Bateria de um Tesla S começou a arder “sem qualquer acidente”
É verdade que no dia a dia existem milhares de acidentes com veículos a combustão mas... não são notícia! No caso dos veículos elétricos, da Tesla, o cenário é bem diferente! Basta que um veículo tenha um problema qualquer para que se torna uma notícia viral.
Recentemente surgiu a notícia que a bateria de um Tesla S começou a arder "sem qualquer acidente". A fabricante de automóveis está já a investigar.
A Tesla é provavelmente a empresa de veículos elétricos mais popular da atualidade. Tal posição leva a que diariamente, pelos mais diversos acontecimentos, a fabricante de automóveis elétricos seja notícia à escala mundial. Depois da notícia sobre um funcionário da Tesla que parece ter adormecido ao volante de um Model S, surgem agora informações que a bateria de um Tesla S começou a arder sem qualquer razão aparente.
Segundo o que foi revelado pelo proprietário, o fogo começou "do nada" enquanto o veículo estava no trânsito. A Tesla já comentou o caso e diz que está a avaliar tal situação.
O incidente foi relatado à Tesla no Twitter pela atriz americana Mary McCormack, que contou o que aconteceu com o modelo S do seu marido.
This is what happened to my husband and his car today. No accident, out of the blue, in traffic on Santa Monica Blvd. Thank you to the kind couple who flagged him down and told him to pull over. And thank god my three little girls weren’t in the car with him.
No seguinte tweet pode-se ver um vídeo com o veículo em chamas....
@Tesla This is what happened to my husband and his car today. No accident,out of the blue, in traffic on Santa Monica Blvd. Thank you to the kind couple who flagged him down and told him to pull over. And thank god my three little girls weren’t in the car with him pic.twitter.com/O4tPs5ftVo
— Mary McCormack (@marycmccormack) June 16, 2018
Há um outro vídeo que mostra o carro a arder a a chegada dos bombeiros ao local.
Apesar de todos os testes, melhorias e certificações de qualidade que se têm vindo a desenvolver para os carros elétricos, especialmente para os da marca Tesla, ainda há um caminho a percorrer no sentido de evitar cenários deste tipo. É verdade que situações idênticas também acontecem em veículos a combustão, no entanto tal não deve ser motivo de comparação, até porque a inovação deveria significar mais segurança.
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Este artigo tem mais de um ano
“É verdade que situações idênticas também acontecem em veículos a combustão, no entanto tal não deve ser motivo de comparação, até porque a inovação deveria significar mais segurança.“
Concordo que inovação deveria de vir com mais segurança, mas a forma de como estas notícias são inflamadas vão no caminho de acabar com a inovação em vez aumentar a segurança.
Acidentes acontecem e vão sempre acontecer, o importante é aprender com eles e criar medidas que os minimizem.
Se realmente o que importa é segurança, e não cair no Lobby do combustível, então deveria ser notícia as medidas que se tem de aplicar para o mercado ficar mais seguro.
Carros a combustível também incendeiam, mas não se notícia, umas semanas atras passai por um Renault a arder encostado numa autoestrada catalã (não tinha pinta de ter sofrido um acidente), não vi nenhuma notícia sobre o caso.
Não é benefíco para ninguém a propaganda nestas notícias com o único objetivo de mostrar que os Teslas não são seguros.
A Tesla tem sido a responsável por impulsionar o mercado nestes carros, todos os outros vão atrás porque estão a ser obrigados.
Se o mercado começa a pensar que eléctricos são mais inseguros que combustível, então perdemos todos menos as petrolíferas.
Que tal uma comparação entre segurança de combustíveis e eléctricos?
Infelizmente não é possível, porque os acidentes com veículos movidos a combustíveis fósseis não são contabilizados, se um Tesla não pegar numa manhã a 20 graus negativos, é uma notícia mundial.
Adiciono ainda que carros a combustível já tiveram decadas de problemas em milhares de milhões de carros para os fabricantes irem aprendendo todos os cuidados que devem ter, carros elétricos sendo recentes ainda não tiveram direito ao mesmo.
A grande diferença é que a Renault vende mais carros em 10 dias que a tesla vende num ano.
e também dão problemas, e os mecânicos não sabem arranjar os carros quando estes aparecem, então se for pessoal da concessionária CONFIAUTO ui ui!! , estes jamais me venderam um carro…
*venderão…será!? concordo dessa concessionária é fugir deles, a confiauto sabe é vender com mentiras, depois acompanhar o cliente é que já não interessa!! são os trafulhas do ramo automóvel, passo o tempo todo com o carro na oficina a reparar as mesmas coisas e a sensação que me dá é que eles não sabem o que estão a fazer, é estranho!! e depois julgam que os clientes são burros (por acaso até foram, por ter lá comparado um carro), e espetam qualquer peta para dizer o que foi a reparação…enfim
Claro que sim, não descordo, mas não podemos falar de factos nem de % porque simplesmente não existem.
Eu não estou a dizer que os renaults ardem mais ou menos. Apenas que é preciso ter em conta o número de renaults vendidos que são substancialmente superiores. Até nos carros elétricos a renault vende mais do que a Tesla. Logo não podemos tirar conclusões de uma prova anedótica sem qualquer tipo de outro fundamento.
O meu comentario foi que sabes exactamente quantos Tesla arderam, tem problemas, tiveram acidentes e ate quantas pessoas morreram.
Tudo noticiado e registrado para futuro, relativamente aos carros de outras marcas, não tens informação.
Dei um exemplo de um carro que vi, mas concordo contigo, é uma prova anedótica e sem qualquer tipo de fundamente, ate mesmo que tu deves ser como S.Tomé, “ver para crer” e neste caso certamente a minha palavra não te serve porque o argumento não te interessa.
Tens razão quando dizes que a Renault e outros vendem mais, mas, sem que te fies na minha palavra, por ti mesmo, abre o youtube e pesquisa 15 minutos e vais chegar a conclusão que arderam mais carros a combustível nos últimos 3 anos, do que teslas construídos, simplesmente não chegam a noticia porque ja o vemos como normal.
Usando as palavras do “amado” líder, ardeu!? “é chato mas amanhã é outro dia”
“O meu comentario foi que sabes exactamente quantos Tesla arderam, tem problemas, tiveram acidentes e ate quantas pessoas morreram.
Tudo noticiado e registrado para futuro, relativamente aos carros de outras marcas, não tens informação.”
Errado, todos os acidentes e mortes rodoviárias reportadas são registados, seja pelas seguradoras, bem como pelas forças policiais. Os media não são nenhum tipo de verificação da realidade.
Perfeitamente normal arderem mais carros a combustão interna do que carros elétricos. O número de carros a combustão interna são várias, mas várias mesmo, ordens de magnitude superior ao elétricos. E um vídeo de youtube não é prova de nada, existem outro fatores que podem influenciar o tipo de vídeos que são colocados. Sem dados não se pode tirar conclusões.
Certo Nuno, leva a bicicleta que é bastante ecológico
Eu vou de carro (a diesel)
Já nem me ralo, todo este tipo de noticia é sempre visto como “Claro que isso ia acontecer, os carros eléctricos não são de fiar”, “Condução autónoma? Eu gosto é de conduzir” mas ninguém se lembra que se cada vez houver mais pessoas a adoptar a condução automática irá haver uma redução brusca de acidentes ou que o consumo de petróleo poderá ser racionado de melhor maneira devido a redução de máquinas que dele dependam.
É isso mesmo, vamos lá deixar de desenvolver e inovar, finalmente podemos regredir e voltar a época em que um pilha eléctrica (de Alessandro Volta) nem cabia no bolso, ou mesmo acabar de vez com a camada de ozono, a camada de ozono nem deve fazer nada mesmo. (Comentário Irónico)
Mas em primeiro lugar deveria (na minha opinião) haver regressão das redes sociais, que tanto as pessoas gostaram de transformar um conceito excelente que era conectar pessoas em venda de informação e uma plataforma de narcisismo e de ofensas.
“Ah mas os carros da Tesla são caros”, é uma tecnologia em DESENVOLVIMENTO o que estavam a espera? Os telemóveis da Apple também são caríssimos e fazem a mesma coisa que todos os outros e todo o tipo de publico os compra! (Nada contra a Apple)
“Os carros eléctricos têm pouca autonomia”, Existem carros eléctricos com excelentes autonomias e para além disso cada vez mais se irá procurar melhorar essa característica mas primeiro alguém precisa de financiar adquirido e criticando o produto.
Porque as pessoas apenas não entendem, o desenvolvimento tem falhas e mesmo o que não esteja em desenvolvimento também, a diferença é que algo em desenvolvimento pode ser melhorado.
Um abraço a todos, e a minha sugestão é: Abracem as novas oportunidades, explorem-nas, critiquem-nas, melhorem-nas e finalmente vivam-nas!
Lobby dos combustíveis a funcionar
+100
Os carros de combustíveis fósseis deram sempre problemas não só no combustível, acidentes, incêndios por problemas eléctricos e IMENSOS problemas mecânicos. Se fossemos a ver a percentagem de problemas nas marcas tradicionais e Tesla, de certo teriam muitos mais as marcas tradicionais.
Curiosamente aparecem marcas novas com muitíssima inovação mas algum problema de vez em quando, e parece que é a linha de produção inteira.
Mas não em carros custar 100 mil euros
Um Tesla têm mais para custar 100 mil que um de combustão interna do mesmo preço. E a Tesla consegue fazê-los, a BMW, Mercedes, Porsche, Ferrari etc ainda não.
Tirando os Mercedes 🙂
http://www.thetruthaboutcars.com/2012/02/842-000-ferrari-develops-burning-desire-slow-speed-cause-of-combustion/http://www.thetruthaboutcars.com/2012/02/842-000-ferrari-develops-burning-desire-slow-speed-cause-of-combustion/
Elon Munsk agora compra baterias à Samsung?
HAHAHA
e a apple também?
Salvo um erro de engenharia no Note, as baterias da Samsung são reconhecidas em todo o mundo. As do S8 e mais recentes são das mais seguras e caras do mundo.
Pensei que já tinha saído o S9…
alguem ouvio falar nos carros toyota iletricos arder eu nao
Agora em português, ok?
Baterias solidas, do que estam a espera.
Meus amigos carros arder de CI é todos os dias em todo o lado do mundo
O planeta tambem arde.
Vi em plena autoestrada uma carrinha de 2014 Mercedes Benz E220 a começar arder, sem qualquer razão aparente. É estamos a falar da marca Mercedes que vê a segurança em primeiro lugar.
O que É lamentavel e pagar se mais de 100 mil euros por 1 Tesla! E de repente! La vao os 100 mil euros!!! Agora querem comparar um carro de combustão!!! Pela norma não chegam a metade do preço! E quando um Tesla arde ! As pessoas referem se ao Alto preço do mesmo que começa a arder estando o veiculo Imovel!!! Isso é de referir e muito bem!!!
Mas quê? Lamborghini’s e Ferrari’s também não pegam fogo? E não custam bem mais que o Tesla?
O carro pegou fogo do nada, não falta aqui exemplos desde Renault a Mercedes, se fores pesquisar no YouTube encontras vídeos destes de todas as marcas e de carros para todas as carteiras, o facto do carro custar 100k não invalida que não possa arder como qualquer outro.
What??? Qualquer carro do segmento luxo (onde a Tesla se encontra apesar de muitos acharem que é o carro para o povo é que podem comprar um) o preço é igual ou muito superior e nem preciso de ir para Ferraris lambo Porsche
E mesmo nos mencionados não faltam casos de combustão “espontânea” e levam décadas de avanço em desenho e montagem de carros
vejao isto pelo lado positivo em milhares de carros tesla aparece uma noticia destas de tempos a tempos isto quer dizer que o carro e mesmo bom
Frases como “É verdade que situações idênticas também acontecem em veículos a combustão, no entanto tal não deve ser motivo de comparação, até porque a inovação deveria significar mais segurança.” Vindas de alguém na área da informática e engenharias é só ridículo pois muito do trabalho de inovação que faz é por tentativa erro e anéis fechados de realimentação/correção….além q a indústria automóvel clássica (térmicos) leva décadas de vantagem e mesmo assim acontece igual ou pior. Tenho uns vídeos em que a viatura com MOTOR PARADO e um telemóvel conectado na entrada USB ficou num estado igual a este tesla…
A ganância do homem passa a frente da segurança, na aviação fizeram todos os testes e não resultou, acabaram por fazer uma caixa blindada sem oxigénio, num carro é completamente impossível ou o peso vai passar 3500kg
Calma pessoal.
Terça começo uma trip em viena até ao sul de itália. Volto pela croácia. Dps aviso se ardeu ou se me dei mal.
Eng Pedro Pinto confirma que foi mesmo a bateria que ardeu?
Quem pagou galp ou a BP?
Caro,
A sua afirmação não está próxima da realidade.
“É verdade que no dia a dia existem milhares de acidentes com veículos a combustão mas… não são notícia! ”
Temos aqui que distinguir duas situações os carros hoje em dia ardem maioritariamente por falhas na instalação electrica, compartimento do motor (turbo, colector etc…). Não me recordo de ter lido ou ouvido relatos diários especialmente na ordem dos milhares em que os depositos de combustivel (gasolina, diesel, gpl) são responsáveis por estes acidentes. Se souber de um dos ultimos 3 dias indique-me. São milhares certo?
Outra questão é confirma que foi a bateria que ardeu? Se foi a Tesla está em maus lencois .
Não me recordo de nenhuma noticia semelhante (bateria arder sem colisão) com um Nissan, Renault, BMW ….
Uiiii, esse é o tipo de argumento mais parvo que ja li.
“Temos aqui que distinguir duas situações os carros hoje em dia ardem maioritariamente por falhas na instalação electrica, compartimento do motor (turbo, colector etc…). ”
Mas estes não podem ser considerados acidentes em carros de combustão?
Eles não arderam? ou queres dizer que o problema não é do carro mas sim da instalação eléctrica? ou do dono que deixou o telemóvel ligado?
Se esse for o caso, então talvez não sejam milhões.
Mas nesse caso podemos usar o mesmo argumento na Tesla, se o problema foi a bateria, então o Tesla (carro) não sofreu nenhum acidente/incidente, até porque o dono foi estupido, levou o carro com a bateria, se ao invés o estivesse a empurrar em vez de usar electricidade, nada disso aconteceria. Alem de que seria ainda mais amigo do ambiente (se não considerarmos o impacto do cheiro a transpiração)
Sinceramente, ainda vais dar uma de Trump e dizer que acidentes com carros a combustão não existem, é tudo “fake news”
Quanto menos humanos tiver o processo de fabrico mais vezes isto vai acontecer, vejam o caso dos airbags Takata, se tivessem humanos no processo de fabrico tinham dado pelo problema e salvo muitas vidas… para além dos milhares de milhões poupados em multas! Aqui o caso vai ser o mesmo, isto foi alguma coisa que falhou no processo de fabrico/montagem, mas a Tesla que se prepare, porque o tempo dela está a acabar os construtores tradicionais estão a chegar e a Tesla não ganhou prestigio que se equipare para os construtores tradicionais!
Apesar de ser um facto que as baterias representam um perigo que existe nos carros eléctricos, a verdade é que sendo o caso nos EUA, temos logo que desconfiar da sua veracidade.
RECORDEM que os EUA (entenda-se aqui algumas empresas) tentaram prejudicar a Toyota, sendo que apareceram inúmeros casos de Toyotas que aceleravam sem explicação!!!
Mas o que eles não esperavam é que a Toyota tinha em todos os seus veículos um computador que registava todos os movimentos do condutor, quando acelerava etc….E nos casos de acidentes que houve, provou que o condutor estava a acelerar, não foi o carro que acelerou sozinho à maluco.
Por isso, casos destes a acontecerem nos EUA, é sempre de duvidar.
O que eu vejo aqui é uma grande displicência, tanto por parte do dono, que de acordo com a notícia estava “no trânsito”, como da polícia, como dos outros carros e mirones, parace o país do “deixa arder que o meu pai é bombeiro”, por este andar “salve-se que poder”.