Universitários vão poder carregar os veículos elétricos gratuitamente
Estamos a viver o advento dos carros elétricos e há uma necessidade premente de postos de carregamento, existem poucos atualmente e isso poderá condicionar o acrescimento deste mercado. As universidades são uma aposta importante.
No sentido de apoiar o crescimento da adesão aos veículos elétricos, o Fundo Ambiental alargou o apoio à instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos nos campus universitários, institutos politécnicos e a estabelecimentos privados de ensino superior. Estão já publicadas as regras de apoio às candidaturas.
Universitários terão carregadores no campus
Conforme informação publicada em Diário da República, o Fundo Ambiental alargou o apoio à instalação de postos de carregamento de veículos eléctricos nos campus universitários, institutos politécnicos e a estabelecimentos privados de ensino superior. O apoio a estas infraestruturas cifra-se nos 150 mil euros de financiamento a fundo perdido que irão ser disponibilizados.
No passado mês de junho, o Fundo Ambiental publicou um aviso para o mesmo efeito. A informação detalhava que quer as universidades públicas quer a Universidade Católica poderiam candidatar-se.
Agora, com mais este projeto o Ministério do Ambiente duplica a dotação orçamental para o apoio à mobilidade eléctrica nos campus. No aviso do passado mês de junho apareceram 14 candidaturas
Regras para as candidaturas
Para apresentarem a candidatura, cada entidade tem apenas disponível a instalação de dois postos de carregamento por campus, recebendo, no máximo, cinco mil euros por cada posto. Contudo, as entidades podem apresentar mais do que uma candidatura quando possuam vários pólos.
O prazo máximo de execução das operações, incluindo a execução financeira, é 30 de Novembro de 2018. Para recolha de mais informação, esta está disponível no Portal do Fundo Ambiental.
Este artigo tem mais de um ano
Como sempre… regalias só para a classe boche.
Universitarios com carros electricos faz todo o sentido ….
Confirmem só que os catedraticos não os podem usar já agora.
Abc
E que será que tem o dinheiro para comprar tais carros?
Tive um colega que comprou apartamento na rua da Uni e ia de BMW. Existe pessoal para tudo
Danny? Eu sou do tempo em que fizemos uma manifestação contra as propinas na FEP, em 1993 ou 94….. e eu fiquei muito contente (andava com passe dos STCP) por ver um colega a manifestar-se contra a introdução das propinas e a saír da FEP de Ferrari!!!!!!!!!!
Havendo carros eléctricos usados já pelos 10.000€, e alguns a menos, faz todo o sentido.
De qualquer forma, e dependendo do tipo de carregador a instalar, também podem carregar motos e bicicletas.
Porque será que alguém vende um eléctrico a 10 000 euros?
Porque deve ter 5 a 6 anos e o vende ao mesmo preço que venderia qualquer outro carro que custe o mesmo novo e tenha 5 ou 6 anos.
Ou talvez porque a bateria já está com uma percentagem de degradação alta?
Uma bateria Tesla ainda tem 80% da capacidade ao fim de 500 mil milhas (~800 mil km)
Quem é que anda com o mesmo carro 800 mil km? Ao fim de 200 mil já dizem que está velho e pronto para trocar por outro
Miguel, Teslas a 10.000€ onde andas a ver isso??
Segundo, 800.000km e um desgaste de 20%?? Sonhas alto muuuito alto
SOH de uma batería d tracao, ques esta sujeita a stress elevado pelo tipo de utilizacao, em media 4 anos/ 50.000km e ja estas pelos 75% de SOH
Bruno o meu Leaf 4 anos 120.000Kms 92% de capacidade.
Se aos 4 anos e 50.000kms tivessem 75% de capacidade eram todas trocadas em garantia vê lá tu.
Traveller ve la tu, sabes qual é o volume de trocas em garantia?
Sabes qual o desgaste medio das baterías da nissan?
92% SOH no de 120.000km vai contar historias da carochinha a outro, ese valor apresentado na maquina de diagnsotico para comecar nao é real, a nissa continua a enviar a carta anual com o report da batería?
E sim eu conheco os valores…é o meu trabalho
Bruno Coimbra
Eu não sonho e nem deixo de sonhar.
Os gráficos dos testes estão aqui
https://electrek.co/2018/04/14/tesla-battery-degradation-data/
Eu também tenho um leaf com 4 anos, 86000km e 82%SOH, portanto devo ser um sortudo!!
BRUNO COIMBRA se és profissional deves saber que conta mais para a degradação da bateria o tempo e o calor que os KM’s a informação é a do leafspy Pro poderá não ser 100% real mas anda lá perto tem as 12 barras.
Depois se és tão informado deves saber do nissan leaf táxi espanhol com 400.000Km’s sem troca de bateria ou motor.
Em relação ao comentário do Tesla que desmentes e nem foi feito por mim deves saber que as baterias são refrigeradas a agua e que há testes públicos da degradação
tomara os universitários terem dinheiro para estudos e sobrevivência, quanto mais carros eléctricos, isto só mesmo visto….
se forem meninos dos papas como muitos são…acredito que sim
sim, os meninos do papa, vão mesmo para eléctricos…
tesla diz-te alguma coisa?
Jose, sim Tesla diz alguma coisa.
Agora diz-me se quem tem euros para comprar qualquer um dos modelos novos se precisa desta “ajuda”.
Poupem-me.
Se o argumento de “quem tem carros caros pode pagar gasolina cara” se usa, para eletricos tambem serve
Pedro, não sei se percebeu mas este apoio é para as universidades/politécnicos instalarem postos de carregamento nas instalações da universidade/politécnico, não é para apoiar a compra de veiculos eléctricos.
Não te preocupes pois passado uns dias a maoiria dos postos deixa de funcionar…
Carrinhos dos papas? pois claro
Mais um tacho.
É uma dor de intelecto vêr as opiniões desta malta que está sempre contra tudo.
A sensibilização para a utilização de energias limpas e renováveis pode e deve ser feita o mais cedo possível.
O público alvo desta medida está na idade em que começa a tomar decisões importantes e a forma como se desloca é uma delas.
Da mesma forma que desde muito cedo as crianças devem ser educadas a não atirar lixo para o chão, terem hábitos de higiene pessoal, etc.
E já agora: a inveja é uma coisa má. E feia.
Ou seja por partilhar a minha opinião tenho inveja? Realmente são com mentalidades baixas como a tua que estamos como estamos
José, o Mundo não gira à tua volta! O comentário do Paulo, com o qual concordo absolutamente, não te seria dirigido pessoalmente. Era dirigido ao conjunto de comentários maldizentes a esta medida com argumentos que nada têm a ver com a bondade da mesma . O comentário foi contra essa mania que muitos têm de dizer mal de todas as medidas, só porque sim.
Todas as medidas que venham no sentido de democratizar a utilização de carros elétricos é bem vinda. É com esses incentivos (e não só) que se promove a procura por veículos elétricos, que um dia, se espera, ultrapassem os veículos a combustão, e dessa forma se baixem os custos unitários de fabrico, para que um dia não sejam só os tais ” meninos do papá” a poderem comprar estes veículos. Tem sempre que se começar por algum lado, e se no princípio apenas alguns beneficiam, esses têm o mérito de se chegarem à frente para dinamizar (financiando) uma indústria e a sua inovação tecnológica, para que um dia os restantes, menos afortunados, a poderem adquirir também. É assim com quase tudo, se refletirmos bem.
O seu principal erro de análise é pensar que os eléctricos é para incluir as pessoas e não para as excluir.
Energia limpa????? Eu gosto de ver este tipo de apreciação, quando em Portugal ainda se produz energia à base de combustíveis fosseis.
Concordo plenamente quando formos 100% dependentes das energias renováveis, algo que só acontece nos meses de inverso (quando existe chuva).
Os carros eléctricos só são movidos a energia limpa no nosso consciente.
Desculpe que lhe diga mas nesta questão revela alguma ignorância, já existem muitas habitações em Portugal autosuficientes energeticamente. Tanto ao nível do consumo da habitação como do carregamento das baterias de veículos. É certo que será necessário um investimento inicial em painéis fotovoltaicos, mas ao fim de alguns anos estarão pagos. E nunca esquecer que o petróleo um dia vai acabar, por isso tirem as palas e vejam o lado positivo destas medidas.
E no Gasoleo/Gasolina não há poluição na Produção sai directamente da bomba 🙂
Para VE é possível produção e consumo de energia sem poluição, para os carros a combustão nem uma nem outra.
Já agora tenho VE e nem sequer é pela poluição é porque o custo ao fim de 5 anos fica em metade de preço (aquisição carro, combustível,manutenção,etc)
Este foi o único comentário, até ao momento, com o qual concordo, os restantes só revelam a mentalidade mesquinha de alguns.
Energia limpa e renovável onde?
A EDP é a empresa com mais emissões CO2 para a atmosfera em Portugal
Grande parte da energia vendida em Portugal não é limpa. Basta consultar as faturas
Quando a procura da energia começar a ser elevada, vão meter as eólicas a rodar mais depressa, não?
No inicio do próximo ano estará pronta mais uma central de biomassa em Portugal… serão queimadas mais 1000 toneladas de biomassa por dia. Agora faz contas às emissões diárias…
Isso comparado com as emissões de CO2 dos milhares de veículos a circular diariamente nas nossas estradas, deve ser uma gota no oceano.
Sou a favor dos eléctricos, mas o que os automóveis de combustão vão deixar de emitir passa para as centrais termoeléctricas.
A não ser que se invista e bem em energias renováveis…
A questão é essa, o investimento nas energias renováveis passa por nós, não podemos estar à espera de terceiros. Investir bem significa investir no que é importante. Se soubesse o que hoje sei, o investimento que fiz na casa e no automóvel teria sido bem diferente. Mas hoje em dia a maioria do pessoal investe em casarões e grandes máquina s para ter na garagem
Atenção eu também sou a favor dos carros eléctricos, por todas as razões e mais algumas, desde que consigamos carregar as baterias com energias renováveis. Pois quando a procura de energia aumentar, a própria EDP não tem recursos e distr5ibuição disponíveis para tal.
Infelizmente a energia electrica em Portugal ainda não é inteiramente “verde”.
No entanto, mesmo que fosse toda produzida por combustíveis fósseis, seria sempre muito mais eficaz utilizar um veículo electrico. Senão reparem:
Como é que o combustível chega até ao vosso automóvel?
Acham que não há poluição e desperdício no transporte, refinação e armazenagem do mesmo?
As estações de bombagem na refinaria e os postos de combustível também gastam energia só para deslocarem o combustível até ao depósito do carro.
O desperdício total que existe é enorme.
A forma como um qualquer motor electrico utiliza a energia atinge rendimentos acima dos 90%
Conseguem mais com um motor de combustão?
Não, não conseguem. Se chegarem aos 40% num carro normal já é muito.
Não comparem o que não dá para comparar.
Sou contra as centrais de biomassa.
Trata-se apenas de transferir o dinheiro que vai para os países que produzem petróleo, para as mãos dos produtores de biomassa (produtores florestais).
O ganho para o meio ambiente será na melhor das hipóteses, nulo.
Só vejo um ganho: de certeza que vão acabar os incendios florestais.
Paulo, veja as coisas pelo lado positivo
O negócio da biomassa permite milhares de empregos em Portugal e movimenta milhões de euros na nossa economia.
Eu também posso dizer que o seu emprego é dispensável…
mais uma medida para os “”pobres “”
o ZÈ paga o luz….!
Na universidade onde andei as vezes faltava papel no WC e etc por causa de verbas (guito) e agora vão oferecer electricidade? lol
Acho que alguns se estão a esquecer dos trabalhadores estudantes. Estes trabalham para pagar as próprias viaturas, e com o esforço financeiro que fazem para pagar as propinas esta é uma iniciativa muito boa. Eu sou um deles e à noite já vejo algumas scooters (provavelmente compradas com os part-times dos estudantes) a serem carregadas nos carregadores disponibilizados pela faculdade.
Mas é como em tudo na vida, alguns que não precisam irão beneficiar desta medida.
E também se esquecem que o futuro é a mobilidade eletrica. Se hoje são 2 postos de carregamento, daqui a poucos anos serão às dezenas, não quer dizer que será gratuito, pois brevemente os carregamentos serão pagos.
Pena que a esmagadora maioria dos universitários ou o s pais deles, não tem dinheiro nem para fazer cantar um cego, quanto mais para comprar um carro electrico!
Mas os postos de carregamento não é só para carros, que eu saiba também há bicicletas, scooters …. Veículos para todos os bolsos e carteiras. A maioria dos alunos universitários teem telemóveis mais caros que algumas scooters elétricas.
O meu comentário não é contra os carregadores, mas uma critica contra quem pensa em conforto antes de outras necessidaddes… mas isso sou a pensar alto com os nervos!! 🙂
O Titulo do artigo devieria ser ” Docentes Universitarios vão poder carregar os veiculos eléctricos gratuitamente “
Mais um com dor de cotovelo