O LibreOffice já chegou à loja de Apps da Microsoft, mas é preciso ter cuidado
Para a Microsoft, a sua loja de aplicações é o ponto onde os utilizadores vão procurar as aplicações que precisam para o Windows. Claro que a oferta ainda não é completa e nem contempla todas as propostas da Microsoft, entre elas o próprio Office.
Mas, como as alternativas não faltam, chegou à loja de apps da Microsoft o LibreOffice, mas com uma pequena condicionante. Esta não é uma versão oficial e tem de ser paga.
Esta versão do LibreOffice que agora surgiu na loja de apps da Microsoft não é oficial e nem sequer foi submetida pela Document Foundation, a entidade que gere o seu código e é responsável pela sua manutenção.
LibreOffice está na loja de apps da Microsoft
Foi submetida pela .net e requer que seja pago um valor de quase 3 dólares para que seja usada em todo o seu potencial, algo que naturalmente vai contra a filosofia do próprio LibreOffice.
Na verdade, e segundo o que pode ser lido na descrição da app na loja da Microsoft, a versão disponibilizada é um free trial e pode ser usado sem limitações. O valor pedido é apresentado como uma contribuição para quem está a manter a app.
A Document Foundation não reconhece esta app
A Document Foundation já declarou que não tem qualquer associação a esta aplicação e que o seu LibreOffice é gratuito e sem qualquer encargos para o utilizador. Reforça ainda que a única forma de obter o LibreOffice é através do seu site oficial, sem recorrer a qualquer outra fonte ou site.
We have been made aware of an unofficial version of #LibreOffice on the @MicrosoftStore. This is not official or created by us, and the money is not collected by us, so the app's page is misleading. LibreOffice can be downloaded for free (at no cost) from https://t.co/O6fjqtWQtA
— Document Foundation (@tdforg) July 23, 2018
Naturalmente que esta versão do LibreOffice não é uma app oficial, e por isso não é aconselhado que seja instalada, até porque não se sabe o que o código pode conter de malicioso.
Será curioso ver como este caso se desenrolará. A Microsoft pode simplesmente remover a app da sua loja ou a empresa .net pode decidir que esta sua ideia não é a mais brilhante e acabará por revê-la da loja.
Este artigo tem mais de um ano
estou usando o freeoffice da softmaker, nao é top mas quebra bem o galho e nao enche de coisas e dlls desnecessarias.
Tem para Windows?
Sim.. gratuito e com os mesmos recursos da versão Linux
Service fiz uso do libreoffice no ruindows
Sempre *
Digamos que mesmo grátis e estado na windows store iriamos estar a pagar um preço potencialmente ainda maior.
#opensource-for-life
#SCAFI
*e estando
Sanguessugas…
Meu ponto de vista…sendo o libreoffice uma app open source (GPL), o qual é distribuido para uso sem que seja pago, há que ver um aspecto muitissimo importante como exemplo:
-Ubuntu é uma distro GPL, em que temos duas formas de obté-lo, via download ou via á compra de um DVD conténdo o mesmo.
– Libreoffice sendo uma app GPL, que também podemos baixar e instalar sem nenhum custo, mas de acordo com este poste, de que na loja da Microsoft o mesmo para se obter é necessário uma quantia monetária, se calhar é aqui onde quero chegar, a pessoa / empresa que está a comercializar, se calhar ao comprar irá receber um suporte sobre um determinado problema caso veja há ter como o mesmo (não estou 100% certo, mas acrédito eu que seja isso).
Notem este é o meu ponto de vista, da forma como estou há ver a coisa (geria) ou interpretar o assunto em causa.
O problema no teu ponto de vista é que eu publicou esta aplicação na loja do windows não foi a Document Foundation, desenvolvedora do LibreOffice
*quem publicou
Existe esse tipo de software com suporte incluído em algumas distribuições Linux e nada contra. O suporte é muito importante nas empresas.
A questão é o engano, fica-se com a ideia que os €€ vão para a Document Foundation.
O título desta notícia diz tudo, ” O Libreoffice chegou à loja de apps”, e não “a empresa xpto disponibilizou uma versão do Libreoffice com suporte incluído na loja de apps”
Não está disponível para download. …
Continuo a usar o WPS Office que tem maior compatibilidade com todas as plataformas e estou satisfeito…
pensava que era uma bridge de x86/win32 para arm64.
Já não está disponível!
Nós temos as coisas como adquiridas até que aparece alguém que tenta altera-las. Devemos todos valorizar os projetos como o LibreOffice.