Microsoft vai terminar o Windows 10 S e criar o “Modo S”
Quando apresentou o Windows 10 S, a Microsoft tinha um objetivo bem definido: combater o ChromeOS. Para isso tornou o novo sistema operativo mais seguro, recorrendo a algumas medidas simples.
Pois, agora, segundo informações que são públicas, o Windows 10 S poderá desaparecer, dando lugar a um "Modo S", que poderá ser aplicado a qualquer versão do Windows, evitando atualizações posteriores.
O Windows 10 S baseia-se na versão dedicada à educação do Windows 10. A sua segurança adicional parte da utilização exclusiva de apps que estejam na loja de aplicações da Microsoft e do bloqueio de todas as apps Win32 (.EXE).
O problema maior desta versão é a possibilidade de atualização para uma versão completa, que permite acesso a todas as restantes funcionalidades do Windows 10. Esta tem custos adicionais ao utilizador e obriga-o a ficar com a versão Pro, o que para muitos é demasiado.
O fim do Windows 10 S e a chegada do "Modo S"
O próximo passo da Microsoft, que se soube agora, parece ser o abandonar do Windows 10 S e criar um Modo S que será aplicável a qualquer das atuais versões do seu sistema operativo. Com isto torna-se mais simples a atualização para a versão completa, conseguindo o utilizador ficar apenas na versão que pretende e a custos mais reduzidos.
A necessidade de diversificar esta oferta, em especial para o Windows 10 Home, parece ser grande. Dados revelam que 60% dos utilizadores não fazem a atualização do Windows 10 S e que se mantêm nesta versão.
O "Modo S" correrá apps originárias de fora da loja de aplicações
Há ainda informações que o Modo S passará a suportar aplicações que sejam originárias de fora da sua loja, nomeadamente antivírus, algo que se mostra contra as premissas da Microsoft e até contra a sua oferta neste campo.
Todas estas mudanças devem acontecer com a chegada da próxima grande atualização do Windows 10, que se espera que surja em breve, mais perto da primavera. Nessa altura vamos conhecer todas as movimentações neste campo e, em especial, este novo "modo S", que conseguirá proteger os utilizadores e garantir melhor desempenho.
O que tem de diferente o Windows 10 S?
Este artigo tem mais de um ano
Esta gente da MS anda um pouco perdida …
+1. Também já começo a achar o mesmo. Eu até aceito que eles tem muito dinheiro e podem ir experimentando até funcionar, tanto a nível de serviços como de equipamentos mas a meu ver transmite uma má imagem para o consumidor eu falo por mim.
Pois não sabem o que querem. Desde que não lixem o W10 Pro que estamos a usar e tem estado estável ultimamente, tudo bem por mim.
Estável ? Estável está o 7.
Muito bem! Estava a ir por caminhos de outros OS (de outras empresas) que não têm sucesso nenhum, com cotas de 3/4%, a meu ver erradamente. Com este passo volta ao caminho certo!
Este passo prova aquilo que disse acerca do Windows 10 S, que ia ser um flop e foi.
O acesso do Windows não é o Windows em si (qualquer outro OS hoje em dia consegue ser igual ou melhor).
O sucesso do Windows são as dependências de aplicações de terceiros.
Uma versão do Windows que não corra aplicações fora da loja da Microsoft, é tão bom como uma má distribuição do Linux.
Bem vindos so mundo dos surfaces 😀 palhaçada toca a tirar os rebuçados
É por isto que a Microsoft continua a falhar…
a Microsoft demorou a chegar a conclusão que o windows 10s não era assim tão boa aposta como pensava, enfim mais do mesmo…
Não é o W10S que tem algum problema mas sim a loja da MS. Há poucas aplicações e as que há são limitadas por normas da MS vs a mesma fora da loja. Se a loja fosse idêntica à do IOS ou Android, ninguém procurava fora.
Comparações sem grande sentido prático.
Provavelmente, mais de 50% das apps nas lojas mobile não interessam no PC.
exacto, falo por experiência própria a esmagadora maioria dos programas que uso, não são provenientes da store, apenas alguns e mesmo assim tem muito que se lhe diga no que toca a funcionamento, não tem nada haver se tivesse mais app’s como as stores da apple\android, simplesmente quem usa windows usa programas específicos e não depende da store, logo limitar um sistema operativo a app’s de store, quando sabem á priori sabem que quem usa windows não trabalha só com softwares só da store independentemente da quantidade de app’s que tenha, dai o W10S já estava condenado ainda antes de arrancar…
o windows só devia ter uma versão
Deixo aqui uma dica: WINDOWS CORE OS
Leiam e percebam afinal o porquê destas mudanças.
O Pplware bem que podia fazer um artigo sobre o que aí vem e o afinal o que é isto do Windows Core OS.
Já fez.
Onde está, não encontrei!
Se fez, então não percebo alguns artigos que fazem sem terem isso em conta… p.ex., como este artigo.
Eles não sabem o que andam a fazer…
Sabem mais do que tu achas. 🙂
Grande e boa ideia. Gosto mesmo muito do Win 10, mas farta tanta atualização com novas compilações. Para o que eu preciso, já basta este Fall creators update. Devia ser já hoje.
Windows RT – RIP
Windows Phone – RIP
Windows Mobile – RIP
Windows 10S – RIP
A sério Microsoft…. comecem a atinar!!
sabes… a tecnologia evolui, as estratégias mudam e os objectivos também.
Neste momento estão a enquadrar as coisas para o que aí vem.
Eles estão a fazer isso desde sempre. O que não impede de terem falta de visão. Eles diziam que era uma só versão Windows 10 e bem se vê a confusão que já andam a fazer.
E é só uma versão! Só que é modular.
Ao contrário do MacOS, o Windows tem de servir muito tipo diferente de hardware, que vai desde o PC manhoso de 100€ até máquinas de milhares de euros.
Além disso, também tem de rodar em consola de jogos, em Hololens, em IoT e até no frigorífico com touch.
Portanto, nunca pode ser só uma versão da forma como dizes!
E por isso é que a MS está a trabalhar no Windows Core OS, que é uma unica base e sobre essa base constróis o teu SO por módulos.
Já para não dizer nada do facto que o upgrade do modo S para home é gratuito, até não o ser, e depois quem não sabe lá tem que pagar ou continuar a usar com restrições ativas.
Ainda é? Estava em crer que já era pago.