GNR: Gangue tinha aparatoso inibidor de sinal de comunicações
A GNR de Braga deu recentemente a saber que apreendeu um aparatoso arsenal de equipamentos do qual faziam parte um inibidor de frequências de telecomunicações.
Além dos equipamentos, a GNR diz ter ainda conseguido recuperar 300 mil euros, cinco quilos de ouro, jóias e relógios. Quatro dos nove detidos ficam presos. Sabe-se ainda que há um agente da PSP envolvido no caso que está atualmente suspenso e sujeito a apresentações à Polícia.
A GNR de Braga revelou recentemente que apreendeu um sofisticado inibidor de frequências de telecomunicações e de sinal de rádio que apenas é usado pelas autoridades policias e militares. O inibidor de sinal apreendido silenciava todos os tipos de comunicações num raio de 300 metros e custa no mercado negro muitas dezenas de milhar de euros.
Além do inibidor de sinal destaque ainda para a presença de computadores portáteis, dispositivos de comunicação móveis – walkie talkie, Localizadores GPS, etc:
- 14 automóveis;
- Oito motociclos;
- Seis bicicletas;
- Cerca de 300 mil euros em numerário;
- Cinco quilos de ouro;
- Joias e relógios de elevado valor;
- Duas armas de fogo;
- Uma réplica de revólver;
- Diversas munições e aerossóis;
- Vários telemóveis;
- Computadores portáteis;
- Televisões;
- Quadros de arte;
- Eletrodomésticos;
- Dispositivos de comunicação móveis – walkie talkie;
- Localizadores GPS;
- Inibidores de frequências.
Os suspeitos foram presentes no Tribunal de Braga. A operação foi realizada em colaboração com a Polícia Judiciária e Polícia de Segurança Pública, no qual estiveram mobilizados cerca de 175 elementos de forças policiais do Comando Territorial de Braga, Grupo de Intervenção de Operações Especiais, Destacamento de Intervenção do Porto, Cinotécnica e o Núcleo de Investigação Criminal dos Arcos de Valdevez.
| GNR
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
Deviam ter cuidado a apresentar o equipamento e a expor. Mais valia apenas referir.
Porquê?
Simplesmente estão a dar “ideias” a outros. O equipamento em causa é demasiado dispendioso e antes de o divulgar deviam, penso eu, determinar origem por exemplo. Mas cada vez mais anda tudo atrás do mesmo osso “exposição media”. MP, GNR, PSP, PJ, SEF, AT, ASAE e outras. Enfim somos mesmo pequenos.
Mesmo que assim seja, essa responsabilidade cabe à GNR…
Pois, assim exposto até parece uma feirinha para ir lá comprar 🙂
A facilidade com que determinados indivíduos têm de ofender gratuitamente os outros.
Há neste país um grande défice de educação e civismo.
Ideias?! Portanto, vocês não roubam porque vos falta “criatividade”? Ou será porque possuem bom senso para não o fazer, independentemente da circunstancia, estão cientes do perigo e não estão dispostos a lidar com as consequências?
Infelizmente a maior parte das pessoas, não o faz porque sabe que vai ser apanhado. E não por bom senso.
Se tivessem bom senso não faziam outras coisas menores, nem outros tipos de roubo.
Mas afinal a que se dedicava este gangue?
A gamar (imagens de) Santos 😀
“Seis bicicletas” ?
Era um gang com preocupações ecológicas? 🙂
+1
green gang
Hoje em dia as bicicletas de milhares de euros estão na moda…
O Pedro Pinto que o diga
Os roubos de bicicletas estão a tornar-se frequentes.
Infelizmente 🙁
Oh, isto arranja-se facilmente… há anos que existem jammers à venda na net.
Basta ir ao ebay, pesquisar por jammer e mandar vir…
Nem percebo porque é isto noticia…
Deve ser novidade em Portugal, eu nunca tinha ouvido falar no uso desta tecnologia por cá, pelo menos toda junta, os jammers (que não são os que se costumam encontrar no ebay), os trackers GPS (podemos estar a ser seguidos neste momento sem saber)…
Sim… Vês muitos no eBay.
Contudo, são brinquedos em comparação com o que se pode ver na imagem.
Os do eBay custam umas dezenas de euros. O da imagem custa umas centenas de milhar.
Detalhes…
Correcção da noticia, afinal só foi apreendido 150 mil euros…
Nova correcção, afinal só foi apreendido 50 mil euros…
Dois agentes confirmaram que foi um erro de contagem.
M Publico, questiona-se, onde estao os 50 mil euros?
Constatou-se que afinal não existia qualquer quantia em dinheiro.
OK, foram entregues por denúncia anonima 300 mil euros desaparecidos na apreensão.
M Publico abriu um inquérito para saber onde foram parar os 25 mil euros.
Afinal era um cheque!
Dinheiro vivo não havia!
GPS, GSM, LTE, WiFi, parece bem melhor que os normais, com jeitinho metiam-lhe um jammer na freq dos 380MHz e bloqueavam também o SIRESP.
Oh.. espera… ele já falha sozinho. 🙂 🙂 🙂
Muito bom 😉
Best comment ever!!! 🙂 🙂 🙂
alguém sabe o que é aquela coisa que parece um sonómetro com uma bola amarela, na foto dos localizadores GPS?
É uma sonda electromagnética, serve para analisar o espectro de frequências do campo magnético e eléctrico.
Ei,vejam esta—»”O inibidor de sinal apreendido silenciava todos os tipos de comunicações num raio de 300 metros e custa no mercado negro muitas dezenas de milhar de euros.” Quer dizer,se não foi o tal agente da PSP que também foi preso que surripiou este tal inibidor de sinal,isto quer dizer que esta corja de ladrões o comprou no mercado negro,pagando por ele uma fortuna !! Agora,até para ser ladrão já tem que se ser sofisticado e ter bem dinheiro,pelo visto !! Isto é incrível,sinceramente.Ao que este mundo chegou.Nem dá para acreditar,é só gatunos neste mundo !! 🙁
epá, as cores das antenas estão trocadas..assim na “jamma” nada que elas parecem-m especificas ;p
A resposta a esta noticia é simples, se gera clicks gera dinheiro.
De resto, muito pouco sumo…….
Localizadores GPS magnéticos…
Está-se mesmo a ver que os colocavam nos carros dos ourives e seguiam-nos à distância, inibiam todas as comunicações quando chegassem ao local a bordo das suas grandes máquinas, roubavam tudo com auxilio de gás pimenta e armas que possuíam, metiam tudo nos carros e como já cabia mais ninguém na viatura, iam de bike pelo monte abaixo.
No ponto de encontro contavam o cacau, resultado do roubo, na máquina de contar notas, bebiam um James Martin’s que tinham “abafado” do bar do ourives, aplicavam logo uma bela quantia do cacau em apostas online num dos portáteis apreendidos e no fim ainda rezavam pelo sucesso do gamanço ao Santo António, afinal ele dá sorte ao negócio.
Ocean’s Nine and a cop?
Acho no mínimo ridículo as dezenas de milhares de euros, o equipamento em questão de que fazem fumo sem fogo, pode ser adquirido no mercado por 2.500€, basta fazer uma pequena pesquisa.
Alerto também que o equipamento encontra-se obsoleto uma vez que já saiu um modelo que veio substituir o apreendido.
Relativamente à tecnologia utilizada pelo grupo, está ao alcance de qualquer um, aliás em várias igrejas espalhadas pelo nosso país utilizam jammers para bloqueio do sinal, que deveria ser uma medida a ser utilizada nas Escolas.
E só mesmo em Portugal é que estamos muito atrasados, uma apreensão destas e fazem logo um alarido pelo tipo da tecnologia que foi apreendida. Cada vez mais utilizamos a tecnologia em nosso beneficio, é desta forma que ela é desenvolvida para se adaptar às nossas necessidades, o que se deveria discutir seria os fins dados a mesma, se compro uma faca para cozinhar para utilização doméstica a mesma também dá para cometer crimes.
Então? No comunicado oficial da GNR consta “…milhares de euros no mercado negro…” (Isto valor aproximado, porque acho que não pediram a factura do material aos larápios para fornecerem o valor exacto…) Mas se arranjas mais recente e mais barato… Não sei… Monta tenda no Ebay! (Joking) Adiante, já viste bem o valor em numerário e em bens, apreendido? Tudo somado, se me mostrasses uma foto com o valor total, eu provavelmente nem saberia identificar tal! Isto para não falar do esforço das autoridades e o do valor dos contribuintes usado para a operação… Enfim, não vejo porque não! Eu pessoalmente fazia um enorme alarido se o meu bem furtado me fosse devolvido…
P.S.: Essa do “Portugal atrasado” há muito que já é cadáver e cheira mal!
MILHARES D E EUROS ? centenas de euros
Tanta gente com noção dos valores de mercado de material que segundo consta na notícia, é usado pela polícia e militares.