AutoCAD WS para iPhone e iPad
O mercado dos tablet será mais viciante quanto mais sectores conseguir atrair. Além da área lúdica e educacional, um iPad serve outras áreas, como a área profissional. Embora ainda muito superficial, o iPad já conta com ferramentas de trabalho.
A Autodesk havia lançado, como aliás demos a conhecer, uma aplicação optimizada do AutoCad, permitindo uma liberdade de acção imprescindível quando se necessita de operar no terreno, para lá os estiradores. Agora actualiza e acrescenta ferramentas ao AutoCad para iPhone e iPad.
AutoCAD® WS mobile permite que o utilizador visualize e trabalhe os desenhos em AutoCAD directamente no iPad, iPhone ou iPod touch. Com a precisão oferecida pelo ecrã do iPad ou iPhone, o profissional pode desenhar, anotar ou mesmo desenvolver sobre projectos começados no computador, sem que perca produtividade, aliás, esta ferramenta torna inútil carregar o papel de um lado para o outro, tudo pode ser visto e apresentado directamente no iPad.
Em termos de visualização esta ferramenta permite:
- Abrir imagens em DWG directamente neste gratuito programa que suporta estes formatos;
- Ver todos os aspectos referentes a um ficheiro DWG, incluindo referências externas, camadas e imagens sobrepostas;
- Usar multi-touch zoom permitindo visualizar comodamente imagens em grandes escalas.
Antes de mais o serviço requer que crie uma conta de utilização. Depois disso, tenha a liberdade de consultar os projectos com rigor e precisão.
A aplicação abre um segmento muito importante, principalmente porque estamos a falar de uma área muito técnica ligada à computação gráfica, onde muitos outros segmentos estão inseridos.
A grande facilidade é transpor os projectos desenvolvidos no computador para o iPad. Poderá transportar como se tivesse o original, podendo mesmo editar e criar anotações. Depois, faça o inverso, receba no desktop tudo o que alterou no ficheiro.
Conforme poderá ver nestes screens, existem vários menus de ferramentas para poder anotar, acrescentar objectos, entre outras opções importantes e úteis.
Este software está intimamente ligado com uma outra plataforma já testada e em expansão, a cloud. A Autodesk está a concentrar um serviço optimizado que passe pela partilha usando a web com implementação de trabalho colaborativo útil a este segmento de portabilidade.
É mais um excelente serviço gratuito que vem dar ao iPad aquela utilidade sempre reclamada pela Apple e muitas vezes desvalorizada pelos hipotéticos concorrentes que ainda não acordaram para este segmento... do futuro.
O que há de novo?
Snap Preview Esta funcionalidade é extremamente importante dado o espaço de ecrã disponível para trabalhar. Assim, com o Snap Preview, o utilizador pode ampliar o ponto onde o dedo toca no projecto, permitindo desenhar ou modificar as áreas de forma precisa. Esta era uma função super necessária tendo em conta a natureza do software.
Copy Tool Para quem trabalha com objectos, a função copiar e colar é importantíssima. Assim, nesta versão agora lançada, a AutoDesk disponibiliza a função Copiar para poder duplicar objectos de forma rápida e pratica.
Seleccione uma área e faça copiar, depois cole onde pretender.
Brush Tool Esta funcionalidade foi melhorada no AutoCAD WS 1.2. O desenho à mão livre é muito importante para marcar e colocar notas gráficas nos projectos e, agora, com um conjunto novo de pincéis, o utilizador pode definir a espessura do traço, cor e outras características. Além dessas alterações, a ferramenta foi aperfeiçoada e está agora mais responsiva à solicitações do utilizador.
Feet and Inches
AutoCAD WS 1.2 permite agora mostrar as medidas em unidade inglesa ou unidade imperial (pés e polegadas).
Além destas novidades o AutoCad WS traz novos idiomas estando assim disponível em chinês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português e espanhol.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iPhone OS 4.0+
Download: AutoCAD WS 1.2 [10.8MB]
Homepage: Autodesk
Este artigo tem mais de um ano
Excelente!!
e pa linux…não!
Eu já deixei há muito de ter esperança em ter autocad em linux, a minha mais recente esperança é o draftsight que está aí a sair para linux também, ainda por cima é gratuito. Produtos para linux da autodesk só mesmo o maya 🙁
Para linux tens o bricscad que é precisamente a mesma coisa.
Muito bom o programa, mas quando vão se ligar de que falta uma ferramenta pra medir ângulo?
Fernando, tem vários programas da Autodesk pra linux e não só o maya.
Até mesmo o recém adquirido Softimage. Tem muita coisa pra pós produção.
Tens razão, fui ver e constatei que o repertório da autodesk em linux se expandiu, contudo o softimage (anteriormente conhecido por XSI) já possuia uma versão para linux antes de ser adquirido, o maya idem, nestes dois produtos a autodesk limitou-se a manter o suporte (o que é de louvar), contudo faz-me confusão porque não fazem uma versão nativa do autocad (que é o porta-estandarte da autodek) para linux, não sei se é só impressão minha mas é de longe o produto mais desejado da autodesk para linux e para o qual não existe nenhuma opção viável que esteja ao nível do autocad.
O Bricscad -> http://www.bricsys.com/en_INTL/ funciona nativamente no linux
Fernando, o que faz a Autodesk e algumas empresas fazerem software de computação gráfica pra linux é que os estúdios de cinema, usam linux, por vários motivos fazem isso, desde e a modificação do sistema que eles podem fazer como querem pra atender as necessidades é a questão das licenças. O Linux não é o público alvo da Autodesk em questão de CAD, por que não tem empresas como Dreamworks, Disney ou outros grandes usando CAD. Sem contar investimento pra desenvolver pra Linux se a participação do Linux no mercado de desktop é pequena. Acredito que seria mais fácil ver programas como o Photoshop pra Linux do que o Autocad.
Não estou a ver a utilidade disto para por no iphone ou ipod!!! Se for para o ipad, sim!
Estamos na paranóia de converter tudo para o iphone!
Ele funciona muito bem, abre desenhos relativamente grandes sem problema.
Para visualização de projetos é ótimo, até mesmo no iphone ou ipod. Projetos como Elétrica ou hidráulica.
Claro que no iPad por ter uma tela maior seria muito bom, mas não sei como funciona com a memória porcaria que tem no iPad.