Segurança? A chave de um Tesla Model S pode ser clonada em apenas 2 segundos
Para além de ser pioneira em muitas tecnologias na indústria automóvel, a Tesla é também conhecida por toda a segurança que aplica nos seus carros, quer durante a condução, quer na proteção dos próprios veículos.
Mas mesmo com toda esta aura de segurança à sua volta, a Tesla está também exposta. Foi isso que uma equipa de investigadores revelarou agora, depois de descobrirem que a chave de um Tesla Model S pode ser clonada em apenas 2 segundos.
São muitas as medidas de segurança que a Tesla aplica nos seus carros, procurando estar constantemente à frente de todos os problemas que possam surgir. Para isso aplica frequentemente atualizações aos seus sistemas.
Um problema de segurança na chave dos Model S
Uma equipa de investigadores da universidade de KU Leuven encontrou um problema grave no sistema de cifra que a Tesla usa para desbloquear o seu Model S.
Segundo o que foi revelado, estes investigadores apenas necessitaram de 2 segundos e de estar ao alcance da chave, em utilização, para que esta fosse clonada. Daí em diante é só entrar no Tesla e partir.
Para realizar este ataque, e para além da presença física, é necessário algum equipamento. Por apenas 600 dólares é possível comprar o Raspberry Pi, 2 rádios, baterias e uma drive para guardar a tabela de chaves, que são necessários para realizar o ataque.
A Tesla já terá resolvido este problema
Com as recentes atualizações de segurança que a Tesla lançou para os seus carros, é muito provável que o problema esteja já resolvido e que a segurança tenha voltado aos carros da marca.
Para além de outras medidas aplicadas, os Tesla contam agora com a possibilidade de ter um PIN no painel de controlo para que o carro seja iniciado. Mesmo que entrem, os ladrões não podem levar o carro.
Os investigadores reportaram este problema à Tesla em agosto do ano passado e a Tesla terá demorado algum tempo a verificar o problema, encontrar a solução e colocar a resolução nos seus carros e nos seus sistemas.
Um problema presente nas chaves de outros fabricantes
Curiosamente, e segundo os investigadores, este problema parece não se limitar à Tesla e estará presente também nos carros da McLaren e da Karma e nas motas da Triumph.
Este problema mostra, mais uma vez, que as questões de segurança excedem os sistemas ativos de proteção e vão também à segurança física dos veículos.
Este artigo tem mais de um ano
Assim não se perde muito tempo quando se vai fazer uma chave nova
+1
E quando for fácil de descobrir o PIN mete-se uma password haha
Até se lembrarem de uma chave física lol
“A chave de um Tesla Model S pode ser clonada em apenas 2 segundos”
…umas linhas abaixo…
“A Tesla já terá resolvido este problema”
É um prazer enorme ler o que se escreve da Tesla só mesmo para descredibilizar a marca.. principalmente quando a taxa de furto destes veículos é quase inexistente se compararmos com veículos de outras marcas, onde, ai sim, a clonagem das chaves é acessível a “qualquer bandido”, olhando p\ o número elevado de furtos.
Que tal falarem de coisas concretas, como p.ex o número de vendas de outros concorrentes diretos (e já com vasta experiência no mercado ao contrario da tesla) comparando p.ex com o model 3?
Deixo só um exemplo do que podiam informar, em vez de desinformar.
Mau… mas não consegue ler tudo? A Chave pode ser clonada sim, mas não foi isso que a TESLA mudou. A TESLA aplicou um PIN não alterou o sistema para que a chave não fosse clonada. Não misture alhos com bugalhos!
E mais, este é mais um caso de problemas de segurança. Contudo, como referimos por várias vezes, os TESLA têm uma baixíssima taxa de furto, mas não quer dizer que os carros não sejam roubados, o que têm é uma altíssima taxa de recuperação.
Depois é meio triste nesta altura ver desses exemplos que o Rui deu, então falamos de segurança e vai dar um exemplo de vendas e propaganda?
Deixo aqui artigos que deve ler para não cometer certos erros de avaliação, alias, nem são sequer aceitáveis essas suas críticas:
Por que razão é quase impossível roubar um Tesla?
Tesla Model 3 de aluguer foi roubado por falha no serviço de autenticação
Cumprimentos 😉
Não é isso que diz o artigo!
“é muito provável que o problema esteja já resolvido e que a segurança tenha voltado aos carros da marca.
Para além de outras medidas aplicadas, os Tesla contam agora com a possibilidade de ter um PIN”.
O PIN é uma medida extra, para além da provável resolução do problema.
“não consegue ler tudo?”
A arrogância cega do costume…
Mau…
Caro Vítor, lendo bem não é isso que o artigo diz :
“Com as recentes atualizações de segurança que a Tesla lançou para os seus carros, é muito provável que o problema esteja já resolvido e que a segurança tenha voltado aos carros da marca.
Para além de outras medidas aplicadas, os Tesla contam agora com a possibilidade de ter um PIN no painel de controlo para que o carro seja iniciado. Mesmo que entrem, os ladrões não podem levar o carro.”
Ou seja, diz que provavelmente o problema em questão terá já sido resolvido e que para além de outras medidas, foi aplicado o PIN.
Meio triste é ver este tipo de comentários a leitores do vosso site.
Por estas e por outras cada vez venho menos ao pplware.
Quer gostem ou não a Tesla está neste segmento uns 3 anos à frente de qualquer concorrente.. e isso sim, é que incomoda muita gente, não sei bem porquê.
Por estar a frente, e por ser uma referencia em carros eléctricos, acho que muitos fabricantes ficaram incomodados.
Não vale colocar esses argumentos infantis. Porque razão incomodaria? Não faz sentido.
A TESLA está à frente sim e abriu um rombo no mercado dos motores poluentes.
Agora, não deixa de ser interessante ver o desenvolvimento até ao nível da segurança. E deve ser dado a conhecer tudo sobre este aspeto, o bom e o menos bom.
Rui, não estamos a falar de uma equipa da bola 😉 falamos de tecnologias e das boas.
Cumprimentos
A justificação é fácil. Imagina-te à +20 anos num negocio, chega um gajo e em 2 anos mostra que estás obsoleto, estando um 20 passos á tua frente.
É muito chato em feiras e exposições a banca da Tesla ter mais visitantes do que a concorrência que está no mercado à imenso tempo.
+1
Nada como comprar uma bolsa de Faraday para colocar as chaves.
Solução ideal para este exemplo e para todos os outros veículos com “keyless go”, quanto a mim.
o impressionante aqui e que a tesla lançou um update online para todos os carros e pronto problema resolvido remotamente, outras marcas recolhiam milhoes de carros para resolverem o problema
“Foi isso que uma equipa de investigadores revelarou agora”… Não conheço a palavra “revelarou”
Tem no fim do artigo um link para as correções, senão arrisca-se a ver o erro corrigido e acusado de estar a mentir 😉
Tks, não reparei que tinha a secção de correções
simões és um rabo
A TESLA está muito atras da concorrencia!
Em portugal e no estrangeiro as chaves da BMW, RENAULT e outras não se clonam mas são feitas no próprio carro e roubam os mesmos à descarada!!!
E porquê? Por os meninos das marcas quiseram fazer um sistema simples de se fazer chaves rapido e cobrarem ouro aos clientes na mesma!
Chaves BMW e Renault ? XD tas a brincar ou a falar asério ? Qualquer um consegue fazer tal coisa.. A informação e publica basta procurar decentemente na web… e claro ter um cloner