Terá a Google desistido do mercado dos tablets?
O segmento de tablets nunca foi a maior aposta da Google, sendo um segmento onde poucas novidades foram apresentadas nos últimos anos.
A Google parece ter agora desistido dos tablets depois e ter removido do seu website a secção dos tablets.
Para quem tem acompanhado os lançamentos dos dispositivos Nexus e Pixel da Google, facilmente reconhece que o segmento dos tablets nunca atraiu as apostas da gigante americana.
Em 2012, a Google apresentou os Nexus 7 e 10, onde apenas o modelo mais pequeno foi renovado em 2013. No ano seguinte, em 2014, a lançou o Nexus 9, seguido do Pixel C, em 2015, que deixou de ser comercializado no final do ano passado. Desde essa altura que, embora tenham havido alguns rumores, a Google não lança novidades neste segmento, focando-se apenas nos smartphones.
Numa altura em que o Pixel C já perdeu o suporte oficial para novas versões do Android, a empresa americana decidiu retirar a secção de tablets do seu site, mostrando que este não será certamente um caminho a seguir.
Esta desistência da Google pode ser motivada por um maior investimento nos dispositivos equipados com Chrome OS que irão já ter suporte para aplicações Android, o que poderá substituir totalmente os tablets. Além disso, os smartphones têm hoje ecrãs cada vez maiores, o que inviabiliza pelo menos a existência de tablets de 7 polegadas.
O conceito de tablet nem sempre foi dos mais aceites, especialmente no mundo Android. Marcas como a Samsung e a Huawei ainda tentam aproveitar nichos que tiram proveito dos tablets de maiores dimensões, no entanto não parece ser esse o caminho escolhido pela Google para os seus futuros lançamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que é o contrário, o Chrome OS tem recebido cada vez mais atualizações para melhorar a experiência no modo tablet e a Acer tem o Acer Chromebook Tab 10, pode ser uma indicação de que a Google pode vir a apresentar um Chromebook Pixel tablet no final deste ano
As pessoas é que desistiram dos tablets porque agora os telemoveis sao quase do tamanho de um tablet. nao se justifica ter os dois
Para quem andar à procura de tablet com Android “puro” e a preços competitivos, fica a dica: Lenovo.
….e tens apps otimizadas para tablet?….
Playstore – e isso vale para qualquer tablet android. É o que posso dizer, até porque não sou utilizador.
O que referi dos Lenovo é porque vejo na família – vários modelos gama tab 4 10
Há muitas apps para desenhar que só num tablete de 10″ é que se consegue trabalhar.
Boas, Eu tinha um Huawei 8.4pol e vendi pois tive a oportunidade de comprar um Asus chromebook flip C302 com chrome OS e estou maravilhado.
Cerca de 9/10H de autonomia e csg fazer tudo que faço no portátil windows tirando os jogos “pesados”!
De resto faço tudo e com um fluidez incrível.
Pena que não tenha chegado ao nosso mercado. Nos EUA e em UK o mercado dos chromebooks é enorme, principalmente nos meios escolares. Nos EUA então é massivo a adesão a estes equipamentos.
Lógico que muito se deveu aos valores baixos dos equipamentos no inicio. Actualmente os chromebooks começaram a ter equipamentos mais premiums com ecrãs touch e convertíveis e os preços subiram bastante.
Mas a qualidade também se paga como em tudo….logicamente.
Nos estados unidos nao sei mas no Reino Unido sei que se utiliza muito o ipad ou macbook air nas escolas. Nunca ouvi falar de alguem utilizar um chromebook.
Um dos chineses só para navegar na net e ler alguma coisa e chega.
ou pode ser que nao conseguem competir com os ipads das duas uma
Sou fã de android, mas a pouco tempo comprei um tablet. A única opção em mente foi o ipad( conheço lenvo, nvidia, xiaomi etc)
A Apple não vende mais ipades…anda desfasado das novidades tecnológicas!
Estás num belo estado tecnológico….
“analog radio cassette”
A modinha dos tablets acabou…
modinha. Um negócio de vários biliões de dólares. Quem me dera ser dono de uma modinha dessas.
Hoje em dia quem domina o mercado são os smartphones! Tablets eram moda em 2010 quando diziam que iria derrubar os desktops, mas pelo visto, tornou-se surfaces adaptados.
Ninguém faz app de jeito, normal. Ao menos para chromeOS será feito à medida.
quando surgiram os tablet’s era engraçado e tal, mas como uso o pc fixo ou portátil, o smartphone tendo o mesmo SO que o tablet, hoje em dia ficou o tablet para os pequenos brincarem, e voltei-me para um híbrido com windows 10 que é um 2 em 1 , e o smartphone com android e serve bem, e pelo que vejo muita gente está adoptar a mesma ideia…
e eu prefiro usar o ipad em vez de ligar o macbook pro. E agora..estarei errado??
Pois eu prefiro linux ou equivalente