A fortuna das empresas de tecnologia e a indústria automóvel
Empresas do ramo tecnológico tem dinheiro suficiente para comprar grande parte da indústria automóvel.
Atualmente, vivemos no auge da revolução tecnológica. Cada vez mais a nossa vida depende dos produtos que as empresas de tecnologia nos fornecem.
Não restam dúvidas que a indústria tecnológica é, neste momento, um dos grandes motores que faz mover o Mundo. Por exemplo, a Apple é hoje a empresa mais valiosa do mundo e se tudo correr como previsto, sem tardar muito, irá passar a valer 1.000.000.000.000 de dólares. Cada vez mais vivemos ao sabor das últimas tendências tecnológicas e, à custa disso, também outras áreas irão sentir o grande impacto da tecnologia.
A influência da tecnologia
Não é um dos objetivos deste artigo, discutir as transformações que temos vindo a presenciar no mercado de trabalho graças ao desenvolvimento de máquinas inteligentes que já conseguem substituir o Homem em certas tarefas. No entanto, é impossível ignorar a eficiência e a segurança com que as tarefas são levadas a cabo por software e hardware que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos.
Assim, segurança, eficiência e conforto são algo que todos procuramos no nosso quotidiano. Por que haveremos de limpar o chão com vassouras se já temos robôs suficientemente capazes de levar a cabo essa tarefa doméstica? Por que haveremos nos encontrar com alguém fisicamente se podemos simplesmente fazer uma videochamada? Por que haveremos de conduzir um carro se podemos simplesmente ativar o piloto automático.
A indústria automóvel tem sido uma das áreas onde mais se tem sentido o impacto da tecnologia. Basta olhar para um dos mais recentes carros da marca Tesla, por exemplo, para verificar e perceber o sentido em que os carros irão evoluir. Para além disso, empresas como a Google e Apple estão a desenvolver carros autónomos que serão capazes de se conduzir sozinhos.
A tecnologia na indústria automóvel…
Elon Musk prevê que o carro autónomo será, no futuro, algo completamente normal.
Tal como um elevador. Antigamente, os operadores de elevador eram necessários. Mas fomos capazes de desenvolver circuitos que permitissem ao elevador ir até ao piso onde nos encontramos apenas premindo um botão. Agora não é necessário ninguém a operar um elevador. O carro autónomo será assim.
Elon Musk
Os carros autónomos irão tornar-se uma realidade graças à colaboração entre várias tecnologias avançadas. Com a ajuda de precisos sensores de GPS e excelentes câmaras, o carro autónomo será capaz de lidar com todo o tipo de situações. Deste modo, chegar a uma altura em que o condutor (Ser Humano) irá ser substituído por poderosos algoritmos.
Tecnologia de ponta que não necessita de intervenção humana para conduzir um carro encontra-se em fase experimental um pouco por todo o Mundo. No entanto, várias barreiras e regulamentos estão a impedir o seu crescimento porque, tal como qualquer coisa que se conecta à Internet está sujeito a ameaças vindas sabe-se lá de onde.
Ainda assim, não devem restar dúvidas que a ação da tecnologia no Mundo automóvel não vai abrandar; apenas aumentar. Possivelmente, chegaremos a um ponto em que empresas do ramo tecnológico passarão a ser os principais fornecedores dos fabricantes de automóveis.
Software está a comer o Mundo.
Marc Andreessen
O domínio da indústria tecnológica
Não levará muito tempo para que empresas do ramo tecnológico sejam tão fortes no desenvolvimento de automóveis na sua totalidade como empresas que têm vindo a dominar a indústria automóvel nos últimos anos. Como os carros a tornarem-se elétricos e com o aparecimento de software bem desenvolvido que permita total autonomia dos carros, qualquer empresa com os recursos necessários será capaz de desenvolver um automóvel.
Será que isso significa o fim da indústria automóvel?
Muito provavelmente não, mas aquilo que poderemos ver será uma intersecção entre as duas. Mas, sem dúvida, a indústria automóvel como a conhecemos poderá desaparecer. Surgirão, assim, várias empresas do ramo tecnológico capazes de se bater frente a frente com as empresas que atualmente dominam o mercado.
Comprar grande parte da indústria automóvel
Empresas do ramo tecnológico que estejam à procura do próximo mercado para atacar têm na indústria automóvel uma presa fácil. Basta começarem por adquirir o “cérebro” do carro, pois é aí que está o lucro.
Mas, de acordo com uma análise detalhada das finanças públicas levada a cabo pela Sherpa Technology Group, as empresas do ramo tecnológico poderiam apenas unir-se para comprar grande parte da indústria automóvel de uma vez só. Dezasseis empresas do ramo automóvel do mundo possuem um valor comercial de 978 mil milhões de dólares. E este valor está ao alcance dos 1,1 biliões de dólares (valor em dinheiro) que as 16 maiores empresas de tecnologia do mundo guardam nos seus seus cofres.
É muito pouco provável que empresas como a Apple, Google, Facebook, etc. invistam quase todo o seu dinheiro a comprar empresas do ramo automóvel, mas esta situação serve para mostrar que, certamente, as empresas tecnológicas de Sillicon Valley poderão vir a dominar a indústria automóvel não apenas fornecendo tecnologia para os fabricantes.
Conclusão
Nos tempos em que atualmente vivemos, é difícil prever o rumo que o mundo vai tomar porque nunca sabemos de onde ou a partir de quem o próximo grande avanço científico-tecnológico irá surgir. No entanto, podemos afirmar, com 99,999% de certeza que a tecnologia veio para ficar e as áreas que vai revolucionar podem estar ainda por descobrir.
Este artigo tem mais de um ano
Apenas um reparo. A indústria automóvel pertence à indústria tecnológica. Acho que estão a tomar a tecnologia como se está apenas fosse a tecnologia da informação.
Tomás Santiago, não se pode traduzir directamente do inglês: 1 bilião na América são mil milhões em Portugal, não um bilião. Logo, a Apple não valerá mil biliões, mas sim um bilião.
Então na nossa escala quanto é 1.1 trillion? 😉
1.1 trilion na América são 1.1 bilião em Portugal.
Não consigo explicar melhor.
País
Portugal mil milhão mil milhões bilião mil biliões
Espanha mil millón mil millones billón mil billones
Itália mille milione miliardo bilione mille bilioni
França mille million milliard billion mille billions
Inglaterra thousand million thousand million (milliard) billion thousand billion
Alemanha tausend million milliarde billion tausend billionen
EUA thousand million billion trillion quadrillion
Brasil mil milhão bilhão trilhão quatrilhão
Por isso está certo o que está no artigo, verdade?
É só trabalhar com potências de 10
https://en.wikipedia.org/wiki/1,000,000,000
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/1_000_000_000
Um trilião são mil biliões (1000 x mil milhões)
Para melhor esclarecimento da aqui uma vista de olhos:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escalas_curta_e_longa
Em Portugal usa-se a escala longa
Então é isso que usamos, por isso o que foi escrito está correcto 😉 é exactamente essa escala que usamos.
Neste momento a Apple ~870 mil milhões de dólares (segundo a nomenclatura usada em PT) ou 870 biliões de dólares se se usar a nomenclatura dos EUA.
O uso de mil biliões, mesmo usando a nomenclatura dos EUA tem 3 ordens de grandeza a mais, basta uma pesquisa no google sobre o valor actual da empresa para confirmar os valores.
Vítor M., a Apple ultrapassou recentemente os 900.000.000.000 e estará próximo dos 1.000.000.000.000, ou seja, 1 bilião. Ainda lhe falta muito para vir a chegar aos mil biliões de dólares (1.000.000.000.000.000) que constam no artigo.
Sim, isso tens razão, a representação foi corrigida, mas eu não estava a falar nisso, estava a falar que na escala curta que é usada no Brasil e na maior parte dos países de língua inglesa e árabe. Então, o trillion corresponde em Portugal, que usa a escala longa, ao bilião, pouco usado e as pessoas confundem com mil milhões.
A Apple irá valer 1000 vezes um bilião (mil milhões).
1000 x 1000 milhões = 1 trilião
1 bilião já vale a Apple há décadas
Abraço
O Apple vale 1 bilião (10^12)?, ou mil biliões (10^15)?
“A Apple irá valer 1000 vezes um bilião (mil milhões).” na ordenação americana!
Bilião è o milhão do milhão, não o milhar de milhão em portugal.
A Apppe vale hoje mais de 900 mil milhões e está próximo do bilião de dólares e não dos mil biliões como refere o artigo.
Pelo menos a Tesla vai ter mesmo de abrir os cordões à bolsa, se quiser vender o mesmo que os maiores players de construção automóvel!
As empresas que produzem automóveis não são também elas Tecnológicas?
“As tecnologicas vao comprar a industria automovel”.
E os reguladores de concorrencia, fecham as portas? Uma Apple pode comprar toda a ond. automovel. Depois faz os precos que quer?
E’ como dizer que no futuro ninguem vai comprar carros, porque existe o carsharing. Estou mesmo a ver o carsharing chegar a freixo-de-espada-a-cinta…