Falha grave de programação deixa vulneráveis milhares de apps do iOS
As app dos sistemas operativos móveis são a forma encontrada de dar a estes muitas mais funcionalidades que as de base. Desenvolvidas em plataformas bem conhecidas, têm na sua maioria uma estrutura muitas vezes comum.
Um conhecido grupo dedicado ao jailbreak, a Pangu Labs, descobriu agora uma falha identificada como grave e que deixa vulneráveis milhares de apps do iOS e os seus utilizadores.
Foi a conhecida Pangu Lab, uma equipa de investigadores muito conhecida pelas suas ferramentas para jailbreak, que deu a conhecer o ZipperDown, uma vulnerabilidade que afeta milhares de apps do iOS.
O ZipperDown e o seu impact no iOS
Segundo a análise da Pangu Labs, o ZipperDown assenta numa falha de programação que a maioria das apps de iOS tem. Do que apurou, e numa análise de 168.951 apps do iOS, 15.978 delas, cerca de 10%, tem a vulnerabilidade presente.
O ZipperDown permite que os dados do utilizador sejam reescritos e que seja executado código não autorizado nos equipamentos. Mesmo sendo uma falha grave, a Pangu Labs fez saber que os mecanismos de sandbox do iOS, implementados pela Apple, conseguem minimizar o problema.
Por agora o ZipperDown não será revelado na sua totalidade, dada a sua dimensão e as muitas apps afetadas, devendo os programadores das apps contactar a Pangu Labs para que sejam informados sobre a falha e a forma de a mitigar.
O Android estará imune ao ZipperDown?
Segundo a Pangu Labs esta falha estará também presente no Android, mas numa escala que pensam ser menor. Esta vertente terá ainda de ser avaliada em maior detalhe, esperando-se para breve novidades sobre o ZipperDown no Android.
Para além das muitas apps onde o ZipperDown está presente, o problema aumenta exponencialmente porque estas são usadas por muitos milhares de utilizadores, tendo sido encontradas em muitas das mais usadas no iOS. A Pangu Labs irá nos próximos tempos dar mais informação e revelar a forma como esta vulnerabilidade foi criada.
Este artigo tem mais de um ano
LOl qual dos dois o mais esburacado
Não percebeste pois não ?
Abc
os buracos estão nas apps e não no os. pelo que foi dito, o próprio ios contribui para a proteção do utilizador contra a vulnerabilidade presente na app
As apps correm onde?
Meus caros , o problema está na plataforma de desenvolvimento do IOS , logo é um problema do IOS , o facto deste SO estruturado por sandbox evita que acha uma contaminação a todo o sistema operativo , mas as apps que tiverem esta vulnerabilidade estão expostas e o SO igualmente .
Infelizmente este é o pão nosso de cada dia , não existem sistemas operativos perfeitos e isentos de vulnerabilidades, eu ainda me espanto é com certas ideias pré-concebidas que o IOS é perfeito e isento de erros .
Provavelmente vamos chegar há conclusão que também no Android vai existir esta vulnerabilidade e se não for esta outras aparecerão, mais uma vez a isenção nas análises e no conhecimento do que é hoje a tecnologia é muito importante para fazer juízos de valor .
Nope , este caso é um erro de programação. Não tem ligação directa com a plataforma de desenvolvimento.
Abc
Não, não está na plataforma de desenvolvimento do iOS.
Perdeste uma boa oportunidade para estar calado…
Ate a morte tem esculpa
Mais uma não notícia.
Para quem quiser mais informacoes acerca do Zipper Down
https://en.wikipedia.org/wiki/Zipper_Down
Leste o conteudo do link ? 😉
É que não tem mesmo nada a ver ….
Esta passou-te ao lado
Alguém viu o Hélder por aí? Não o estou a encontrar…
Poe-se a demolhar por 48horas, depois juntam-se as batatas e as couves e vai ao lume até cozer.
Se for para fazer pasteis pode-se desfiar previamente e 4h a demolhar é suficiente
“”Infelizmente este é o pão nosso de cada dia “”
NÂO NÂO É foi….
Hoje andoird windows linux evoluíram. ios é igual.