Análise Spintires Mudrunner American Wilds (Xbox One)
Para quem não conhece e, tal como temos vindo a dar a conhecer [aqui, aqui ou aqui], Spintires Mudrunner é um jogo de simulação automóvel, mas muito peculiar. Este título simula a condução de alguns dos mais poderosos veículos pesados (de mercadorias e não só) do planeta, usados em alguns dos ambientes mais inóspitos e adversos do Mundo.
No passado mês de outubro recebeu um novo DLC para o jogo, intitulado de American Wilds, e que acrescenta um pouco mais de american way ao jogo (originário da Rússia). O Pplware já se aventurou ao volante destes pesados monstros.
Tal como referi, Spintires Mudrunner desenvolvido pela Saber Interactive em 2017, aborda a simulação de um género de condução automobilística bastante afastada daquelas que são consideradas mainstream. Seja em asfalto (Forza Horizon 4, GT Sport,...), seja em off-Road ou Rally (DIRT 2, Virtual rally) existem inúmeros exemplos de jogos de condução (uns mais simuladores que outros) mas, nenhum se aproxima daquilo a que Mudrunner se propõe. A condução nos territórios mais inóspitos e selvagens do planeta onde o alcatrão dá lugar a terra batida, lama, rochas, rios,...
Este jogo é vocacionado para um nicho muito particular da comunidade gamer.
Dito isto, todos aqueles que gostem da adrenalina da aceleração no asfalto ou mesmo em terra batida, ou neve por exemplo, não irão encontrar aqui grande satisfação e grandes motivos de interesse. Muito pelo contrário. Mudrunner é sinónimo, acima de tudo, de lentidão e preserverança.
Esta expansão, tal como o nome sugere, tem o condão de transportar o jogo (originalmente baseado nos inóspitos terrenos russos) para terrenos americanos e com isso traz outras novidades.
A ideia base do jogo é simples e assenta na dura tarefa dos condutores de pesados de transporte de troncos de madeira desde as florestas, montes e pântanos onde são cortados até às serrarias onde são transformados em tábuas (para variados fins). Tanto no modo SandBox como nos diferentes Desafios propostos pela Saber Interactive, toda a jogabilidade de Spintires Mudrunner assenta neste princípio básico.
Relativamente à expansão American Wilds, convém referir que esta acrescenta ao jogo original dois novos mapas para o modo SandBox (Mount Logmore e Grizzly Creek) que, segundo a equipa de desenvolvimento, se inspiraram nos terrenos rugosos e selvagens dos estados de Montana, North Dakota, e Minnesota. Com esses dois mapas novos, são também acrescentados novos Desafios com objetivos e obstáculos distintos.
Além disso, são ainda incorporados no jogo alguns novos veículos que, como seria de esperar, representam alguns modelos americanos mais emblemáticos do género, como Hummer, Chevrolet, Ford ou Western Star.
Apesar da ideia do jogo ser simplista, isso não indica que não haja um certo grau de complexidade ou estratégia. As tarefas diárias destas profissões não consistem apenas em transportar troncos, existindo todo um ecossistema de funções de apoio que têm tanta importância como transportar os troncos. Isto pois, ao se conduzir estes veículos pelos terrenos acidentados e enlameados que o jogo retrata, os mesmos encontram-se sujeitos a inúmeros problemas ou obstáculos. Avarias, ficar preso na lama, falta de combustível,... são apenas alguns exemplos.
Por isso mesmo, Mudrunner inclui todo um vasto conjunto de veículos, orientados para todas essas situações. Situações que podem ir desde reparações mais básicas, a reabastecimentos urgentes, a empilhamento de troncos passando por reboque de outros veículos (por exemplo K-8400 Skidder), nunca esquecendo claro os veículos de transporte propriamente ditos (Chevrolet Bison 1979 ou Ford LTL9000 ou Western Star 6900XD).
Mas mais. Existem ainda outras viaturas de apoio que nos ajudam noutras tarefas também importantes. Por exemplo, existem jeeps usados para explorar o terreno e, dessa forma, descobrir novas zonas de interesse ( Chevrolet K5 Blazer, Ford F150 e Hummer H1). Estes carros de Scout são importantes também pois ao irmos revelando os mapas, também permite irmos desbloqueando novos veículos que muitas vezes se encontram escondidos em garagens perdidas no meio do mapa.
Nessas garagens (ou estações de serviço) que vamos desbloqueando temos ainda a oportunidade de alterar os nossos veículos. Trata-se principalmente da possibilidade de acrescentarmos novos módulos e representa uma forma de os configurar com ferramentas que podem vir a ser necessárias, como Pontos de Reparação, sistemas de holofotes frontais, tipos de reboque...
Tudo isto e todas essas viaturas são de extrema importância, especialmente pois existem cenários em que, seja por esforço muito grande das viaturas ou pelos trajetos serem muito compridos, que o combustível se esgota rapidamente ou que os veículos se avariam ou danificam mais facilmente.
E isto está claramente relacionado com o próprio terreno como é óbvio. Apesar de existirem algumas estradas de alcatrão com acessos principais (às Serrarias ou aos postos de combustível) a maior parte dos caminhos são estradas de terra batida ou gravilha que na maior parte das ocasiões se encontram mergulhadas em água fazendo delas charcos e lamaçais terríveis para avançar com os pesados veículos de transporte (como por exemplo o Chevrolet Bison 1979). Uma vez que nem todos os camiões têm tração diferencial, muitos acabam por ficar prisioneiros dessas armadilhas.
American Wilds traz, conforme referimos acima, o grande e vasto território americano a jogo e dessa forma grande parte do tempo passa-se a avançar penosamente na lama e nos caminhos de terra em bosques e montes americanos. Lama, rochas, troncos,... obstáculos que se colocam no caminho do jogador que tem de utilizar todas as ferramentas à disposição para ultrapassar.
E uma dessas ferramentas (que a maior parte das viaturas possui) é de extrema importância: o Guincho. O Guincho permite prender um cabo de aço a um objeto (uma árvore por exemplo) e com recurso a uma roldana permitir retirar o veículo de uma zona onde se encontre preso. É de extrema importância, pois a lama é uma constante no jogo.
Não poderia deixar de referir os efeitos dos pneus presos na lama que a Saber conseguiu simular no jogo. Tratam-se de efeitos muito bons e que se encontram bastante credíveis. Mas mais. Existem outros pormenores bastante deliciosos como por exemplo quando encontramos rochas ou troncos no chão, e nos quais se nota um cuidado especial com o sistema de colisões dos pneus com esses objetos.
Uma das coisas que ainda não referimos refere-se à condução dos próprios veículos. Encontra-se interessante e é diferente entre cada um mas, também é diferente consoante o piso. Sim, é isso mesmo. A sensação de se conduzir um veículo é completamente diferente entre alcatrão, terra ou terrenos enlameados. Mas mais... quando se usa (nos veículos que possuem) a tração diferencial, estes também apresentam uma condução distinta, um pouco mais fiável apesar de mais lenta e com menor controlo.
Os mapas (tanto do jogo original como de American Wilds), são grandes e variados o suficiente para apresentarem obstáculos diversificados ao longo do caminho. Encontramos um pouco de tudo o que se pode estar à espera, como por exemplo zonas montanhosas, pântanos, lugarejos, florestas densas, rios ... e um sistema de dia-noite que está bastante interessante.
Apesar de cada mapa (Sandbox ou Desafio) apresentar os seus objetivos específicos, o jogador tem um certo nível de liberdade na forma de os atingir. No entanto isso joga contra o jogo e jogador, pois com tamanha liberdade de movimentos, Mudrunner falha por, em certas alturas, não apresentar dicas mais esclarecedoras sobre o que é necessário fazer.
Por fim, uma palavra de ordem para os efeitos sonoros que, no que respeita ao som dos camiões se encontra muito agradável de se ouvir.
Veredicto
Spintires Mudrunner é um jogo claramente para um nicho de jogadores que apreciem este tipo de desafios e de simulação. Para esses jogadores, Spintires Mudrunner (American Wilds) apresenta-se como um jogo robusto, completo e bastante credível simulando grande parte das tarefas diárias de quem se aventura por estas profissões.
Por outro lado, não será de todo, uma alternativa para quem procure simuladores de corrida, de drift ou afins.
Este artigo tem mais de um ano
Prefiro os simuladores American Truck simulator e o Euro Truck Simulator 2. São mais ao meu estilo e comprados em promoção na Instant Gaming/Steam…