Código morse chega ao teclado GBoard no iOS
Após a I/O desta ano, a Google implementou no Gboard para Android uma funcionalidade para escrita em código morse.
Se até agora esta era uma opção exclusiva do sistema da Google, foi agora anunciada a sua chegada ao iOS.
Apresentada após o Google I/O, a opção de escrita em código morse foi inicialmente introduzida na versão beta da aplicação para Android do Gboard. Embora seja um modo pouco usual de introduzir texto, esta é uma forma de permitir às pessoas com limitações físicas comunicarem.
Quando ativada, esta opção apresenta uma interface com um ponto e um traço que, ao serem premidos segundo certos padrões, ativam a sugestão de palavras conforme o que se está a comunicar.
De forma a introduzir as pessoas neste tipo comunicação alternativa, a Google apresentou ao mesmo tempo uma aplicação que garante ensinar as pessoas a utilizar código morse em cerca de uma hora.
Agora, após algum tempo de testes, a Google anunciou algumas melhorias a esta opção na versão Android, assim como a a sua chegada ao teclado Gboard disponível para iOS, mantendo o mesmo conceito.
Embora para muitos esta seja uma opção em grande valor acrescentado, a verdade é que é de elevada importância para os utilizadores com deficiência, visto que permite simplificar o modo de introdução de texto, assim como adicionar um controlador externo compatível de forma a que os comandos sejam dados fisicamente pelo utilizador.
Esta é então mais uma ação da Google para levar a possibilidade de comunicação a todos os tipos de utilizadores, apostando numa forma simples e funcional de introdução de texto.
Este artigo tem mais de um ano
Não, obrigado, existem outros teclados para iOS para quem quiser isso, e que não mandam os meus dados para analisar e me vender anúncios.
Você acha que a Apple não faz isto. OK.
Mas achas que alguém quer os teus dados? Maior parte do pessoal aqui pagava para não ter de ler constantemente os teus comentários paranóicos.
eu pagava. mas voces respondem aos comentarios dele…ele fica todo contente..
deixem de lhe responder que com sorte fica triste e vai brincar mais com o iphone e menos aqui.
Esse comentário foi mais útil que o código morse no teclado google. Well done sir.
Como bem dizem…. uma opção Sem grande valor acrescentado para a maioria dos utilisadores. Não vejo muita gente a ir aprender codigo morse para mandar uma sms…
mas vejo que consiga ter algum valor para um punhado de pessoas
O que vale é que os teclados em qualquer equipamento hoje em dia tem correctores automáticos mas, nem isso te safa de mandar uns bons pontapés no nosso belo Português. O que é irónico perante o teu belo e exemplar comentário.
E já está para sair uma grande novidade !!
Aproveitado o aquecimento do processador e das baterias, vai sair um teclado que permite colocar o smartphone a emitir sinais de fumo para comunicação wireless sem custos para o utilizador 🙂
Sendo eu um ex-utilizador frequente do código morse enquanto militar da Marinha, seria interessante voltar a falar com os meus antigos colegas de serviço para relembrar fantásticos momentos. Muitas vidas ajudamos a salvar no mar com recurso a esse modelo de comunicação.