TestM: Comprar um Android em segunda mão? Faça-lhe o teste
É verdade que se fazem bons negócios de material em segunda mão...mas às vezes é preciso ter sorte! Além do valor a pagar, é preciso saber se o smartphone não tem qualquer problema.
Na loja de aplicações da Google existe uma app que permite fazer uma avaliação do smartphone nos mais diversos componentes. Vamos conhecer o TestM?
Chama-se TestM e funciona como uma ferramenta de diagnóstico ao nível do hardware. Dependendo do resultado, pode vender mais facilmente o seu smartphone ao apresentar o relatório a um possível comprador.
Os testes realizados são ao nível do ecrã, som, sensores de movimento, conectividade, câmara, etc. O utilizador pode fazer testes rápidos ou testes completos.
Alguns dos testes necessitam da interação do utilizador, como por exemplo os testes ao som, ao ecrã e até à câmara. Com esta aplicação é também possível saber o IMEI do dispositivo, saber informações sobre a bateria, Testar o acesso à Internet, etc.
Depois de criado o relatório, podemos facilmente partilhá-lo ou guardá-lo como uma simples fotografia. No relatório são incluídas informações sobre o hardware do dispositivo e também os respetivos resultados aos diversos componentes.
São ainda indicados o número de testes realizados a cada componente e ainda uma pequena descrição sobre o resultado obtido.
Esta é uma aplicação gratuita e bastante interessante. Se está a pensar vender o seu smartphone, faça-lhe um teste antes para mostrar que está em bom estado. Se vai adquirir um smartphone em segunda mão, peça o relatório ao vendedor.
TestM
Este artigo tem mais de um ano
Interessante , desconhecia este app
Em segunda mao comprem iphone apenas, android laga apos meses e nem updates traz. E uma vergonha
Parabéns João pelo comentário inútil! O risco aplica-se a todos os equipamentos, sejam smartphones ou portáteis por exemplo… Essa de apenas o iPhone ser seguro para comprar em segunda mão é parvoíce, mas enfim, temos sempre que ter o comentário inútil!
O que ele ta a dizer é que o iphone tem updates garantidos durante 5 anos. Android so ps de topo ih ih se o fabricante tiver interessado em faze los
de que adianta 5 anos se a apple mete obsolescência programada nos iphones 6 e anteriores ?
se estavas cá na outra semana quando se falava das baterias com perdas de capacidade e redução de desempenho que a apple implementou, acho que nem vale a pena comentares isso 😉
cá na ilha, no olx, tem quase tantos iphones à venda como androids, já nos outros tempos era difícil achar um………
Renato iphone 6 nao… iphone 7 e anteriores… ou seja, e tao seguro que ao fim de 1 ano ja te injectam software para comprares um novo… nem chega a 2 anos…
E e tao bom que com esta historia se prova que a bateria nao aguenta dois anos… nem sequer 1 ano e garantido visto que a propria apple aplica o mesmo a equipamentos com 1 ano..
Já o iPhone começa a lagar qd lhe fazes updates…
O meu 5s ta porreiro
Lineage OS e o telemóvel corre mais rápido do que o quando comprado novinho em folha!
iPhones são bons para quem gosta de bondage!
Bom bom era o Android puro neles agora cada fabricante enche aquilo com treta o meu bq é so tralha que nao utilizo e para desinstalar é um desinstalar que nao desinstala
BQ M5 zero tralha. Android quase puro.
O meu é o E
Comprei o meu google nexus 6 em segunda mão, máquina! Android perfeito, único problema a apontar é que infelizmente não atualizou para o Oreo, somente o 6p e seguintes.
há muitos custom roms oreo para ele, para todos os gostos
Boas @Renato. Já ouvi falar muito dessa hipótese Renato, mas olha se calhar até lhe peço ajuda quanto a esse assunto, porque eu tenho pouco conhecimento nessa questão das rom’s, o meu irmão é engenheiro informático e ele recomendou-me a não fazer isso (não me deu grandes justificações), mas agora perguntando-lhe a si: a instalação da rom é fácil, não é preciso ter grandes conhecimentos informáticos? o android 8 que ficará no telemóvel não será ”oficial” julgo eu, isso tem implicações posteriores como as atualizações do android, aplicações, etc? E mais importante, o desempenho do telemóvel irá ter mudanças significativas? Obrigado.
O meu Microsoft Lumia 950 XL com o Windows 10 Mobile, recebe updates todos os meses.
Até ao dia…
Falta o teste mais importante.. o da bateria
Essa aplicação faz upload dos logs obtidos com informações pessoais dos utilizadores (incluindo geolocalização e outros identificadores) em servidores da Amazon (aws), ou seja, ao correrem os testes estão a enviar informações pessoais para servidores aos quais eles tem acesso e posteriormente (provavelmente) vendem/partilham essas informações com outras entidades por esse mundo fora (eventualmente incluindo governos).
Julgo que a pplware deve ter a missão de fazer este trabalho de investigação antes de partilhar o que quer que seja.
Pois não há almoços grátis
Eu não tenho conhecimento técnico para avaliar isso, mas a ser verdade, é muito mau a pplware estar à partilhar e publicitar uma aplicação desse género. Concordo que deviam investigar e ter mais atenção às apps que recomendam aos leitores.
Quando instalas a app ele refere isso. Ninguém é obrigado a aceitar. Se depois fazem negócio com isso ou não…
Refere apenas que ao “Avançar” o utilizador aceita os Termos de Uso e a Politica de Privacidade, curioso é que ao clicar nas ligações ele não apresenta esses dois artigos ao utilizador.
Foi isso que me levou a dar uma vista de olhos no código e aquilo tem algumas coisas um tanto ou quanto no mínimo questionáveis do ponto de vista ético e até legal, desde guardar dados não encriptados até fazerem upload de informações pessoais que de “anónimo” têm pouco, como IMEI, determinar geolocalização, lista de contactos, aplicações que o utilizador usa, media, conexões Wi-Fi, históricos de navegação, etc etc.
Posteriormente ao consultar a Politica de Privacidade é indicado:
“We may share your Personal Information with our third party service providers and partners, but only to assist us with our business operations and to provide our Services. Such information may be transferred to other countries around the world. We use commercially reasonable efforts to only engage or interact with third party service providers and partners that post a privacy policy governing their processing of Personal Information.”
Pelo menos deveria haver uma chamada de atenção para este “pequeno” detalhe na publicação.
Concordo.
OKOK