Dica: O Office da Microsoft também tem um tema escuro e é hora de o usar
Os sistemas operativos e as aplicações têm nos últimos tempos adaptado-se para dar aos utilizadores melhorias que vão para além da estética. Uma tendência que tem ganho força é a proteção da vista e a criação de temas negros para este propósito.
Depois de os termos visto nos principais sistemas operativos, é hora de conhecermos a proposta da Microsoft para a sua suite de produtividade. O Office já tem esta opção, aprenda como a pode ativar.
Apesar de ter uma concorrência forte, o Office da Microsoft tem conseguido adaptar-se e dar aos utilizadores as melhores novidades. Com esta capacidade, tem sido a escolha óbvia para muitos e assim deverá continuar, em todas as suas plataformas.
Algo que poucos conhecem é que o Office para Windows tem presente um tema escuro, que consegue dar aos utilizadores uma grande proteção aos olhos em situações em que existe pouca luz natural.
Ativar o tema escuro no Office da Microsoft
Para começar deve abrir o Office e depois escolher a opção Ficheiro na Ribbon. Na lista presente, do lado esquerdo, devem escolher a função Conta. Ai dentro devem encontrar a zona Tema do Office.
Dependendo da versão usada, podem existir mais ou menos temas, alguns deles mais escuro e outros menos escuros. Todos estão bem identificados e devem por isso testar qual o que melhor se adapta ao que pretendem.
São várias as áreas que são de imediato alteradas, com destaque para a Ribbon, a zona de menu do Office, e para o fundo da própria aplicação. A zona de escrita, como seria esperado, fica ainda a branco e não deverá ser alterada no futuro.
Este tema está presente em quase todas as versões recentes do Office e por isso acessível à maioria dos utilizadores. Podem encontrá-lo no Office 365, Office 2016 e Office 2013, funcionando em qualquer versão do Windows, onde se incluem o Windows 7, 8 ou 10.
Tal como noutras áreas, esta é uma opção a ter em conta para proteger os olhos dos utilizadores e para conseguir ter um brilho menor no ecrã e uma consequente melhoria na utilização do Office da Microsoft.
Este artigo tem mais de um ano
Vítor, enviei msg WhatsApp sobre este artigo.
Obrigado. Tratado.
E como se activa o dark mode do site Pplware?
A zona de escrita seria o esperado no meu caso. Afinal, é para lá que olhamos praticamente o tempo todo que estamos a editar um documento. Isto se a perspectiva é de cansar menos a vista e assim protegê-la! Com esta aparente limitação nada mais é que uma questão estética de utilidade discutível.
E tendo em conta que, a zona onde vai ser escrito o documento fica em branco, que por acaso ocupa a maioria do espaco, isto serve para quê? Não é para poupar a vista de certeza.
@Costa é um enfeite.
Não é apenas cansar a vista, é mudar o aspecto e quebrar a rotina acima de tudo.
Uso diariamente tanto o Office como o Adobe Suite e volta e meia troco os modos para “desenjoar”.
No Illustrator ou InDesign também tem o branco da área de trabalho.
Não há maneira prática, porém tenho usado colorir a página de fundo de preto e as letras de branco. Cuidado ao enviar/imprimir pois deverá mudar as cores novamente.
“Apesar de ter uma concorrência forte, o Office da Microsoft tem conseguido adaptar-se e dar aos utilizadores as melhores novidades.”
Perdoem-me a ignorância mas qual é a concorrência forte do office da Microsoft ?
Tirando a utilização muito avançada, e em particular no Excel, há de facto concorrência. E de fraca nada tem… Hoje há várias alternativas viáveis e até gratuitas para suprir as necessidades de grande parte dos utilizadores. À medida que o tempo passa vamos vendo o paradigma da hegemonia MS a mudar, felizmente!
Pode haver várias alternativas mas não vejo nenhuma que ameace de forma substancial a liderança da Microsoft. Nenhuma delas ultrapassa os 5% de quota de mercado por isso não são ameaça nenhuma.
Ninguém falou em ameaça… Falou em concorrência cada vez maior. E no segmento que referi é bem forte. Agora, se têm maior ou menor quota, ambos sabemos que isso não se deve propriamente à suposta superioridade funcional.
Onde está a fonte em que é afirmado que “Nenhuma delas ultrapassa os 5% de quota de mercado”?
Não está nada a mudar. A MS até anda a ganhar mais dinheiro que nunca com o Office365
Boa tarde e podem também ativar no Office 2007 assim se o quiserem já o uso á anos desde que saiu e original