Android recolheu localização de utilizadores sem autorização
A Google sempre teve problemas com a privacidade e com a recolha não autorizada de dados no Android. Por muito que a empresa tente resolver os seus problemas, existem sempre novas falhas que trazem este assunto para o centro das atenções.
Uma nova questão foi lançada e mostra que a Google recolhe a localização dos utilizadores Android, mesmo depois destes indicarem que não pretendem que a empresa registe esta informação.
O que foi revelado agora é grave e mostra que desde o início do ano a Google está a recolher informações sobre a localização dos smartphones Android, mesmo quando estes não têm qualquer cartão SIM inserido ou o GPS ligado. Para além disso, e contra a vontade dos utilizadores, estes dados são passados para a Google mesmo quando há uma indicação clara de que não devem ser registados.
Quem revelou esta informação foi o site Quartz, que investigou de forma exaustiva a forma como a Google recolhe informação. Do que foi descoberto, estas informações passaram a ser enviadas para a Google desde que foi feita uma atualização do serviço Firebase Cloud Messaging.
Este serviço passou a recolher a identificação das antenas de telemóvel próximas, enviando-as depois para a Google quando os equipamentos se ligassem a uma qualquer rede Wi-Fi. Com essa informação é depois simples descobrir a localização dos utilizadores, recorrendo à triangulação.
A Google, depois de contactada pela Quartz, admitiu o problema e revelou que a sua intenção era apenas melhorar os tempos de entrega de mensagens e que este é um efeito colateral desta alteração. Avisou ainda que os dados recebidos eram de imediato eliminados e que nunca foram usados para qualquer fim.
Para eliminar este problema de forma permanente, a Google vai até ao fim do corrente mês proceder a uma alteração nos seus sistemas e lançar uma atualização para que a informação que até agora era recolhida deixe de o ser.
Não é muito lógico como a identificação das antenas de telemóvel possa ajudar a Google a melhorar a velocidade das entregas de mensagens, mas a verdade é que mais uma vez a informação dos utilizadores esteve a ser recolhida, sem a autorização destes e para fins que não se sabem bem quais realmente seriam.
Ganhe um iPhone X
Este artigo tem mais de um ano
Google transito é também baseado no GPS.
🙂
Olha a novidade é igual a qualquer movel com gps ou o windows 10 so não sabem se nao quiserem
Uma coisa é nao saberem se não quiserem… Outra é saberen porque querem. A google é uma parasita. A sua fonte de negocio é mesmo tratamento de informação recolhida para venda com desculpas de melhoria de serviços. A google futuramente vao ter de dizer de forma bem explicita para que é que quer determinada informação pessoal, sem rodeios e tretas de melhoria dos serviços do utilizador. Se eu nao usar GPS ou o google maps no Equip, a google nao tem nada de saber onde ando.
A Google é uma parasita e nós adoramos todos os serviços gratuitos deles em troca dessa informação… A mim não me aquece nem arrefece!
Em tempos que não se tem mais privacidade, prefiro usar os bons serviços dela com tudo que tem a oferecer
Não se tem porque as pessoas preferem os serviços gratuitos. Quando és a causa, não te podes justificar como sendo inevitável.
Na Google nós só,os o produto, não o cliente.
Por alguma razão o Google consegue prever a quantidade de pessoas num estabelecimento a qualquer hora (ex IKEA), o trânsito mesmo sem ter câmaras, por onde andas e com quem andas baseado nas coordenadas embebidas nas fotos e detecção de faces, do que gostas baseado na tuas buscas, etc.
Roubar a nossa localização em tempo real é apens uma parte do que eles sabem sobre nós.
Estão-se nas tintas para a nossa privacidade, e parar sermos sinceros a maioria de nós já se habituou.
Quem quer um pouco mais de privacidade sugiro que saia do universo Android.
(somos) sorry a gafe… telemóvel
Android…? 😀
Claro, os outros universos não usam as mesmas tecnologias!!!
Por acaso não. Só um exemplo:
Na Apple, por ex, as fotos vão para a nuvem encriptadas por isso eles não têm acesso ao conteúdo, e a análise do conteúdo (cenario, faces) é feita no próprio telemóvel, e não é enviado para a Apple.
Mesmas tecnologias, privacidade bem diferente!
Claro, encriptação…
A Google não usa encriptação só a Apple é que encripta os dados que são enviados pelo equipamento!!!
Aconselho te a pesquisar um pouco sobre encriptação o que é e como funciona!!!!
Helder, informa-te melhor. A meu ver, estás a misturar as coisas e a falar da boca para fora, sem ajudar à conversa. O único que perde nisto és tu.
Para te dar uma ajudinha fica aqui um link onde a Apple admite ter acesso aos conteúdos se necessário for!!!
https://www.apple.com/privacy/government-information-requests/
usam. com autorização do utilizador. no android, usam sempre, quer o utilizador queira ou não, como se demonstrou.
Tens razão. Infelizmente…
Desde que me apercebi que eles conseguem traçar um mapa dos sítios onde estou/passo com uma muito boa exactidão das horas a que isso acontece!
Ainda vou fazer reviver o meu velhinho Nokia! 🙂
Uma coisa é recolher dados quantitativos de telefones Android e fazer essas previsoes. Infelizmente tem a outra parte que liga associa o n. Telemóvel a uma conta pessoal. Portanto sabem que contas onde andam. E depois tem os conteúdos de email. O cruzamento de dados identifica a pessoa. E esses dados servem para dar publicidade personalizada e da por isso vendidos. Se eu para entregar um simples nome de um trabalhador da empresa a uma entidade externa que o vai formae tenho de lhe pedir autorização personalizada, esta parasita de dados nao tem de fazer reserva de direito nenhum quando a pratica conforma ilegalidades com a legislação europeia que irá pagar bem caro se não mudar. Quem quiser ser parasitado nao lhe aquecendo ou arrefecendo a situação, é a sua decisao.
Não interessa o OS qualquer empresa o faz com mais ou menos exatidão.
Não é verdade. Não tentes convencer uso outros disso.
Isto é muito preocupante, estes provedores tem que começar a ser controlados por uma instituição internacional que possa analizar e aprovar os serviços, é inadmissível termos equipamentos munidos de software espião, seja qual for o tipo de informação recolhida!!!
Começamos a desconfiar dos equipamentos que usamos diariamente e isso provoca insegurança!!
Tens de escolher melhor os equipamentos que usas. Cabe a ti e não aos reguladores.
Num mundo digital, a melhor segurança é mesmo ser o mais possível analógico. Sem WIFI’s, BT’s e dados móveis ligados. É fixe, estar sempre conectado, para permanentemente receber notificações, e tal. Eu ando sempre com todas as ondas de rádio desligada, inclusivé a localização do GPS do TM. Claro que mesmo assim, pelas antenas celulares GSM somos localizados, mas esse não posso desligar. Já os outros acima referidos, só estão ON quando mesmo necessário.
Deixa o android que isso passa
Não uso ANDROID, nem iOS. Uso o 3º.
Acho que nao percebeste que no caso eles estavam a fazer triangulacao para te localizar, logo teres o GPS ligado ou nao era irrelevante.
Basta que tenhas sinal e voilá.
Claro que percebi. Basta ter sinal GSM para, com 3 antenas (triangulação) determinarem com alguma precisão a nossa localização.
Sempre utilizei iPhone mas no ultimo mês tenho andado com um Nexus 5X. É um grande device mas o que mais me espantou foi a rapidez do GPS a encontrar sinal. Em iOS demora cerca de 30s – 1 min, em Android é completamente instantâneo. Parece que este artigo é a resposta
Epah tenho ambos os sistemas e ambos captam sinal de GPS quase de imediato… Nesse aspecto, nao creio que haja uma grande diferenca entre os dois.
Novidades?!
É incrível que há uns anos quando o Sr. Stallman falava sobre estes assuntos era considerado lunático. Mas este ano já apareceram tantos casos que só confirma que o homem tinha razão…
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/ios/app-ios-acesso-camara-espiar/
Eu não vejo o problema se venderem informação de forma a que distribuam publicidade, mas sem identificar o utilizador, agora na realidade não sei se é assim que funciona
Eles não vendem, até à data , a informação. Eles são pagos para fazer publicidade direccionada. Duas coisas distintas.
Então nesse caso não há problema
Não é defeito, é uma funcionalidade totalmente desejada =)
As pessoas que aqui dizem que não querem saber de privacidade são as mesmas que ficam muito escandalizadas quando os governos fazem o mesmo que as Googles deste mundo…
até parece que a microsoft e a apple não fazem o mesmo… cambada de anjinhos!
A microsoft faz de forma diferente, talvez pior. A Apple não faz. Informa-te antes de comentar.
de que mensagens eles tao a falar?