Firefox instala add-on sem autorização e utilizadores reagem mal
O Mozilla Firefox é dos melhores browser da atualidade. O recém-lançado Firefox Quantum reforçou-o como umas das melhores ofertas e promete combater a liderança do Chrome.
Contudo, uma recente surpresa que a equipa do Firefox incluiu no seu browser, uma extensão referente à famosa série Mr. Robot, teve um efeito agridoce porque desencadeou reações negativas por parte dos utilizadores.
Nos últimos dias, os utilizadores do Firefox aperceberam-se que tinham instalada uma extensão no seu browser denominada "Looking Glass". Quando ativa, a extensão mostrava, em certos sites, pistas e referências à série mundialmente conhecida Mr. Robot. No entanto, o que mais perturbou os utilizadores foi a descrição da extensão, que continha a seguinte mensagem: "MY REALITY IS JUST DIFFERENT THAN YOURS", que numa tradução para português significa "A minha realidade é simplesmente diferente da vossa".
Obviamente esta mensagem deixou vários utilizadores desconfiados e perturbados quanto às implicações que aquela extensão poderia estar a ter na sua máquina. Posto isto, foram várias as reclamações e queixas no fórum do Firefox, focando-se especialmente na estranha e suspeita mensagem inserida na extensão, mas também no facto de esta ter sido instalada sem a sua autorização.
Tendo em conta as reações negativas e a proporção das retaliações ao ato que efetuaram, a equipa do Firefox já veio a público esclarecer e justificar a situação, alegando que esta foi uma colaboração com a equipa da série e que pretendia promover a mesma, porque partilha alguns dos valores com a própria Mozilla, entre os quais a segurança e privacidade online.
Para além disso, reforçou que a instalação da extensão era uma surpresa para os fãs e utilizadores, e que esta não estava ativa por defeito, sendo necessário que o utilizador a ativasse. Acrescentaram ainda que este episódio não compromete a sua premissa de respeitar e lutar pela privacidade dos utilizadores, garantindo que não foram guardados nem partilhados dados de utilizadores.
Este episódio mostra uma vez mais que a temática da privacidade online é muito sensível e que os utilizadores estão cada vez mais atentos a isso, dando obviamente mais importância a este fator aquando da escolha de um browser, sistema operativo ou serviço online.
As empresas têm de ter especial cuidado em não interferir com este direito dos utilizadores, correndo desta forma o risco de lhes acontecer episódios idênticos a este com a Mozilla.
Conheça o Firefox Quantum
Este artigo tem mais de um ano
Procurar por “testpilot.firefox.com” e eventualmente “marketplace.firefox.com” nas configurações de privacidade e retirar o direito de instalar de essa site.
Na versão inglesa é:
Preferences -> Privacy & Security -> Nightly Data Collection and Use / Allow Firefox to install and run studies
Por acaso, e só por acaso o Google Chrome respeita a tua privacidade, queres ver? Só naquela, de pertencer a Gigante Google, se estas a espera de privacidade então meu caro, só mesmo nos teus sonhos.
Deixa la, o Chrome é melhor de certeza absoluta. Vai com cuidado.
Que eu saiba, não falei no Chrome…
É só uma dica para os utilizadores do FireFox como eu.
que drama queens
Bom dia a todos,
alguém sabe como ter de volta os sons de navegação o que era denominado de “Navigational Sounds”. Esta porra de estar em silencio não é nada convidativo.
Abraço
Carlos Almeida
Aqui no Firefox developer edition nao instalou nada
Pelo que vi a nova política deste Firefox está a fazer muitos dos desenvolvedores de Plugins se afastarem e, sejamos honestos, se o Firefox é o que é hoje, muito deve aos Plugins.
Sempre fui fanboy do Firefox, mesmo nos “momentos baixos”, mas a partir de umas certas versões para cá que tenho tido alguns problemas em alguns computadores que não tenho em outros navegadores, nomeadamente o erro de Script que sempre trava-me o Firefox todo.
No meu computador pessoal, tenho problemas na renderização de vídeos. Tenho uma GTX 1070 então certamente tenho poder de processamento para lidar com um simples vídeo do YouTube.
Nao tenho nenhum destes problemas em nenhum outro navegador e infelizmente tenho sido forçado a usar o meu segundo navegador de eleição, o Opera.
Isto só acontece a quem Autoriza a Mozilla a executar Estudos.
Ninguém por defeito tem isso ativado!!! Não entendo qual é o drama!!! A mim apareceu-me mas não notei nada de especial…
Além disso não vejo ninguém a fazer estes dramas nos outros browsers que recolhem tudo o que é dados do utilizador…
“Ah e tal o firefox é melhor que o chrome…” só rir… não digo que o chrome é excelente mas… ao menos tinham a decência de retirar isso e acabava a confusão…
E é. O sistema de plugins e de versões do chrome é de rir. Infelizmente, o Firefox tem ido pelo mesmo caminho. Dantes ainda tínhamos o Opera mas depois do 12 mandaram o trabalho todo às urtigas e lançaram um browser de caca com o motor do chrome.
sou só eu que não encontra isso em lado nenhum?
Estou a usar o Firefox Quantum 58.0b11 em Linux Mint e não me instalou extensão nenhuma.
Estive muito tempo,para o conseguir,mas consegui muito obrigados.