carregar o telefone mais que uma vez ao dia, já lhes disse que tem capas powerbank que facilita para essas situações, mas não a desculpa é sempre que fica grosso e não gostam ou não cabe nos bolsos, enfim cada um sabe de sim, eu ao menos ando descansado…
Onde podemos comprar essas baterias?
nao tenho nada a reclamar do meu xiaomi M1 da para 48 horas seguidas
Tenho um Asus Zenfone Zoom S (entre o 3 e o 4) há um ano e meio. A bateria de 5000mAh foi um fator em consideração para o comprar. No início durava tranquilamente 3 dias uso normal, agora aguenta 2 dias (redes moveis e Bluetooth sempre ligados, jogos, spotify sempre que ando de carro e muitas vezes localização e maps). É provável que ao fim de três anos já só aguente 1 dia.
Fico admirado como é que as pessoas pagam mais de 800€ por um smartphone (independentemente da marca) que dura apenas 1 dia inicialmente ou como vemos, às vezes nem isso. Depois têm o telemóvel a carregar em casa, no trabalho, no carro… são as opções de cada um.
Mas se o utilizador comum começar a ligar mais a este fator, as marcas farão um esforço nesse sentido. Quem sabe para o ano não haja uma marca a mandar um topo de gama com garantia de 2 dias de utilização intensiva. Seria muito mais impressionante do que ter mais 100 de pontuação no benchmark xyz.
Ora nem mais. Nem sequer é rara a situação em que um novo modelo pouco mais tem a oferecer do que ter o ultimo cpu da moda que pouco ou nada mais trásdo que meia duzia de valores a mais nesses ditos benchmarks. O quecna prática em pouco se traduz em mais valias para o utilizador.
Já anunciar um telefone com o dobro da autonomia nem pensar.
Os consumidores já estão habituados à giga-joga de andar sempre a carregar o aparelho e andar com carregadores portateis etc. Meter o nome do ultimo chip numa apresentação tem muito mais impacto (nos dias que corre) do que anunciar 48h de autonomia.
Culpa de quem? 😛
Garantia de 2 dias de autonomia?
Nenhuna marca te dá garantia nem de 5 horas quanto mais de 2 dias…
Eu percebo onde queres chegar mas a autonomia de um smartphone é do mais subjetivo que há…
E não me venham com a utilização normal e intensiva que isso para mim não faz sentido nenhum já que é, novamente, subjetivo.
O mesmo aparelho com cartões de operadoras diferentes pode ter autonomia muito diferente dependendo da cobertura…
É como comparar a autonomia pelo SoT…
Um gajo a andar pelo facebook 2 horas ou a jogar ou a editar uns vídeos senpre em duas horas vai ter um consumo completamente diferente…
Uma coisa é certa, as baterias podem melhorar, já que há sempre como aumentar a capacidade como muitas marcas já fazem. Agora garantias é para esquecer…
Praticamente toda a gente tem possibilidade de carregar o smartphone diariamente. Qual é a diferença de chegar ao final do dia com 20% ou 50% se o hábito é de o pôr a carregar para mais 1 dia?
E actualmente com os fast charge, ficas com a bateria quase carregada em minutos. Até acho uma jogada inteligente abdicar da autonomia para ganhos estéticos e de outros aspectos
A diferença é carregar só de 2 em 2 dias
só é preciso saber conhecer os telemóveis e a autonomia deles para não ter de dar o trabalho de carregar todos os dias, já o Redmi 5 que ofereci a ela, não precisa de carregar todos os dias porque tem uma grande autonomia, e consequentemente menos desperdícios de ciclos.
Tenho Oukitel K10, 4/5 dias com tudo ligado no máximo.
Xiaomi Mi A1 nao esta na lista estranho tenho um e ele dura dia e meio na boa penso eu de que
Uso um “velhinho” lumia 920, e com uso medio/normal a bateria dura bem mais de um dia. E já tem mais de cinco anos.
Tive o 925 branco, tinha a melhor bateria e construção que já tive nas mãos, era algo de fantástico… Roubaram-me assim que o descansei ao meu lado, nunca o bloqueei, quem roubou que o aproveite, que era mesmo bom, não o queria jogado numa gaveta haha
Eu vi que smartphone tem mais autonomia neste vídeo https://www.youtube.com/watch?v=LkiniAkBOyU
Iphone … está certo…
E Huawei é o quê, se não chinoca? Apesar de ser aburguesada, continua a ser chinoca!
O meu Xiaomi Redmi Note 4 de 140€ de 2017 faz sempre em média 10h de ecrã, grande máquina em todos os aspetos…dado o preço.
Xiaomi é k tá a dar 4000mah de bateria tenho o resumo 5plus é sempre andar Huawei com bateria igual deve durar bem menos o meu dura 2 3 dias sempre a utilizar
Bem eu tenho um cubot h3, com 6000mha.
Em média tive sempre até ao dia de hoje pelo menos 2 dias completos de bateria. Mas é frequente andar 3 a 4 dias sem carregar.
O melhor que alcancei em termos de ecrã ligado foram quase 13h, mas normalmente atingo as 10h.
Quando o comprei foi precisamente está a razão e estou extremamente satisfeito desde então.
O meu tlm pesa 210gr era interessante ver a interação dele com a tua cabeça se tivesses a coragem de dizer-me na cara a verborreia que escreves.
Trata-te.
Xiaomi Redmi 4X, com brilho a 10% e ligar apenas wifi quando vou à net, dura facilmente 5 dias.
Boa. Não fossem os dados móveis acho que também conseguiria no meu xD
Xiaomi Mi Max 2 com bateria que nunca mais acaba.
Quase uma semana em uso normal: feeds, e-mail e algum YouTube.
Eu tenho um Huawei mate 20 pro á pouco mais de 24h mas já estou surpreendido com a autonomia é de longe superior a qualquer iPhone e Android que já tive. Nada apontar até agora.
Não. ‘Graças a Deus’ não tenho esse problema. Com a utilização que faço atingo facilmente + de 2 dias de bateria com o meu Xiaomi redmi note 4 X.
mad?
O meu “chinoca” xioami dura-me quase uma semana.
O S8 e S9 Plus cá de casa carregamos normalmente apenas até 80% e depois quando chegamos a casa novamente de uns 30-40% que tem, por isso carregamos diariamente. Mas se deixássemos dos 100 aos 10%, 2 dias passávamos sem tomada.
Não tinhas necessidade alguma de o tratar mal só para discordar do que ele disse.
Falta de civismo.
De referir no teste: qual o brilho e resolução e apps instaladas?
O teste só é equivalente se for o software mais atual, poupança de bateria desligada e apenas as Apps e resolução de fábrica (nos Samsung de fábrica a 1080p) e com um brilho semelhante. Se o teste não estiver nestes moldes não quer dizer nada. Por exemplo 50% de brilho no note 9 pode ser até menos brilho que no iPhone XR…
Tudo tem que ser comparável.
Tenho um Hauwei P20 pro, e com uma utilização intensiva dura-me dia e meio e com uma utilização normal, dois ou três dias, já para não falar do modo ultra poupança
Tenho um HUAWEI P SMART DE 2018, podendo assim dizer compatível com o Samsung s8 . Mas com melhor Câmara. E vos posso dizer que na utilização normal ou seja ligar (chamada/recebidas/feitas) de duração média entre 30 minutos a 2h ,utilização constante de Wifi e dados móveis… e ouvir música… venhos vos dizer que a fim do 3 dia estou a sorrir com um restante 30% de bateria as 21h.
Muito muito bom e carregamentos de média 1h 20minutos … muito muito bom ..
Ps troquei o meu SAMSUNG S8 POR ESTE HUAWEI P SMART
Faltam o Mate 20 PRO que tem apenas a Melhor bateria do momento e todos o OP6/6T que têm uma gestão e duração excelentes mesmo.
Boas, o meu dura para 2 dias na maior! Oukitel wp2 “10000 de bateria ;-)”.. Infelizmente a malta gosta de ser enganada e comprar sempre o “melhor”. Mas acaba por comprar mais do mesmo…
Nokia 2… E lento, mas a bateria dura mais de dois dias em uso normal.
“atingo”, faz parte do novo acordo ortográfico…?!
Eu acho que enquanto não tivermos autonomias para 4 ou 5 dias inteiros tudo o resto devia parar a evolução, para mim preferia ter um telefone com uma interface mais simples, menos apps em background, etc
Mas isso é impossível quando todo o mundo te força o contrário.. hoje em dia todas as aplicações querem fazer tudo..
Todas querem direito a mexer em ficheiros, chamar, enviar sms, acesso à net, etc
Oh Sr. Miguel:
Leu ??? Meu comentário sobre Oukitel K10.