Recorde: Tesla Model 3 percorreu 975 Km com uma carga
Chama-se Hypermiling e é uma prática que consiste em conduzir veículos da forma mais eficiente possível, com o objetivo de alcançar a maior distância com apenas uma carga/depósito.
Depois do Model S ter conseguido percorrer 1078 Km com uma única carga, há agora informações de um novo recorde, desta vez alcançado pelo Tesla Model 3.
A tecnologia associada aos carros elétricos tem evoluído significativamente nos últimos anos. Atualmente este tipo de veículos são ainda mais inteligentes, robustos e bastante eficientes no que se refere ao consumo de energia.
No caso dos veículos da Tesla, foi recentemente batido mais um recorde. De acordo com as informações, o Tesla Model 3 conseguiu percorrer 975 Km com apenas uma carga. O objetivo inicial era conseguir percorrer 965 km (606 milhas)... algo que foi conseguido e por pouco não era batido o recorde mundial do Guinness pela maior distância percorrida num carro elétrico de produção com uma única carga.
Para atingirem este objetivo, Strait e Mitchel, os ocupantes do veículo, consideraram que manter a velocidade abaixo dos 40 Km/h (25 mph) era o ideal. A marca dos 975 Km, com uma única carga, foi alcançada depois de conduzirem durante 32 horas. Toda esta aventura foi transmitida em direto via Youtube.
Resultados interessantes
Além dos 975 Km percorridos com uma única carga a uma velocidade media inferior a 40 Km/h, Mitchell revelou que o veículo obteve uma eficiência de 110 Wh por milha (68.3 wh/km) para um total de 66 kWh de energia consumida durante o percurso.
De referir ainda que foi usada uma bateria "long range" que tem uma capacidade de 75kWh mas que, surpreendentemente, tem menos energia do que anunciada. Desconhece-se esta perda de 9kWh, até porque o ar condicionado esteve sempre desligado. Como podem ver pela imagem seguinte, o alerta para falta de bateria aconteceu quando o consumo chegou aos 66kWh.
Autonomia anunciada do Tesla Model 3 é de 537 Km
Para calcular a autonomia, a EPA usa um procedimento de 5 ciclos para determinar a classificação MPGe. A EPA multiplica o valor ideal em cidade e em autoestrada, de um veículo elétrico, por um fator de 0,7, respeitando as condições ambientais do mundo real, como a resistência do vento e outras variáveis que contribuem para o aumento do consumo de energia.
Os valores em cidade e em autoestrada são ponderados em 55% e 45%, respetivamente, antes de serem agregados para cálculo do valor final.
No caso do Model 3 Long Range da Tesla, é considerada uma autonomia de 495,04 milhas em cidade e 454,64 milhas em autoestrada. Usando o fator de 0,7 e a fórmula ponderada o resultado final é 537,2 km.
Apesar de tal feito, após o veículo ter ficado sem energia, este deixou de receber carga e o carro teve de ser levado para uma oficina da marca.
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Este artigo tem mais de um ano
com seguiram o feito a 40km\h, estava lixado para ir a algum lado a essa velocidade, quando conseguirem atingir essa meta mas em que o carro possa andar a mais 120km\h , sou logo o 1º a comprar um…
“*conseguiram”
e pra quem tem o nick bom senso referir que so compra um quando ” quando conseguirem atingir essa meta mas em que o carro possa andar a mais 120km\h ” faz todo o sentido #NOT
tb es lixado lol… falas como se a evolução dos electricos estagnasse uns bons anos =) 1 , 2 anos… acho que ja tens essas medias nom censo !!
Eu não sei se se trata de um erro de tradução (não passaram dos 40Km/h ou fizeram uma média até 40Km/h, o que é bem diferente!).
Se não passaram dos 40Km/h……. essa realidade não existe, excepto nos grandes centros urbanos, mas se estamos a falar de médias, aí 40Km/h é uma média ao alcance do condutor normal. Por exemplo eu conduzo quase só no interior do país, não há filas de trãnsito e são raros os semáforos e garanto-te que apesar de eu ter o pé muito pesado, é muito raro fazer médias longas (mais de 500km) de 70Km/h ou mais!!!!!!!
A info disponibilizada é que tentaram manter os 40Km/h….podemos assumir que a média rondou os 40km/h
Então neste caso trata-se de um valor aceitável. Eu por mais que acelere (e garanto que o ponteiro chega a ultrapassar as centenas……), em médias longas de 500, 600 ou 700Km, tenho uma média entre 60 a 70Km/h, não passa disso.
Acredito que os 40Km/h estão dentro do que consegue um condutor em Lisboa ou Porto, por exemplo!
E até tem a vantagem de não apanhar nenhuma multa por excesso de velocidade 🙂
Mas confesso que não me vejo a conduzir muitos km a 40Km/h!!!!!
A média do meu carro é de 47km/h com condução mista de cidade e auto estrada.
Sim porque tens tu tens um carro a combustao que com um depósito faz praticamente 1000km com uma média de velocidade superior a 40km/h.
Sim porque tu tens um carro a combustao que faz 975km num depósito com uma média de velocidade superior a 40km/h
Só faltou dizer que, como a bateria ficou a zeros, deixou de receber carga e o carro teve que ser levado para oficina da marca…
Antes de ficar a “zeros” (cerca de 5% de cada célula) o “gestor” de bateria impede o funcionamento
Só faltou dizer que, como a bateria ficou a zeros, deixou de receber carga e o carro teve que ser levado para oficina da marca…
por acaso no artigo até diz (último paragrafo) é o que dá comentar sem ler 🙂
Lol.mfoi mesmo… 🙂
Uma pequena correcção: 66kW foi a energia usada, não significa que seja a capacidade total da bateria. A Tesla não divulgou a capacidade da bateria, mas, pelas avaliações feitas independentemente até hoje, tudo aponta para que a mesma tenha 76kW no total, com 72kW usáveis. É um mistério o porquê de o carro mostrar 0% (e parar) com 6kW por usar, mas poderá fazer parte da estratégia de underselling da Tesla.
É o que la diz “66 kWh de energia consumida durante o percurso.” A capacidade da bateria, tal como é dito também no artigo, é de 75 kW…logo ha 9 kW que se perderam.
Não se perdeu nada. Uma coisa é a capacidade desenhada, outra é útil e a útil exclui (tal como nos SSD) parte reservada para desgaste/ protecção. Chegando aos “0%” em teoria tem ainda 6-8% para não haver undervolting.
Pena que são tão caros… a maioria dos comuns dos mortais vai ter que esmifrar a petrolina toda do subsolo..
Carro espetacular!
Faz 400 a 500 kms de autonomia a uma velocidade entre os 100 eos 120 kms/h.
Recarrega em 20 mns + 250kms de autonomia.
Verdadeiro carro sec. XXI.
Tenho um ampera eléctrico.
Já encomendei o o tesla 3.
Abaixo as cafeteiras
Quando estiveres nas mãos do lobby eléctrico, que é muito pior do que o lobby do petróleo, aí é que vamos ver o custo. Por isso, aproveita a bonança agora.
E lembre-se que nos combustíveis a maior fatia até é para o Estado…em impostos. Por isso quando começarmos a carregar no consumo de energia eléctrica, preparem-se para o comilanço nacional às carteiras dos consumidores. Lá vai a ideia do carro eléctrico (caso não saiba o carro eléctrico tem mais de 160 anos. No início do século XX, 25% dos veículos a rodar, penso que nos EUA, eram eléctricos. Mas o VE foi derrotado pelo petróleo, tal como vai ser agora outra vez.)
Uma autonomia entre os 400 e os 500kms eléctricos, com velocidades medias entre os 100 e os 120km/h. é mais k suficiente para 90% dos condutores diários portugueses. Carregamento de + 250kms em 20 mns. Esta é a oferta real do tesla 3. Espectáculo
Este Tesla até pode satisfazer 90% dos portugueses, mas garanto-lhe que está fora da carteira da maioria dos portugueses! Infelizmente! Não conheço nenhum Tesla barato! E pelo que vejo, este Tesla 3 vai aparecer entre nós a rondar os 50.000€ e esperar o que vai fazer o governo, porque não tenha dúvidas de que quando o consumidor mudar de paradigma, cá estará o estado para taxar o consumidor, quer lá saber do ambiente, quer é o dinheiro que perde dos veículos a combustão! E quando terminar a chulice do estado nos combustíveis, vai carregar a electricidade até reclamarmos!
Sem duvida que estamos a falar do futuro
Não ter de ver o.nível do óleo da agua e fazer 100km com 1 euro penso não e assim tão mau
Olha que pelo que tenho lido e visto não é bem assim… Tens refrigeração das baterias que é com líquido de refrigeração. Não são todos os eléctricos que possuem mas ao que parece os de gama media alta sim.
eu quero é ver se a autonomia destes carros vai ser assim tão grande quando estiverem a subir algumas estradas com um bom grau de inclinação….
Tipo os Himalaias. É por isso é que no Tibete não se vende carros eléctricos.
Faz uma pesquisa e vê quantos Leaf ´s de 24KW/h já subiram a torre.
Tipo os Himalaias. É por isso é que no Tibete não se vende carros eléctricos.
Faz uma pesquisa e vê quantos Leaf ´s de 24KW/h já subiram a torre.