Projecto Colibri – Software de gestão com qualidade para a sua empresa
Existem atualmente no mercado diversas e variadas soluções de ERPs ao dispor das empresas. Apesar de o conceito por trás de toda a oferta ser o mesmo, os trunfos e características dos diferentes produtos vão divergindo quando se dissecam as capacidades e o funcionamento de cada uma deles.
Um dos sistemas integrados de gestão empresarial disponíveis para as empresas é o Projecto Colibri. Uma solução que vai do gratuito ao profissional oferecendo um serviço de qualidade, com segurança para os seus dados e versatilidade na utilização.
O Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) é um elemento essencial da espinha dorsal de uma empresa, estando envolvido nos processos relacionados com contabilidade e finanças, recursos humanos, vendas, compras, gestão de stock e armazém. É, por isso, importante escolher um bom serviço de ERP, nomeadamente na qualidade do produto do software como no apoio e suporte pós-venda.
Multi-plataforma - Requisito indispensável
O Projecto Colibri é uma solução que se destaca por ser multi-plataforma e ter uma versão gratuita. Desde há vários anos que tem apoiado milhares de microempresas com a sua vertente gratuita, completa e abrangente por forma a solidificar uma organização empresarial logo desde início de atividade.
A sua presença em Windows, Linux e macOS é uma vantagem face a alguma oferta na mesma categoria.
As suas propriedades multi-plataforma remetem também para a possibilidade de importar dados de outro software. Ou seja, caso esteja atualmente a usar outro ERP, é possível que possa importar artigos e os seus stocks, assim como clientes, fornecedores e outras entidades caso existam.
Multi-Base de dados
No que toca ao produto e software em si, cumpre com todos os regulamentos e exigências impostas pelo Ministério das Finanças, como seria de esperar. A interface gráfica baseada em RCP, Rich Client Platform, é simples de usar e intuitiva, incluíndo um motor de pesquisa avançado. As bases de dados suportadas pelo software são H2, MySQL e PostgreSQL.
Multi-lingua, Multi-empresa e Multi-moeda
Utilizando a API do Projecto Colibri pode integrar a sua aplicação ou a sua plataforma de e-commerce. Deste modo, as compras efectuadas na sua loja online serão automaticamente registadas no seu software de gestão comercial.
Com as funcionalidades existentes, dentro da solução pode ter várias empresas, gerir várias moedas e em diversos idiomas. Hoje o mercado deixou de ser local e é cada vez mais global.
API permite muito mais às empresas
A versão mais recente é o Projecto Colibri RCP 12 que trouxe melhorias ao nível do CORE da API, assim como melhorias no motor de filtros, pesquisas e design.
O Projecto Colibri está disponível em quatro modalidades, sendo uma delas gratuita. Como seria de esperar, a versão gratuita contém menos funcionalidades mas poderá ser um bom ponto de partida para conhecer e avaliar este verdadeiro parceiro de negócio.
Download Projecto Colibri RCP 12
Este artigo tem mais de um ano
aos anos que uso em Linux e adoro.
….demasiado caro para micro e pequenas empresas
Carlos, permita-me que discorde no que diz…
Para uma micro empresa, utilizar a versão FREE sem limite de facturação é uma grande ajuda e falo por experiência própria que fui utilizadora alguns anos, com o crescimento da minha empresa felizmente, adquiri licença por vontade própria e estou bastante satisfeita!
Temos de deixar de ter este tipo de mentalidades, onde achamos sempre que o grátis é caro…
Um bem haja.
permito sim senhora, pois isto é um espaço de discussão construtiva, utilizei a versão free durante muitos anos , tendo como nota negativa a forma espartana como utilizava as Bases de Dados e as várias impossibilidades de exportar as mesmas bases de dados para trabalho.
Com o crescimento da empresa senti necessidade de adquirir versão paga do projeto colibri. Descobri que o projeto não tem vendedores nem tem interesse em comunicar com os clientes e os valores praticados não estão enquadrados nem com o mercado nem com a as novas necessidades do mercado.
E sim no caso do colibri o grátis é caro, pois, sempre que se atualiza uma versão, os clientes ficam privados de várias funcionalidades existentes.
Enfim… é com estas mentalidades que o pais não cresce.
Diga-me p.f. qual a sua empresa, para eu solicitar um serviço e não pagar e mesmo assim achar caro! É ridículo certos comentários, permita-me que lhe diga.. uma empresa que não tem X valor para uma licença que a meu ver não tem um valor exorbitante e ajustado ao mercado actual, então mais vale fechar portas…. um bem haja e bons negócios.
muito agradecido mas optei por um concorrente on-line.
Comecei a utilizar-lo em 2013, sempre sem problemas..
Muito simples de utilizar.
Parabéns pelo Projecto
Muito bom software! Excelente a versatilidade que conseguem com a API ao nível de integrações!
Já mereciam este destaque a muito tempo!
Parabéns!
Recomendo uso desde 2012 iniciei com a versão gratuita, conforme crescimento da minha empresa, adquiri a versão Profissional do Colibri , que veio de encontro as minhas necessidades.
Muito pratico e intuitivo.
Parabéns pelo excelente Projecto.
Mas não é um verdadeiro ERP…
porquê?
Um verdadeiro ERP teria contabilidade interligada simultaneamente , ativos, etc…
+1
ERP nao ha muitos… mas ‘e um termos sonante… fica bem dizer “ERP”.
Optima opção, uso há varios anos como trabalhador independente. Como usuário de diversas aplicações, por vários sitios no mundo, liderando projectos de instalação, sempre tive como ponto de partida a pergunta, “quantas facturas emite por mês ?”, não esqueço quando um dia me pediram opinão, numa empresa longe daqui, se valia a pena comprar o SAP, que lhes queriam “enfiar”, o objecto de negócio levava a que emitissem uma factura em cada 6 semanas, o SAP era ridiculo, apenas tentavam ganhar umas massas vendendo um Ferrari a quem apenas precisava de uma bicileta. Coisas
O sap comparativamente ao colibri é um ferrari equiparado a um fiat uno de 1980.
Quanta custa uma implementação SAP?
De rir estes comentários!!
publicidade, publicidade, publicidade … enfim
Infelizmente já está limitado a 30000 Euros anuais. Lá terei de me voltar para outra alternativa. Irei para o Weoinvoice.
Qual é o principal objetivo disto