Criador do Mandrake Linux prepara a sua versão do Android
O Android é uma imagem de marca da Google e todos conhecem este sistema operativo móvel. O que muitos desconhecem é que este SO é completamente aberto e qualquer um pode contribui e criar a sua própria versão.
É precisamente por isso que Gaël Duval, fundador do Mandrake Linux, resolveu criar a sua própria versão do Android, à imagem do que muitos outros já fizeram, deixando de fora todas as apps da Google.
Apesar de quase todos os smartphones Android usarem a versão da Google, existem muitos que optaram por deixar de fora as apps da gigante das pesquisas e usam versões alternativas, criadas por comunidades que se empenham em adaptar estas versões para o máximo de hardware possível.
O conhecido criador do Mandrake Linux resolveu embarcar num novo projeto e criar a sua própria versão, o eelo. As razões para este projeto são simples e baseiam-se no desapontamento que Duval tem com o software que a Google coloca na sua versão.
O eelo é ainda um trabalho em curso e, por agora, é apenas e só um fork do LineageOS, o projeto que foi começado pela equipa que saiu da CyanogenMod. O empenho parece ser grande e há até datas bem definidas para as diferentes etapas que se avizinham.
Esta nova versão vai deixar de lado as apps da Google, optando por versões abertas dos principais serviços. O Google Maps será substituído pelo OpenMaps, o NextCloud ou o OwnCloud deverão render o Google Drive e a Play Store será trocada pela F-Droid e a APKPure.
Por agora o eelo está em campanha no Kickstarter, onde o seu criador pretende angariar verbas para pagar aos programadores que vão fazer avançar o eelo e os serviços que ele necessita.
Esta poderá ser mais uma versão que vingue no universo Android, mas o passado tem mostrado que poucas são as versões que se têm conseguido manter e que mesmo estas são apenas um nicho e não conseguem angariar muitos utilizadores.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que vá em frente.
Não suporto a politica Google. Estamos a caminhar de olhos fechados para um dominio e uma dependência Google. Estou á procura de um telefone Android (venho de IOS e não volto porque não aceito os preços ridiculos por algo “igual”) e só não comprei ainda Android porque estou cansado de quase tudo o que rodeia a Google e falta de privacidade….
Concordo plenamente com o que diz.
Talvez um bom sistema operativo, mas o problema é sempre o mesmo. Se nenhuma marca apostar seja ela Samsung, Nokia, Huawei no sistema operativo dificilmente irá ter sucesso.
Como querem se expandir, se nenhuma marca pretende usar o sistema? Não conseguem, esse é o GRANDE problema, e é por ai que não crescem e abandonam os projectos.
Se conseguir conquistar e entrar para o mundo dos smartphones das marcas, ai a coisa talvez mude mas não poderá ser apenas 1 marca, terá de ter mais marcas a apostar.
O problema é precisamente esse, podemos estar perante um bom sistema operativo, mas as marcas ficam com um pé atrás para apostar nesse sistema operativo, tal como a Nokia dificilmente agora aposta em Windows Phone dado ao que aconteceu.
Claro que ficam de pé… atrás. Assim como ficam as empresas na adopção o linux. Munique tentou e olhem no que resultou.
Sim isso é interessante, vai falar com os administradores que decidiram mudar para ver as suas contas bancarias e vê senão existe depositos da MS de uma maneira ou de outra. É o que geralmente grandes empresas fazem para a administração publica continuar com os produtos deles.
É verdade, mas também não se pode fechar os olhos e fazer de conta que estas versões “comunitárias” oferecem o mesmo nível de suporte e garantia que a Google. Que empresa pode correr o risco de apostar nisso?
Acho q o grande problema é nós telefones ainda n se instalar um so com a facilidade dum PC. Em q formatas o disco crias partições etc etc n gostas mudas. Num telefone não. A maior parte dos utilizadores nao sabe nem vai pedir a ninguém q lhe faça Root a um tel q custou uns valentes trocos. Resolvam isso é vão ver q essas alternativas pegam. Praticamente marca nenhuma ou nenhuma mesmo mete Linux num pc de raiz. E o Linux n tem uma quota razoável?? Pq é fácil experimentar. Nós tels não
Há marcas a vir de origem com Linux. O problema e a solução está nas mãos dos consumidores.