Windows 10: Como aceder aos ficheiros da Bash do Ubuntu?
A Microsoft tem atualmente 5 subsistemas Linux disponíveis na sua loja de aplicações. Tendo um destes subsistemas instalados, o utilizador do Windows 10 ganha o poder do terminal e, segundo a própria Microsoft, ainda há muito trabalho a ser desenvolvido.
Hoje ensinamos como podem aceder aos ficheiros da Bash do Ubuntu via Windows e ao sistema de ficheiros do Windows via Bash.
Onde é que o Windows 10 guarda os ficheiros do Linux?
Depois de instalarem um subsistema Linux no vosso Windows 10, podem aceder aos ficheiros do mesmo. O caminho não é muito "amigável" mas aqui fica o "atalho":
%userprofile%\AppData\Local\Packages |
Lá dentro basta que escolham a pasta CanonicalGroupLimited.UbuntuonWindows_79rhkp1fndgsc
Para quem procura o sistema de ficheiros do Ubuntu, deve entrar na pasta “LocalState” e depois em “rootfs”...e voilá!
Por exemplo, no nosso caso, a home do user Pplware está em .../home/pplware
Muito Importante: Não procedam a alterações nos ficheiros do sistema, pois o subsistema Linux instalado pode deixar de funcionar.
Como aceder do Linux aos ficheiros do Windows?
A drive C está mapeada em /mnt/c. Se tiverem outras drives/partições no sistema devem indicar a letra correspondente. Para acederem, por exemplo, à drive C, devem usar o comando cd /mnt/c. Para listarem os ficheiros usem o comando ls.
Agora já sabe onde o Windows 10 grava o sistema de ficheiros do subsistema Linux e também os ficheiros que criarmos dentro desse subsistema. Pode também, através do Linux, aceder ao sistema de ficheiros do Windows.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
https://blogs.msdn.microsoft.com/commandline/2016/11/17/do-not-change-linux-files-using-windows-apps-and-tools/
Alguém me pode dizer que uso efetivo já deu ao WSL?
Eu uso para teste das minhas aplicações, eu uso ubuntu com xdrp e xfce 4. O WSL parece ser mais rápido que uma vm.
Vê se ajuda, também fiquei curioso com a tua pergunta.
https://www.linux.com/blog/learn/2018/2/windows-subsystem-linux-bridge-between-two-platforms
Por exemplo, eu estou a trabalhar num projeto que as ferramentas de desenvolvimento quase todas são todas para Linux, no entanto existem outras ferramentas por questões específicas que são obrigatoriamente em Windows. Uma boa parte das vezes tem de utilizar as ferramentas de Linux e Windows ao mesmo tempo.
Em vez de utilizar uma máquina virtual em Linux e ter os problemas de andar a mexer em definições de rede, etc. Utilizo o WSL para fazer as compilações com as ferramentas de Linux e quando preciso de utilizar as de Windows basta abrir a aplicação.
Em relação a ter uma máquina virtual, é extremamente mais simples porque não tens de configurar nada porque ela assume tudo que tens no Windows.
Se precisares de algumas aplicações gráficas, também podes usar desde que tenhas no Windows algo do tipo Xming X server.
Para próximo artigo sugiro que expliquem como criar um symbolic link na bash do Ubunto para aceder a uma pasta do Windows de modo a facilitar o acesso a ficheiros no Windows e subsistema Ubuntu sem haver risco de o danificar. Dá muito jeito.
O que é um ficheiro da bash?
BASH não é um ficheiro é um interpretador de comando em sistemas unix/linux.
Boa tarde, o subsistema tem lixeira? Caso eu apague algum arquivo dentro dele, há a possibilidade de restaurar o arquivo?