Portal das Finanças foi renovado! Saiba o que vai mudar
Dispondo de mais de 700 serviços e inúmeros conteúdos, uns de caráter legislativo e outros explicativos (folhetos, questões frequentes, etc.), o Portal das Finanças foi agora renovado. As alterações incidiram especialmente ao nível da organização da informação e serviços, garantindo agora uma melhor experiência de utilização.
Na nova versão do Portal das Finanças, que entrará em funcionamento no início de janeiro, a organização dos serviços e dos conteúdos será efetuada tendo em consideração o tipo de contribuinte – cidadãos, negócios e outras entidades –, sendo-lhes disponibilizados os serviços e os conteúdos que se afiguram mais direcionados à satisfação das suas necessidades.
Passará a dispor também de um motor de busca melhorado que disponibilizará, em páginas separadas, os serviços, a legislação e as informações pesquisadas.
Ao autenticar-se, em “iniciar sessão”, terá acesso aos serviços e conteúdos mais relevantes atendendo ao seu “perfil” e histórico enquanto contribuinte.
12 pontos de "acesso"
O Portal das Finanças (PF) disporá de 12 pontos de “acesso” em função do serviço ou da informação que pretenda aceder:
- 1 – Obter senha de acesso ao PF caso ainda não disponha;
- 2 – Aceder, após autenticação, aos serviços e informações conexas com o seu “perfil” de contribuinte, bem como aos avisos e alertas emitidos pela AT;
- 3 – Aceder aos serviços e informações relacionados com Cidadãos (pessoas singulares);
- 4 – Aceder aos serviços e informações relacionados com empresas e operadores económicos (área aduaneira);
- 5 – Aceder aos serviços e informações relacionados com outras entidades, nomeadamente Entidades Públicas, Contabilistas Certificados e Outros Profissionais, no exercício das suas funções;
- 6 – Aceder à informação institucional da AT, à informação de apoio e à legislação fiscal e aduaneira;
- 7 – Aceder às principais obrigações a decorrerem no momento do acesso;
- 8 e 9 – Aceder à globalidade dos serviços e informações tributárias ou aduaneiras;
- 10 – Aceder ao serviço MOSS;
- 11 – Obter as diferentes formas de contacto com a AT, nomeadamente telefónico, e-balcão, atendimento por marcação e os endereços dos serviços da AT;
- 12 - Motor de busca melhorado que lhe permitirá aceder aos serviços e informações existentes no PF
O Menu lateral também irá mudar, permitindo navegar entre as diferentes áreas do Portal.
Por agora é apenas esta a informação que está disponível. Quem pretender vir mais alguns ecrãs do novo Portal basta que , aceda à informação em destaque no Portal das Finanças.
Este artigo tem mais de um ano
java?
Estava a interrogar-me do mesmo!!!
Será que caíram na burrice de ainda precisarem da treta do Java (+IE11)?!?!?! É que já nenhum browser actual suporta plugins NPAPI (excepto o fossil Internet Explorer 11, claro).
…Era um grande tiro no pé estarem a renovar isto tudo e manterem o requisito do JAVA!!!
Mas eu já não digo nada…
Firefox ESR suporta ainda
Essa questao nao tera’ a haver com contratos antigos com Microsoft? E’ que nao largam o java, teimosos!
E o que tem a Microsoft a ver com o Java?
+1
Não há qualquer referencia à tecnologia. Deve manter-se havendo apenas mudanças ao nível da interface.
Posso avançar que o java vai cair, se não for agora, será a tempo das declarações de IRS.
O site da AT é uma ferramenta, tem de ser prático. Esqueçam as modas. Vamos andar todos, mais uma vez, à procura das funcionalidades na nova arrumação.
+1
Renovaram a imagem e reorganizaram o portal, mas deixo uma pergunta.
Acabaram com o Java?
Isso sim, é que deviam ter feito.
Achas? Era preciso a malta toda lá dos serviços de TI irem tirar formações de HTML5, dá muito trabalho. Vão manter o Java até mais não.
É difícil passar para HTML5 como caraças 😀
Não é assim tão simples, existem muitas interoperabilidade que o Java Permite que só recentemente passou a existir em HTML5 e mesmo assim tens que usar plugins de terceiros muitas vezes…
+1
Saiba o que vai mudar? Esqueceram se de mencionar o mais importante saber se já funciona corretamente com outros browsers ou se ainda continua com Java…
Não há informações a esse nível, mas o Pplware vai tentar saber.
Eu fico-me por saber o mais interessante …. mas cheira-me que nao vai ser nada de mais
la estão voçês com o java. o java só corre no servidor, não precisa do cliente. Se fosse preciso aparecia o alerta no browser, a mim a mesmo na versão anterior nunca pedia para instalar algum plugin e utilizo tanto opera como Firefox. 😉
Depende. Applets correm do lado cliente… o IRS usa uma applet. Deves estar a pensar em Servlets… essas sim correm do lado do servidor.
Quando a Java… é algo que corre neste momento em biliões de dispositivos… desde micro dispositivos até main servers. É assim vai continuar.
O Java só é chamado em operações específicas, como envio de SAF-T ou submissão de IRS. E aí é necessário Java plugin. Era isso que deveriam ter alterado. Mas não é apenas o Portal das Finanças, temos o arcaico Citius no Ministério da Justiça, que também requer Java para envio de peças processuais por exemplo.
E os inventários no portal dos notários…
E o Portal de Prescrição Eletrónica.
Tenho que usar um Firefox numa versão mais antiga para poder passar receitas no Mac…
Já não era complicado o suficiente, ainda o foram complicar mais. Até para ser bom cidadão é preciso perder os neurónios.
Espero que consiga entrar no IRS com o meu navegador Chrome, sem ter de entrar pelo navegador Internet Explorer
o cancro do java continua! 🙂
Ainda não sabes…não está disponível (mas deve manter-se)
A história do JAVA é importante, mas também é importante que, quando arranjam uma coima para um contribuinte, indiquem, claramente, a que respeita. Mesmo quando vamos a um SF o próprio funcionário tem de perder tempo para entender a que respeitam as situações. E, já agora … arranjem cursos para os funcionários que, de quando em vez, lá vai mais uma …
+1
Eu a pensar que o último site no mundo que ia acabar com o java, mas… parece que ainda não.
Em vez do IE11 usem o Palemoon x86, que ainda suporta Java plugin mas tem actualizações muito mais frequentes de segurança e é baseado no Firefox. https://www.palemoon.org/palemoon-win32.shtml
Pelo menos da ultima vez que fiz a entrega do IVA já me deu uma alternativa não dependente do Java.
Eu desconheço essa versatilidade
Não sei porquê tanto drama… para ir ao site das finanças vou pelo chrome, nc tive problemas… todos os anos meto o IRS pelo IE e nunca tive um unico problema… o problema, muitas vezes, está em nós e depois culpam o java…
Antes de dizeres qualquer coisa, 1º informa-te. Todos os meses só para enviar o SAFT (mas há outras necessidades idênticas), tenho que andar a pesquisar a onde é que esta o Internet Explorer, isto por vezes multiplicado pelo numero de clientes. Em muitas situações é a única vez que o bendito é usado.
Paulo, não percebi o seu azedume ao falcaobranco. Pela parte que me toca, mensalmente submeto várias dezenas de SAF-T através do firefox e nunca se engasgou.
Bom ano a todos.
A titulo de curiosidade: qual a versão do seu Firefox?
Não está actualizado de certeza!
A única novidade com real interesse para aquelas bandas era mesmo se BAIXASSEM o raio dos impostos que estão abusivamente altos (perdão, estão mais do que abusivamente altos, estão a roçar a escravatura moderna).
O java com certeza que se irá manter.
Não foi noticia a uns tempos:Que uns marmanjos do governo foram
a uma conferencia da oracle,com tudo pago pela mesma.
O site foi renovado para quê? Ah já me esquecia, claro que foi re”complicado” para sacar mais uns euros e fazer confusão para dar erro e mesmo que as pessoas fiquem com a ideia de que está tudo bem mas no final lá vem mais uma multa para pagamento
Sabem o que não vai mudar? É os serviços funcionarem em pleno durante o período anunciado, como por exemplo o e-fatura que há várias horas que está inutilizável.