Análise: Nubia Z17 lite, pormenores que marcam a diferença
A Nubia é uma marca que se tem mantido à margem das mais populares, mas esta posição não corresponde à qualidade dos seus produtos. Não estamos a falar de "mais uma marca chinesa". A qualidade que a marca emprega nos seus smartphones é visível assim que se abre a caixa e, por isso, vale a pena dar-lhe a conhecer melhor a oferta Nubia.
Depois de algumas semanas de utilização, chega o momento de lhe mostrarmos tudo sobre o Nubia Z17 lite.
Características Gerais
O Nubia Z17 lite traz um SoC da Qualcomm, o Snapdragon 653, octa-core, com 4 núcleos a 1,95 GHz e outros 4 a 1,4 GHz. Traz ainda uma GPU Adreno 510, 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.
O ecrã é IPS de 5,5″, com resolução FullHD e densidade de píxeis de 401ppp, já habitual nos smartphones FullHD de 5,5″. O que é de ressaltar neste smartphone é o facto de não existir moldura lateral. A largura do vidro é a mesma largura do ecrã, algum que nunca tinha visto num smartphone em testes.
Quanto às câmaras, o Nubia Z17 lite vem equipado com dois sensores de 13 MP, com abertura f/2.2, com o objetivo de criar efeito desfocado no plano de fundo das fotografias. A câmara frontal, dedicada às selfies, é de 16 MP com abertura f/2.0.
O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, vem com USB Tipo-C, tem Wi-Fi ac e Bluetooth 4.2. A capacidade da bateria é de 3200 mAh, com tecnologia de carregamento rápido Quick Charge 3.0 da Qualcomm.
Especificações completas
Ecrã
- 5,5″ de resolução 1080 x 1920 píxeis, 401 ppp
Processador
- CPU: Qualcomm Snapdragon 653, Octa-core (4 x 1,95 GHz Cortex-A72 & 4 x 1,4 GHz Cortex-A53)
- GPU: Adreno 510
Rede
- LTE/HSPA+/GSM (sem suporte da banda 20 da rede LTE)
Sistema Operativo
- Android 7.1.1 (Nougat)
- nubia UI 5.0
Memória
- Memória RAM: 6 GB
- Memória interna: 64 GB
- Memória externa: cartão microSD até 256 GB
Câmara
- Principal (traseira): Dupla 13 MP (f/2.2) com flash LED de dois tons, gravação de vídeo a 4K
- Secundária (frontal): 16 MP, com gravação de vídeo a 1080p
Sensores
- Impressões digitais, acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
Dimensões e peso
- 153 x 72,6 x 7,6 mm, 168 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac, Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS, A-GPS e GLONASS
- Bluetooth 4.2, A2DP, LE
- USB: USB Tipo-C
Bateria
- 3200 mAh Li-Ion - Quick Charge 3.0
Cores
- Preto/dourado (modelo em análise), preto e azul
Hardware e Design
O Nubia Z17 lite apresenta-se com um design e construção bastante cuidados, onde é visível o cuidado que a marca teve em todos os pormenores. A construção é em metal, com um acabamento macio ao toque e uma curva na traseira para uma maior ergonomia. O vidro frontal tem também acabamento curvo (2.5D) e a união entre o vidro e a estrutura em metal é rodeada de uma faixa dourada (no modelo em análise).
Mas os pormenores não se ficam por aqui. Em volta da câmara traseira há uma faixa vermelha, o sensor de impressões digitais também tem um pormenor dourado e o mesmo acontece em volta do flash LED. O botão tátil frontal, o típico botão home, é destacado por um círculo vermelho retroiluminado e ao seu lado existem outros dois botões táteis com uma leve iluminação perceptível apenas em ambientes escuros. Estes botões são de retroceder à esquerda e aplicações recentes à direita.
Acima do ecrã de 5,5 polegadas (16:9), sem margens laterais, está posicionada a câmara, os sensores de luminosidade e proximidade e o altifalante. Em baixo, já nas laterais, existe a grelha com o microfone, a porta USB Tipo-C e a outra grelha de áudio com o altifalante principal. Em cima apenas existe um segundo microfone. Do lado esquerdo a marca colocou a ranhura para os cartões e do lado direito os botões de Power e Volume.
Na caixa
- Nubia Z17 lite
- Adaptador de corrente
- Cabo USB/USB Tipo-C
- Adaptador USB Tipo-C para jack de áudio de 3,5mm
- Manual de instruções rápidas
- Clip para abrir slot de cartões
Interface e desempenho
A Nubia tem a sua própria interface de utilizador desenhada sobre o Android Nougat, neste caso, na versão 7.1.1. A interface é a nubia UI 5.0 e apresenta grandes alterações face ao Android puro, que marcam a diferença em termos de utilização.
nubia UI 5.0
Na nubia UI 5.0 as diferenças começam a notar-se logo na gestão das definições rápidas que normalmente acedemos ao deslizar a barra de notificações para baixo. Neste caso, para aceder à gestão da rede Wi-Fi, Bluetooth, definições de som, ajuste da luminosidade, entre muitas outras ações rápidas, é necessário deslizar o ecrã não em cima, mas em baixo, acima dos botões táteis de retroceder ou aplicações recentes.
Depois, esta interface também suporta a divisão de ecrã e utilização de duas aplicações em simultâneo. Para tal, deve deslizar-se o ecrã de baixo para cima, na direção do botão home, ou seja, ao centro do ecrã. Aí basta abrir as aplicações pretendidas e ajustar o ecrã da forma desejada.
Então e na barra de notificações? Nesse local ficam só mesmo as notificações, que se acedem como em qualquer outro Android e onde o utilizador tem a possibilidade de interagir com ações rápidas, como resposta ou arquivo de e-mails ou resposta a mensagens. As definições, apesar da imagem ligeiramente diferente, têm uma organização semelhante.
O desempenho
Como habitualmente, para avaliar o desempenho, além da utilização intensiva pela ótica do utilizador comum, ainda foram corridos alguns testes de benchmark, nomeadamente, Geekbench e AnTuTu, já na versão 7.0.7.
- AnTuTu Benchmark 7.0.7: 85137
- Geekbench 4
- Single core: 1497
- Multi core: 2977
Os resultados não são extraordinários, mas são coniventes com o hardware que integra e com desempenho real. Permite executar todas as tarefas de forma eficaz mas não é um smartphone super rápido.
Onde este smartphone se supera é na qualidade fotográfica, que será abordada no tópico seguinte, e na qualidade do ecrã que apresenta cores muito equilibradas e uma definição e contraste muito bons. Uma vez que não tem qualquer moldura na lateral do smartphone, a última linha de píxeis fica com as cores um ligeiramente alteradas.
Fotografia
No Nubia Z17 lite é notória a importância que a marca deu a este tópico da fotografia, integrando funcionalidades bastante interessantes à aplicação câmara e aos próprios módulos fotográficos colocados, sendo que vem equipado com dois sensores de 13 MP na traseira, com abertura f/2.2, e uma câmara frontal, dedicada às selfies, de 16 MP com abertura f/2.0.
A câmara traseira grava a 4K a 30 fps e a 1080p a 60 fps. Já a frontal so permite gravação de vídeo a 1080p a 30 fps.
A aplicação câmara tem o modo Foto, que faz uma captura em modo automático, onde é possível definir manualmente o ponto de focagem, a utilização de HDR, flash ou inclusão de filtros instantâneos. Tem depois um modo PRO, onde vários parâmetros podem ser definidos manualmente pelo utilizador, como velocidade do obturador, equilíbrio de brancos, ISO e distância focal.
No modo de vídeo permite obviamente gravar vídeos e, no modo vertical, a câmara vai tirar partido do segundo sensor criando o efeito de fundo desfocado nas fotos, comum deste tipo de câmaras.
Em Câmara-Família existe uma série de modos mais criativos para captação de imagens, desde Multi Exposição, Pintura de Luz, Abertura Eletrónica, Time-Lapse, 3D, macro, entre muitos outros.
As fots captadas apresentam resultados muito bons em ambientes com luz natural e as fotos captadas com pouca luz e com flash também são surpreendentes, considerando a gama em que o smartphone se insere. A capacidade de desfocagem é interessante também, para um smartphone nesta gama. De seguida, deixo alguns exemplos.
COM MENOS LUZ
Modo automático
Câmara dupla
Animais
Selfie
Bateria
O Nubia Z17 lite vem equipado com uma bateria de 3200 mAh que lhe garante uma autonomia de 1 a 2 dias, com uma utilização intensiva ou moderada, respetivamente. Através do teste de autonomia da app PC Mark, conseguiu 7 horas e 39 minutos num consumo intensivo dos 80 aos 20%.
Em termos de carregamento, este smartphone traz tecnologia de carregamento rápido, carregando 30% em meia hora. A bateria, na totalidade, carrega em 2 horas.
Veredicto
O Nubia Z17 lite destaca-se nos pormenores. O cuidado na construção e no design, o ecrã sem margens laterais com uma excelente qualidade de visualização de conteúdos, a qualidade fotográfica em vários cenários e os vários modos de captura que oferece, bem como alguns pormenores ao nível da interface, marcam a diferença.
Em termos de desempenho, apesar de não se destacar, é capaz de cumprir com todas as tarefas de forma eficaz.
Este smartphone encontra-se disponível por cerca de 160€ utilizando o código de desconto VLIQQAZV, um preço muito em conta considerando a qualidade do equipamento. O envio não fica sujeito à alfândega ao utilizar o método HKEU Priority Line.
Estão ainda disponíveis muitos outros smartphones com grandes descontos.
O Pplware agradece à Geekbuying a cedência do Nubia Z17 lite para análise.
Este artigo tem mais de um ano
parece ser um bom equipamento, pena não ter banda 20!!
Concordo.
Mas pelo que já procurei na net a versão z17 mini, tem um processador ligeiramente pior, msa tem b20.
bezels! next…
Sabias que os bezels laterais são os mais finos que já nos passaram pelas mãos? Nem os Galaxy com ecrã edge lá chegam 😉
penso que o Bruce queria referir o bezel superior e inferior que são enormessssss
Mais um excelente equipamento por um preço justo face ao hardware.
A Maria Ines está uma beleza. Ficou uma brasa como sempre. Gosto muito sim senhor…
Comprar equipamentos destes, por estes preços é muito apelativo, mas há que considerar se estas marcas fornecem updates para estas máquinas…
marca chinesa barata, mas com updates … só há uma!!!
Boas, alguém sabe dizer se há maneira de mandar vir um produto da efox (Envios de Hong Kong) sem pagar alfandega?
Desde já obrigado.
Nokias?
Boa tarde. Acabei por adquirir uma máquina destas já que o meu telemóvel já com 5 anos deu os últimos suspiros. Mandei vir de Espanha, por 199€, já com capa e pelicula de vidro temperado e até ao momento estou a gostar bastante. Veremos com o uso o comportamento. O meu por acaso é azul porque houve erro no envio (mandei vir 2, um era preto outro azul) mas no final fiquei com 2 azuis. Mas cumpre muito bem para o preço 🙂
Boa tarde Fabio,
Já passaram umas semanas como se está a comportar o telemóvel?
Arrependido pela compra? algum detalhe que menos positivo (aquecimento, má cobertura, desempenho,…)
Estou indeciso se compre já este (pelas características / preço dá para o que preciso) ou se espere pelos novos modelos que saem este ano, especialmente com stock Android.
Cumps
Preferia mil vezes um Xiaomi A1, tens Android puro com actualizacoes asseguradas e ainda com menos processador vais notar uma experiencia bem melhor.
Com o nubia depois de um ano ficas sem suporte.
Android puro? So ha uma marca com android puro, Google Pixel.
Olá. Nada arrependido. Temos 2 cá em casa e funciona perfeitamente. A bateria aguenta imenso e o meu, sem redes sociais mas com e-mail, chamadas, etc., e 4G ligado dá 3-4 dias à vontade. Não uso muito o telemóvel mas estou super satisfeito. Que me dure muito tempo!
O maior problema deste tipo marcas e por isso sao tambem mais baratas sao dois. O interface (capa Android) que colocam, que por um lado lastram o desempenho global e por outro é o suporte que recebem.
Não so recebem pouco suporte como muitas vezes tem inumeros bugs por terem este tipo de capas.
De resto ate nem aprece mau, mas as camaras parecem fraquinhas, ja vi melhor, mas é normal para o preço.
Boas Henrique,
Obrigado pela sugestão, decidi esperar uma vez que não tenho pressa e neste momento estão a sair muitos modelos novos. O meu tem já 4 anos (portanto não sou assim muito exigente), mas a mudar gostava que durasse pelo menos outros tantos :), decidi assim aumentar o orçamento um pouco mais e comprar uma gama média/alta.
Cumps
Se me permite sugestão, veja a gama Nokia ou os Motorola. Ambos excelentes. O Nokia 6 este ano é muito bom. Se não os moto G costuma ser sempre aposta segura.
O xiaomi A1 é o único porque também tem Android puro caso esteja num budget mais limitado.
Evite smartphones com pesadas capas de personalização, são falsas poupanças
Olá Henrique,
Cada um tem a sua opinião, não contesto, mas admiro essa convicção 🙂
Bom dia,
Alguém me sabe informar o *sar values* desta máquina. Procurei por todo e não consigo encontrar.
Dos que tem este telemovel as aplicações da google funcionam bem?
Acabei de adquirir um e estou bastante surpreendido com a qualidade pelo preço que paguei. O artigo descreve bastante bem a ideia geral do smartphone.
Olá, curiosamente, após a instalação do Google Family Link o smartphone (adquirido em 10 de Julho p.p.) bloqueia no arranque (se não fizer reinicialização funciona impecavelmente). Se usar o Z17 lite com outra conta google (sem Family Link) a reinicialização decorre normalmente (já testei dezenas de vezes até chegar à conclusão de que o erro está relacionado com a app Google Gamily Link). A versão de fábrica é o Android 7.1.1 e é a original. Alguém pode ajudar? Alguma dica?
Em tempo: ao contrário do referido no texto este modelo Z17 lite não possibilita a utilização de cartão micro SD.
Adquirir o Nubia Z17 Lite junto a Gearbest com uma semana de uso o mesmo caiu da minha mão e estilhaçou a tela em mil pedacinhos, consegui ao LCD display no Aliexepress por US$ 90, só que não existe nenhum tutorial de video explicando como trocar o mesmo, já entrei em contato com a Nubia e não obtive resposta alguma, sei que isso pode vir a acontecer com outros usuários. Por favor se alguém souber de alguma coisa favor informar!
Tente procurar no youtube, encontrei estes dois videos como desmontar dois ZTE modelos diferentes mas não deverá ser muito diferente.
https://www.youtube.com/watch?v=cIl2H6dBVxk
https://www.youtube.com/watch?v=vyilxTa0l9Q
Obrigado amigo pela atenção! O que pude analisar os modelos são muitos diferentes no encaixe da tampa. No modelo Z17 lite não existe parafusos para soltar a tampa o que dificulta a maneira de como começar a abrir o celular! Dai a minha duvida inicia, pois caso tente começar pela retirada da tela com ventosas, tenho medo de danificar o aparelho.
Boas
Nesse caso, se a “tela” estiver muito estilhaçada o que se costuma fazer é colocar fita cola na zona mais danificada e ir descolando a “tela” com cuidado, aquecer com ar quente nas extremidades para a cola derreter, começando na zona menos danificada com ajuda da ventosa.
Outra opção é levar a uma loja ou particular que estejam habituados a fazer este tipo de serviços, penso que não sairá muito mais caro, é coisa para 30min.
cumps
Junior, chegou a conseguir trocar? Aconteceu-me o mesmo…
Telemóvel fantástico, pelo menos durante os 15 dias que o pude usar. Após pequena queda e mesmo com vidro de protecção o ecrã partiu. Estou há um ano com o telemóvel encostado por não arranjar reparação para ele. Das muitas empresas contactadas ninguém repara e as duas que reparam dão orçamentos que se aproximam MUITO à compra de um modelo novo.Não aconselho nada a compra! Ao mínimo problema, o telemóvel é encostado por não haver peças com valores comportáveis. Ridículo.
eu tenho esse telemovel adoro-o so é pena nao ter siri q me ajudava bastante n meu antigo iphone e o nubia z17 lite nao tem orificio para colocar os fones e é perciso ou usar fones bluethooth ou usar o adaptador .
quanto ao adaptador vem um normalmente com o telemovel so que ou poe-se os fones ou tem-se o tele a carregar mas ha a venda uns adaptadores com espaço para colocar os fones e ao mesmo tempo ter o telemovel a carregar