O Pplware já testou o Mavic Air, novo drone da DJI
Os drones são, hoje em dia, muito mais do que um brinquedo de adulto ou uma forma de diversão. O mercado está a agitar-se, com cada vez mais ofertas, mas algumas conseguem-se destacar.
O DJI Mavic Air é um novo ponto de referência neste universo e o Pplware já teve acesso a esta verdadeira máquina. Este é o drone do momento e fomos experimentá-lo.
Foi com expectativa que aceitámos a proposta da iServices para experimentar aquele que muitos apelidam como o melhor drone para aventura da DJI. Depois de termos testado o Mavic Pro e o Spark, dificilmente iríamos conseguir superar o que tínhamos vivenciado. A verdade é que o Mavic Air conseguiu deixar-nos com "aquele sorriso" de quem experimentou algo de muito bom.
O novo DJI Mavic Air
O novo Mavic Air foi apresentado há poucos dias, com todo o destaque que este drone merece. A marca resolveu apostar na continuidade e tem neste novo drone um modelo que segue a linha dos anteriores, com uma forte semelhança com o DJI Spark, mas com algumas pequenas diferenças, que sobressaem, principalmente ao nível estético.
Claro que dentro deste drone encontramos muita tecnologia nova, que o tornam melhor, mais simples de usar e, principalmente, mais estável. Todas as melhorias estão nos extras que este drone traz.
A estética do Mavic Air
Mesmo sendo semelhante ao DJI Spark, o Mavic Air tem uma estética própria. A sua linha é diferente e está mais cuidada, notando-se na forma que apresenta. Está mais desportivo, sem que, no entanto, pareça exagerado ou demasiado vistoso.
Claro que a dar suporte a esta nova imagem, temos também melhorias no campo do peso. Este drone está mais leve e mais fácil de transportar. O seu tamanho mais reduzido é outro fator de importância nesta portabilidade. Não é um drone brinquedo, mas facilmente o transportam numa mochila ou até dentro do bolso de um casaco.
O seu comando foi também redesenhado e está ainda mais portátil. A DJI levou este pormenor ao extremo e até os controlos do joystick podem ser desaparafusados e guardados num encaixe no próprio comando. São pormenores, mas fazem toda a diferença.
A experiência de utilização
Se até ao momento de levantar as expectativas estavam altas, tudo graças à estética e ao que as especificações prometiam, a verdade é que tudo mudou no momento de iniciarmos o voo, e naturalmente para ainda melhor.
Rapidamente percebemos que o Mavic Air é um drone que está, pelo menos, ao mesmo nível dos modelos anteriores. A sua agilidade está fantástica e é muito simples de conduzir, mesmo para quem tem pouca experiência.
Todos os modos que o Mavic Air traz permitem adaptar-se a qualquer piloto, desde o mais experiente ao que está agora a começar. Claro que estas proteções podem ir sendo removidas à medida que a experiência surge.
É fácil notar que o controlo do DJI Mavic Air é mais fácil, tudo graças aos muitos sensores presentes. Isso, na prática, traduz-se numa maior estabilidade e numa facilidade de voo.
Claro que o controlo por gestos é também um extra muito interessante, conseguindo que o comando seja dispensado e que possamos voar o nosso drone apenas com uma mão e com os gestos certos.
O que muda com o Mavic Air
Como dissemos antes, mesmo parecendo muito similar aos restantes, com os seus novos argumentos estéticos, o Mavic Air tem novidades de peso. Provavelmente a maior estará nos novos sensores. Ao ter também sensores atrás, este drone cobre os três lados (frente, traseira e parte inferior).
Em termos de distância de voo, o Mavic Air tem uma autonomia de cerca de 21 minutos consecutivos a uma distância máxima de 4 km (2 Km para a Europa segundo as normas CE) em campo aberto e utilizando o comando.
Apenas uma nota para a câmara do Mavic Air. Esta tem um foco fixo, não permitindo que possam focar pontos distintos no espaço. No que toca à captura de imagens, e para resolver os problemas de falta de cartão microSD, a DJI incorporou neste drone uma memória interna de 8 GB.
A conclusão desta aventura de voo com o DJI Mavic Air
Sem qualquer dúvida podemos afirmar que a DJI voltou a acertar em cheio na sua nova proposta. É a evolução natural dos modelos anteriores e foi criado para brilhar. Este é o drone do momento e ao usá-lo rapidamente percebemos isso.
O Pplware agradece à iServices, a representante oficial da marca DJI em Portugal, pela experiência que nos proporcionaram e, principalmente, por nos ter permitido experimentar o Mavic Air, a nova máquina da DJI.
Conheça melhor o DJI Mavic Air
Este artigo tem mais de um ano
Fico à espera dum review em espaço aberto e real, com vento, para ter ideia da estabilidade do aparelho e do vídeo.
Podia ser mais extenso o review. Ou isto não é um review? Falta falarem de uma série de coisas…Ocusync, packs, etc
É apenas um hands on.
Quanto à câmara? Há de facto melhorias relativamente ao spark com o 4K e gimbal 3d?
O Spark é uma treta de Drone… Nao vale o que custa. 2 eixos, 1080p, bitrate de 24mb, alcance de 2km ( teoricos ) e bateria para , sem vento, uns miseros 11 minutos?! Isto tudo, por 499 Euros e o respectivo comando 150….. lol… que treta
Nem ha comparação sequer em relacao ao Mavic Air.
O Spark com menos 50 gramas já seria considerado um drone brinquedo e escapava a parte da legislação e seguros e não sei que mais…
2KM o Spark? Não são 500m no máximo (CE)?
É anunciado pela marca os 2000mts de alcançe do spark. Coisa que definitivamente não faz. Ou melhor, apenas em condições meteorológicas muito especiais.
O Spark tem um alcance muito muito curto. É preciso ter cuidado com as informações erradas que muitas vezes são transmitidas.
SPARK – Max Transmission Distance 2.412 – 2.462 GHz (unobstructed, free of interference) FCC: 1.2 mi (2 km); CE: 0.3 mi (500 m)
Confirmado por mim que tenho uma:
Distância máxima: 2500 mts
Altitude máximo: 530mts
Percurso máximo: 5200mts
Tempo máximo: 14 mina
Tenhoblogs dos voos para os menos crentes
A questão que se coloca é face à legislação portuguesa este drone é ou não considerado brinquedo? Se assim for o seu raio de utilização acaba por ficar muito limitado.
isso é uma boa questão. Penso que em breve vai sair legislação a favor disso.